Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1640
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMARINHO, A. A. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0182224305795703pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Edjane Esmerina Dias da.
dc.contributor.advisor1IDSILVA, E. E. D.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6522866229391898pt_BR
dc.contributor.referee1BARBOSA, Maria de Fátima.
dc.contributor.referee2AYRES, Hermília Feitosa Junqueira.
dc.description.resumoConsiderando a necessidade de pensar cursos capazes de formar profissionais/cidadãos que, além de preparação técnica, estejam comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e com um maior senso crítico e respeitos à diversidade,investimos no Trabalho Final de Curso, cujo objetivofoi construir InstrumentosInterno de Orientação Geral para Criação ou Reformulação de Projetos Pedagógicos de Curso de Graduação da UFCG.Essesinstrumentos foram construídos com base no Formulário de Avaliação de Curso de Graduação – Presencial e a Distância – IACG-PD elaborado pelo MEC/INEP e aplicado nos projetos pedagógicos de curso de graduação da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Para tanto, foram realizados três percursos: um primeiro pelos autores que trabalham com avaliação de curso, constituindo assim, o estado de arte necessário para entender a própria construção do instrumento de avaliação do MEC/INEP; um segundo movimento foi a aplicação e análise dos PPCś da UFCG com base nas dimensões do IACG-PD/MEC/INEP;e, por último, como contribuição do trabalho final de curso, a construção do Instrumento de Orientação Geral para Criação ou Reformulação de Curso de Graduação da UFCG seguindo uma base uma metodológica quali-quantitativa. Dessa forma, como instrumento de avaliação a contribuição do trabalho final de curso visa potencializar a criação e reformulação, bem como estabelecer mecanismos de avaliação institucional e pedagógica dos projetos de cursos de graduação da UFCG consigam cumprir com o seu papel fundamental nos processos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.programPROFIAPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministração Públicapt_BR
dc.titlePolítica Educacional e Instrumentos de Avaliação: contribuições para a reforma dos projetos pedagógicos da UFCG.pt_BR
dc.date.issued2018
dc.description.abstractConsidering the necessity to think about courses that are capable to form professionals/citizens who, besides technical preparation, are committed to the construction of a fairer society with a greater critical sense and respect for diversity, we invested in the Final Course Work, whose objective was Construct General Guidance Internal Instruments for the Creation or Reformulation of Pedagogical Projects of the UFCG Undergraduate Course. These instruments were built based on the application of the IACG-PD Undergraduate Course Evaluation Form developed by the MEC/INEP in the undergraduate pedagogical projects of the Federal University of Campina Grande (UFCG). For that, three steps were need: one by the authors who work with course evaluation, constituting the state of art necessary to understand the construction of the MEC/INEP evaluation instrument itself; a second movement was the application and analysis of UFCG PPCs, based on the IACG-PD/MEC/INEP dimensions; And finally, as a contribution of the final course work, the construction of the General Guidance Instrument for the Creation or Reformulation of a UFCG Undergraduate Course following a qualitative-quantitative methodological basis. In this way, as an evaluation tool, the contribution of the final course work aims at enhancing the creation and reformulation, as well as establishing institutional and pedagogical evaluation mechanisms for UFCG undergraduate degree projects to fulfill their fundamental role in the authorization processes, recognition and renewal of course recognition.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1640
dc.date.accessioned2018-09-05T12:29:49Z
dc.date.available2018-09-05
dc.date.available2018-09-05T12:29:49Z
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectProjeto Pedagógicopt_BR
dc.subjectInstrumento de Avaliaçãopt_BR
dc.subjectPedagogical Projectpt_BR
dc.subjectEvaluation Instrumentpt_BR
dc.subjectPolítica educacional
dc.subjectMecanismos de avaliação institucional e pedagógica
dc.subjectInstitutional and pedagogical evaluation mechanisms
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMARINHO, Ana Angélica Pereira.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEducational Policy and Assessment Tools: contributions to the reform of the pedagogical projects of UFCG.
dc.identifier.citationMARINHO, Ana Angélica Pereira. Política Educacional e Instrumentos de Avaliação: contribuições para a reforma dos projetos pedagógicos da UFCG. 2018. 139 fl. - Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública – PROFIAP), Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande, Sousa/PB, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração Pública - Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA ANGÉLICA PEREIRA MARINHO - DISSERTAÇÃO (PROFIAP-CCJS) 2018.docx483.51 kBMicrosoft Word XMLView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.