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Title: Desenvolvimento de um sistema de transporte neonatal para recém-nascido de risco habitual – babybag.
Other Titles: Development of a neonatal transport system for newborns at usual risk - babybag.
???metadata.dc.creator???: TISSIANI, Jackeline Nascimento Apolori.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FOOK, Marcus Vinicius Lia.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CARDOSO , Márcio José Batista.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA , Wladymyr Jefferson Bacalhau de.
???metadata.dc.contributor.referee3???: SILVA, Suédina Maria de Lima.
Keywords: Recém-Nascido;Segurança;Ergonomia;Malhas;Transporte Neonatal;Newborn;Safety;Ergonomics;Mesh;Neonatal Transport
Issue Date: 19-Dec-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: TISSIANI, J. N. A. Desenvolvimento de um sistema de transporte neonatal para recém-nascido de risco habitual – babybag. 2017. 66 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) – Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: Sabe-se que o Ministério da Saúde apresenta diretrizes para organização da atenção integrada e humanização de recém-nascidos (RN), por orientações seguidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Não existem, entretanto, no Brasil protocolos relacionados ao transporte do RN de risco habitual e levando em consideração que o Brasil atingiu o recorde mundial em cesarianas, e na ausência de estratégias nas políticas públicas para diminuir o índice atual, o número de RN transportados aos alojamentos conjuntos sem equipamentos necessários, materiais ou estratégias para garantir sua segurança segue aumentando. Assim, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um sistema de transporte seguro, humanizado e ergonômico para recém-nascidos de risco habitual, observando sua viabilidade frente ao modelo utilizado atualmente. Para isto, foi projetado o briefing do projeto e com base nas informações, foram realizados conceitos em desenhos a mão e com softwares de manipulação de imagem (Illustrator e photoshop). Após, foi desenvolvido a modelagem 3D e finalizado com Redering 3D, obtendo o seu dimensionamento. Posteriormente, foram escolhidos quatro tipos de malhas com base nas composições naturais e sintéticas e foram realizados ensaios mecânicos de tração, de Fadiga, análise de Microscopia Ótica (MO) e Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). Após, com base nos desenhos, dimensões e definição das malhas de acordo com as propriedades mecânicas e morfológicas, a bolsa foi confeccionada, baseando-se nas curvas internacionais de crescimento, prescritivas e longitudinais, preconizada pela OMS. Assim, foram desenvolvidos os desenhos e o dimensionamento da babybag, fundamentais para fabricação do protótipo. Pelo ensaio de tração, verificou-se que a composição das malhas influenciou à resistência a tração, sendo a malha 4 que apresentou melhor desempenho quanto ao modo de elasticidade e deformação. Por MEV, foi observado que a composição das malhas está diretamente relacionada com o comprimento das fibras. A partir do modelo experimental, evidencia-se que este produto tem potencialidade para ser usado como sistema de transporte neonatal para recém-nascido de risco habitual, levando em consideração os quesitos segurança, conforto, ergonomia do produto e aspecto materno infantil.
Abstract: It is known that the Ministry of Health presents guidelines for the organization of integrated care and humanization of newborns (NB), according to guidelines followed by the World Health Organization (WHO). In Brazil, however, there are no protocols related to the transport of the newborn at normal risk, and taking into account that Brazil reached the world record in cesarean sections, and in the absence of strategies in public policies to reduce the current index, the number of newborns transported to joint accommodation without the necessary equipment, materials or strategies to ensure your safety continues to increase. Thus, the objective of this work was to develop a safe, humanized and ergonomic transport system for newborns at normal risk, observing their viability in relation to the current model. For this, the project briefing was designed and based on the information, concepts were developed in hand drawings and with image manipulation software (Illustrator and photoshop). Afterwards, 3D modeling was developed and finished with Redering 3D, obtaining its sizing. Subsequently, four types of meshes were chosen based on the natural and synthetic compositions and mechanical tensile tests were performed, from Fadiga, Optical Microscopy (MO) and Scanning Electron Microscopy (SEM). Afterwards, based on the drawings, dimensions and definition of the meshes according to the mechanical and morphological properties, the bag was made, based on the international growth curves, prescriptive and longitudinal, recommended by the WHO. Thus, the designs and the design of the babybag were developed, fundamental for the manufacture of the prototype. By the tensile test, it was verified that the composition of the meshes influenced the tensile strength, with mesh 4 that showed the best performance in the mode of elasticity and deformation. By SEM, it was observed that the composition of the meshes is directly related to the length of the fibers. From the experimental model, it is evident that this product has the potential to be used as a neonatal transport system for newborns at habitual risk, taking into account the safety, comfort, product ergonomics and maternal and infant aspects.
Keywords: Recém-Nascido
Segurança
Ergonomia
Malhas
Transporte Neonatal
Newborn
Safety
Ergonomics
Mesh
Neonatal Transport
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia de Materiais
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16419
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JACKELINE NASCIMENTO APOLORI TISSIANI - DISSERTAÇÃO (PPG-CEMat) 2017.pdf2.84 MBAdobe PDFView/Open


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