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Title: Avaliação da Política de Sustentabilidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
Other Titles: Evaluation of the Sustainability Policy of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte.
???metadata.dc.creator???: PINHEIRO, André Luís Santos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, José Irivaldo Alves Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CARVALHO, José Ribamar Marques de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUZA, Washington José de.
Keywords: Sustentabilidade;Gestão Ambiental;Política Socioambiental;Instituições de Ensino;Sustainability;Environmental Management;Environmental Policy;Educational Institutions
Issue Date: 26-Aug-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PINHEIRO, André Luís Santos. Avaliação da Política de Sustentabilidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. 2016. 118fl. - Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública – PROFIAP), Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande, Sousa/PB, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: Trata o presente trabalho de um estudo de caso tendo como objeto a política de sustentabilidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). A pesquisa teve como objetivo avaliar o desempenho em sustentabilidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e, para atender a esse objetivo, investigou aspectos da política e as ações de sustentabilidade implementadas nos campi, promovendo em seguida a mensuração de seus desempenhos em sustentabilidade. A coleta dos dados se deu por meio do preenchimento de lista de verificação, em questionário respondido pela administração de três dos campi da instituição, além de fonte documental. A abordagem utilizada para análise dos dados foi quali-quantitativa, ocorrendo, em um primeiro momento, a descrição da política de sustentabilidade e as ações verificadas e, num segundo momento, a atribuição de índices de sustentabilidade com base nos indicadores. O conjunto de indicadores utilizado foi o relacionado no Sistema Contábil Gerencial Ambiental – SICOGEA 2ª geração. Ao fim da avaliação realizada, este trabalho aponta um plano de ação com o intuito de influenciar positivamente esse desempenho. O desempenho do critério “Manutenção” foi o mais fraco entre todos, com resultado de 34% na média dos campi, sendo considerado fraco. O destaque positivo foi o desempenho da área de finanças, com índice de 68%, classificado como bom. Constatou-se a preocupação da instituição com a redução do consumo e da produção de resíduo, bem como a preocupação com a sua destinação. Preocupação extensiva à produção de energia fotovoltaica e ao tratamento e reuso de efluentes líquidos. Por outro lado, observou-se que as ações se dão de maneira desarticulada, com uma sinalização recente de progresso no sentido de sistematização dessas ações. Por esse motivo, entre as proposições realizadas no plano de ação, a de maior prioridade seria a implementação de um sistema de gestão ambiental em cada campus.
Abstract: This work is a case study about the sustainability policy of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN, in portuguese). The research aimed to evaluate the sustainability performance of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte and, to achieve this objective, investigated aspects of the policy and actions of sustainability adopted, promoting next the measurement of sustainability performance. Data collection was accomplished through a checklist in a questionnaire answered by the management of the campuses, as well as a documentary source. The data analysis used was qualitative and quantitative, and at first was proceeded the description of sustainability policy and verified actions, followed by the mensuration of sustainability indices based on indicators. It used the set of indicators contained in Accounting Environmental Management System - SICOGEA 2nd generation. After the evaluating, this work points out an action plan in order to positively influence this performance. The criterion of performance "Maintenance" was considered the weakest one, with a result of 34% in average campuses and is considered weak. The positive highlight was the performance of the finance area, with index of 68%, so classified as a good performance. It was noted the care of the institution to reduce consumption and waste production, as well as concern for their destination. Concern extends to the production of photovoltaic energy and the treatment and reuse of wastewater. On the other hand, it was observed that the actions take place in a disjointed way, with a recent signaling of progress towards a systematization of actions. For this reason, among the proposals made in the action plan, the first priority would be to implement an environmental management system at each campus.
Keywords: Sustentabilidade
Gestão Ambiental
Política Socioambiental
Instituições de Ensino
Sustainability
Environmental Management
Environmental Policy
Educational Institutions
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração Pública
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1642
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração Pública

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ANDRÉ LUÍS SANTOS PINHEIRO - DISSERTAÇÃO (PROFIAP-CCJS) 2016.pdf4.78 MBAdobe PDFView/Open


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