Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16447
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIMA, M. A. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7598077163306903pt_BR
dc.contributor.advisor1CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega.-
dc.contributor.advisor1IDCORREIA, S. É. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0431849242809370pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA , Verônica Macário de.-
dc.contributor.referee2MACHADO, André Gustavo Carvalho.-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar a percepção de empreendedores sobre as contribuições do Modelo C na modelagem de seus negócios sociais. Dessa forma, contribui teórica e empiricamente ao abordar os negócios sociais atrelado às oportunidades e seus desafios de desenvolvimento, através da utilização da ferramenta Modelo C. Assim, avança ao abordar um modelo de negócio que explora a integração institucional e permite uma estrutura sistêmica holística de atividades de criação de valor. Em termos metodológicos, apresenta uma abordagem qualitativa do tipo descritiva. Foi realizado um estudo multicasos em três negócios sociais brasileiros. Para coleta de dados, foi aplicado um roteiro de entrevista criado com base nas categorias do framework do Modelo C, bem como analisado a percepção dos entrevistados sobre o quanto a ferramenta auxilia o desenvolvimento do seu modelo de negócio. A análise dos resultados foi realizada após a aplicação dos instrumentos de pesquisa, observação direta e dados secundários, com o auxílio do software ATLAS.ti. Partindo do pressuposto que um modelo de negócio social mistura várias lógicas institucionais, combinando missões sociais e financeiras de forma equilibrada, os resultados apontam que o Modelo C auxilia empreendedores a modelar seus negócios sociais, especificamente na elaboração das capacidades organizacionais, fluxo de negócio e Teoria de Mudança, dimensões pertencentes à estruturação de negócios sociais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleO modelo C na formação de modelos de negócios sociaispt_BR
dc.date.issued2020-10-21-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the perception of entrepreneurs about the contributions of Model C in the modeling of their social businesses. In this way, it contributes theoretically and empirically when addressing social businesses linked to opportunities and their development challenges through the use of the Model C tool. Thus, it moves forward by solving a business model that explores institutional integration and allows a holistic, systemic structure of activities creating value. In methodological terms, it presents a qualitative approach of the descriptive type, and a multicase study was carried out in three Brazilian social businesses. For data collection, an interview script created based on the categories of the Model C framework was applied, as well as the interviewees' perception of how the tool helps the development of their business model. The analysis of the results was performed after the application of the research instruments, direct observation, and secondary data, with the aid of the software ATLAS.ti. Based on the assumption that a social business model mixes several institutional logics combining social and financial missions in a balanced way, the results show that Model C helps entrepreneurs to model their social businesses, specifically in the elaboration of organizational capacities, business flow and theory of change, dimensions pertaining to structuring social businesses.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16447-
dc.date.accessioned2020-11-20T18:16:11Z-
dc.date.available2020-11-20-
dc.date.available2020-11-20T18:16:11Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectSocial businesspt_BR
dc.subjectModel C.pt_BR
dc.subjectBusiness Model.pt_BR
dc.subjectNegócios sociaispt_BR
dc.subjectModelo C.pt_BR
dc.subjectModelo de negóciospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Mayara Amanda da Costa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeModel C in shaping social business modelspt_BR
dc.identifier.citationLIMA, M. A. da C. O modelo C na formação de modelos de negócios sociais. 2020. 116 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16447pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAYARA AMANDA DA COSTA LIMA – DISSERTAÇÃO PPGA CH 2020.pdfMayara Amanda da Costa Lima - Dissertação PPGA CH 20202.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.