Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16451
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUSA, A. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7098171608648339pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, V. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1806134985702314pt_BR
dc.contributor.referee1MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.-
dc.contributor.referee1IDMIRANDA, M. C. G.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3255658356923420pt_BR
dc.contributor.referee2FERREIRA JÚNIOR, José.-
dc.contributor.referee2IDFERREIRA JÚNIOR, J.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3587556735419259pt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.sousa-
dc.description.resumoO presente trabalho demonstra uma análise sobre a prática da pesquisa, uma das principais ferramentas científicas das Ciências Sociais, estas que aparecem no currículo do ensino médio brasileiro englobadas na disciplina de Sociologia, campo de delimitação escolhido para a referida análise. Analisa aspectos da institucionalização da Sociologia como disciplina, os primeiros marcos normativos, assim como os marcos que surgiram após o período de redemocratização do país, como os Parâmetros Curriculares Nacionais, Orientações Curriculares para o Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular, além de uma reflexão do cenário a partir de autores como Pedro Demo (2003/2009/2015). Desenvolveu-se ainda, uma apreciação dos livros didáticos utilizados nas aulas de Sociologia, pelos professores (as) sujeitos desta pesquisa. O objetivo central foi fazer um levantamento exploratório sobre a prática da pesquisa enquanto estratégia didática de ensino na disciplina de Sociologia no ensino médio, em seus variados aspectos. A questão norteadora é: Qual a relevância da pesquisa e suas aplicações no ensino médio, especificamente no cenário de Campina Grande? O levantamento foi realizado através de questionário estruturado, aplicado para três professores (as) da disciplina em escolas públicas distintas, no município de Campina Grande – Paraíba. Portanto, a partir de um levantamento teórico do tema com os marcos normativos, reconhecidos teóricos da área, a apreciação dos livros didáticos utilizados no campo delimitado da pesquisa, foi então aplicado um questionário destinado aos professores da respectiva cidade. Através deste material, empenhou-se uma reflexão sobre a prática da pesquisa no referido município e com isso evidenciou-se alguns parâmetros comuns e discrepâncias entre a teoria e a prática na área estudada, incluindo, a dificuldade dos (as) professores (as) entrevistados (as), em utilizar a pesquisa enquanto estratégia didática na aula de Sociologia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.programMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqSociologia.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.title"É pesquisando que se aprende": a pesquisa como estratégia didática no ensino de Sociologia.pt_BR
dc.date.issued2020-03-12-
dc.description.abstractThis capstone shows an analysis of the research practice, one of the main scientific tools of Social Science, those that are inserted in the Brazilian high school curriculum in the Sociology class, the chosen field for this analysis. This capstone analyses the aspect of the institutionalization of Sociology as a mandatory class, the first normative milestone, as the milestones that come with the democratization of the country, milestones like the Nationals Curricular Parameters, Curricular Orientations to High School, the National Common Curricular Base, besides a reflection of the scenario from authors like Pedro Demo (2003/2009/2015). An appraisal of the books used by the interviewed teachers on their Sociology classes was part of this study too. The main goal of this capstone is to explore the practice of the research as a didatc strategy tool of education on High School Sociology studies, considering all This capstone shows an analysis of the research practice, one of the main scientific tools of Social Science, those that are inserted in the Brazilian high school curriculum in the Sociology class, the chosen field for this analysis. This capstone analyses the aspect of the institutionalization of Sociology as a mandatory class, the first normative milestone, as the milestones that come with the democratization of the country, milestones like the Nationals Curricular Parameters, Curricular Orientations to High School, the National Common Curricular Base, besides a reflection of the scenario from authors like Pedro Demo (2003/2009/2015). An appraisal of the books used by the interviewed teachers in their Sociology classes as part of this study too. The main goal of this capstone is to explore the practice of the research as a didactic strategy tool of education on High School Sociology studies, considering all the relevant aspects and its implications. What guides the study is: What is the relevance of research and its applicability during High School, specifically in Campina Grande scenario? The information was gotten through structured questionnaires applied to three Sociology teachers from different public schools in Campina Grande – Paraíba area. Therefore, from a theoretical study of the normative milestones, recognized authors, appraisal of the book used in the research’s field, a questionnaire was applied to the teachers of the city. Through this material, it started a reflection about the practice of the research in Campina Grande and it was possible to conclude some parameters in common and variances between the theory and practice in that field, including the difficulties of the interviewed teachers to use the research as a didact strategy on their Sociology’s class.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16451-
dc.date.accessioned2020-11-21T09:40:50Z-
dc.date.available2020-11-21-
dc.date.available2020-11-21T09:40:50Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de sociologia - ensino médiopt_BR
dc.subjectMetodologias de ensino de Sociologiapt_BR
dc.subjectPesquisa - ensino de Sociologiapt_BR
dc.subjectSociologia no Ensino Médiopt_BR
dc.subjectLivros didáticos - Sociologiapt_BR
dc.subjectEnsino de Sociologia no Brasilpt_BR
dc.subjectInstitucionalização do ensino de Sociologiapt_BR
dc.subjectEstratégia didática - ensino de Sociologiapt_BR
dc.subjectPrática docente - ensino de Sociologiapt_BR
dc.subjectSociology Teaching - High Schoolpt_BR
dc.subjectSociology teaching methodologiespt_BR
dc.subjectResearch - teaching sociologypt_BR
dc.subjectSociology in High Schoolpt_BR
dc.subjectTextbooks - Sociologypt_BR
dc.subjectTeaching Sociology in Brazilpt_BR
dc.subjectInstitutionalization of Sociology teachingpt_BR
dc.subjectDidactic strategy - Sociology teachingpt_BR
dc.subjectTeaching practice - teaching of Sociologypt_BR
dc.subjectPratique pédagogique - enseignement de la sociologiept_BR
dc.subjectEnseignement de la sociologie - Lycéept_BR
dc.subjectManuels - Sociologiept_BR
dc.subjectStratégie didactique - Enseignement de la sociologiept_BR
dc.subjectInstitutionnalisation de l'enseignement de la sociologiept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Aline Gonçalves de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeIt is through research that one learns: research as a didactic strategy in the teaching of Sociology.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Aline Gonçalves de. “É pesquisando que se aprende”: a pesquisa como estratégia didática no ensino de sociologia. 2020. 101f. (Dissertação), Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande – Campus de Sumé – Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16451pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA - DISSERTAÇÕES

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALINE GONÇALVES DE SOUSA - DISSERTAÇÃO PROFSOCIO CDSA 2020.pdfAline Gonçalves de Sousa - Dissertação PROFSOCIO CDSA 2020957.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.