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Title: Dimensões da coopetição no contexto da sociedade: evidências de destinos turísticos
Other Titles: Dimensions of coopetition in the context of society: evidence from tourist destinations
???metadata.dc.creator???: RIBEIRO, Rodrigo Oliveira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MIKI, Adriana Fumi Chim.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: MACHADO, Petruska de Araújo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MONTICELLI , Jefferson Marlon.
???metadata.dc.contributor.referee2???: VASCONCELOS, Ana Cecília Feitora de.
Keywords: Coopetition;Social management;Social value;Social coopetition;Society level;Coopetição;Cooperativa;Gestão social;Gestión social;Valor social;Nível de sociedade;Nivel de membresía
Issue Date: 5-Nov-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RIBEIRO, R. O. Dimensões da coopetição no contexto da sociedade: evidências de destinos turísticos. 2020. 126 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020.
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo desta pesquisa foi propor e validar um conceito, dimensões e variáveis para a Coopetição Social (Social Coopetition – SC), como modelo integrador entre gestão social e gestão estratégica baseada em coopetição. Por um lado, a pesquisa contribui para tornar o framework da gestão social mais tangível na prática da sociedade e mercado, e por outro lado, este estudo amplia o lastro teórico da coopetição trazendo a níveis ainda não explorados, o nível de sociedade. É uma dissertação de mestrado estruturada em três artigos que se correlacionam e se complementam rumo a uma proposta inovadora no campo de pesquisa sobre coopetição. Foram adotadas metodologias qualitativas e quantitativas, que incluem as técnicas de análise estatística multivariada para dados qualitativos, a saber: Análise de Classificação Hierárquica Descendente, Análise de Similitude, Análise Fatorial de Correspondência executadas no software IRAMUTEQ com Interface do software R. Também, realizou-se procedimentos de purificação e validação de escalas utilizando metodologias quantitativas de Análise Fatorial Exploratória. Os resultados validaram empiricamente o conceito, dimensões e variáveis de coopetição social, tendo reduzido o modelo proposto de 101 para 48 variáveis agrupadas em 13 fatores: assimetria social, benefícios individuais e coletivos, características sócio-políticas, comunicação, competição, competência social, compromisso social, experiência prévia, governança social, interdependência, nível tecnológico e de inovação, similaridade cultural e valor social. Os achados produzem uma proposta inédita na literatura e ao mesmo tempo oferecem instrumento de gestão das redes de coopetição no nível da sociedade, a fim de consolidar este comportamento híbrido que pode produzir valor social, ou seja, criar valor atenuando problemas sociais.
Abstract: This research objective was to propose and validate a concept, dimensions and, variables for Social Coopetition, as an integrative model between social management and strategic management based on coopetition. On the one hand, the research contributes to becoming the framework of social management more tangible to the practice of society and the market. On the other hand, this study expands the theoretical basis of coopetition by bringing the level of society, i.e., underexplored levels yet. It is a master's thesis structured on three correlate and complementary papers towards an innovative proposal in the field of research on coopetition. Qualitative and quantitative methodologies were adopted, which include multivariate statistical analysis techniques for qualitative data, namely: Descending Hierarchical Classification Analysis, Similarity Analysis, Factorial Correspondence Analysis performed in the IRAMUTEQ software with the R software interface. Also, we performed the procedures of purification and scale validation using a quantitative methodology based on Exploratory Factor Analysis. The results empirically validated the concept, dimensions and variables of social coopetition, having reduced the proposed model from 101 to 48 variables grouped into 13 factors: social asymmetry, individual and collective benefits, socio-political characteristics, communication, competition, social competence, commitment social, previous experience, social governance, interdependence, technological and innovation level, cultural similarity and social value. The findings produce an unprecedented proposal in the literature and at the same time offer a management tool of coopetition networks at the level of society, in order to consolidate this hybrid behavior that can produce social value, that is, create value by mitigating social problems.
Keywords: Coopetition
Social management
Social value
Social coopetition
Society level
Coopetição
Cooperativa
Gestão social
Gestión social
Valor social
Nível de sociedade
Nivel de membresía
???metadata.dc.subject.cnpq???: Turismo
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16459
Appears in Collections:Mestrado em Administração

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