Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16459
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDRIBEIRO, RODRIGO OLIVEIRApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2590983110815486pt_BR
dc.contributor.advisor1MIKI, Adriana Fumi Chim.-
dc.contributor.advisor1IDMIKI, A. F. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6294505765908268pt_BR
dc.contributor.advisor-co1MACHADO, Petruska de Araújo.-
dc.contributor.advisor-co1IDMACHADO, P. A.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6865841533859571pt_BR
dc.contributor.referee1MONTICELLI , Jefferson Marlon.-
dc.contributor.referee2VASCONCELOS, Ana Cecília Feitora de.-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi propor e validar um conceito, dimensões e variáveis para a Coopetição Social (Social Coopetition – SC), como modelo integrador entre gestão social e gestão estratégica baseada em coopetição. Por um lado, a pesquisa contribui para tornar o framework da gestão social mais tangível na prática da sociedade e mercado, e por outro lado, este estudo amplia o lastro teórico da coopetição trazendo a níveis ainda não explorados, o nível de sociedade. É uma dissertação de mestrado estruturada em três artigos que se correlacionam e se complementam rumo a uma proposta inovadora no campo de pesquisa sobre coopetição. Foram adotadas metodologias qualitativas e quantitativas, que incluem as técnicas de análise estatística multivariada para dados qualitativos, a saber: Análise de Classificação Hierárquica Descendente, Análise de Similitude, Análise Fatorial de Correspondência executadas no software IRAMUTEQ com Interface do software R. Também, realizou-se procedimentos de purificação e validação de escalas utilizando metodologias quantitativas de Análise Fatorial Exploratória. Os resultados validaram empiricamente o conceito, dimensões e variáveis de coopetição social, tendo reduzido o modelo proposto de 101 para 48 variáveis agrupadas em 13 fatores: assimetria social, benefícios individuais e coletivos, características sócio-políticas, comunicação, competição, competência social, compromisso social, experiência prévia, governança social, interdependência, nível tecnológico e de inovação, similaridade cultural e valor social. Os achados produzem uma proposta inédita na literatura e ao mesmo tempo oferecem instrumento de gestão das redes de coopetição no nível da sociedade, a fim de consolidar este comportamento híbrido que pode produzir valor social, ou seja, criar valor atenuando problemas sociais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqTurismopt_BR
dc.titleDimensões da coopetição no contexto da sociedade: evidências de destinos turísticospt_BR
dc.date.issued2020-11-05-
dc.description.abstractThis research objective was to propose and validate a concept, dimensions and, variables for Social Coopetition, as an integrative model between social management and strategic management based on coopetition. On the one hand, the research contributes to becoming the framework of social management more tangible to the practice of society and the market. On the other hand, this study expands the theoretical basis of coopetition by bringing the level of society, i.e., underexplored levels yet. It is a master's thesis structured on three correlate and complementary papers towards an innovative proposal in the field of research on coopetition. Qualitative and quantitative methodologies were adopted, which include multivariate statistical analysis techniques for qualitative data, namely: Descending Hierarchical Classification Analysis, Similarity Analysis, Factorial Correspondence Analysis performed in the IRAMUTEQ software with the R software interface. Also, we performed the procedures of purification and scale validation using a quantitative methodology based on Exploratory Factor Analysis. The results empirically validated the concept, dimensions and variables of social coopetition, having reduced the proposed model from 101 to 48 variables grouped into 13 factors: social asymmetry, individual and collective benefits, socio-political characteristics, communication, competition, social competence, commitment social, previous experience, social governance, interdependence, technological and innovation level, cultural similarity and social value. The findings produce an unprecedented proposal in the literature and at the same time offer a management tool of coopetition networks at the level of society, in order to consolidate this hybrid behavior that can produce social value, that is, create value by mitigating social problems.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16459-
dc.date.accessioned2020-11-23T16:50:15Z-
dc.date.available2020-11-23-
dc.date.available2020-11-23T16:50:15Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectCoopetitionpt_BR
dc.subjectSocial managementpt_BR
dc.subjectSocial valuept_BR
dc.subjectSocial coopetitionpt_BR
dc.subjectSociety levelpt_BR
dc.subjectCoopetiçãopt_BR
dc.subjectCooperativapt_BR
dc.subjectGestão socialpt_BR
dc.subjectGestión socialpt_BR
dc.subjectValor socialpt_BR
dc.subjectNível de sociedadept_BR
dc.subjectNivel de membresíapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRIBEIRO, Rodrigo Oliveira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDimensions of coopetition in the context of society: evidence from tourist destinationspt_BR
dc.identifier.citationRIBEIRO, R. O. Dimensões da coopetição no contexto da sociedade: evidências de destinos turísticos. 2020. 126 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16459pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RODRIGO OLIVEIRA RIBEIRO – DISSERTAÇÃO PPGA CH 2020.pdfRodrigo Oliveira Ribeiro - Dissertação PPGA CH 20202.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.