Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/164
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCANTERO, A. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6328782360615692pt_BR
dc.contributor.advisor1GRÜNEWALD, Rodrigo de Azeredo.-
dc.contributor.advisor1IDGRÜNEWALD, R. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6450189155973100pt_BR
dc.contributor.referee1CANIELLO, Márcio de Matos.-
dc.contributor.referee2PALITOT, Estêvão Martins.-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como foco a educação escolar indígena específica e diferenciada do povo Potiguara da Paraíba. Concretamente, analisamos o caso da Escola Estadual Indígena de Ensino Médio e Fundamental Pedro Máximo de Lima, da aldeia Três Rios, que faz parte da Terra Indígena Potiguara de Monte-Mor, situada no município paraibano de Marcação. Propõe uma reflexão sobre a etnicidade como argumento de luta pelos direitos diferenciados e a educação como uma ferramenta para fortalecer a cultura própria. O povo Potiguara viveu anos de opressão e resistência, e a escola indígena diferenciada pode ser uma estratégia de valorização cultural, através do fortalecimento da sua identidade étnica. A escola indígena Pedro Máximo de Lima vem desde o ano de 2003, junto com o processo de retomada da aldeia Três Rios, sendo um importante enclave na vida política e comunitária do povo Potiguara da aldeia no processo de luta pelos direitos indígenas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências sociaispt_BR
dc.titleA educação escolar indígena potiguara da aldeia Três Rios.pt_BR
dc.date.issued2015-06-18-
dc.description.abstractThis work is focused on the specific and differentiated education of the Potiguara people in Paraiba. Specifically, I analyze the case of the Escola Estadual Indígena de Ensino Médio e Fundamental Pedro Máximo de Lima, in the village of Três Rios, part of the Indigenous Territory Potiguara de Monte-Mor, in the Paraiban municipality of Maração. It puts forward a reflection on ethnicity as an argument to fight for differentiated rights and education as a tool to strengthen one’s own culture. The Potiguara people lived through years of oppression and resistance, and the differentiated indigenous school can be a strategy for cultural appreciation through the strengthening of the ethnic identity. The indigenous school Pedro Máximo de Lima has been since 2003, together with the process of taking the village of Três Rios, an important cornerstone in the political and community life of the Potiguara people in the process of fighting for indigenous rights.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/164-
dc.date.accessioned2017-11-30T14:49:05Z-
dc.date.available2017-11-30-
dc.date.available2017-11-30T14:49:05Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEducação Indígenapt_BR
dc.subjectIndigenismopt_BR
dc.subjectDireitos Indígenaspt_BR
dc.subjectíndios Potiguaraspt_BR
dc.subjectIdentidade Étnicapt_BR
dc.subjectEtnicidadept_BR
dc.subjectCultura Indígenapt_BR
dc.subjectEducação Escolar Indígenapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCANTERO, Angela López.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.identifier.citationCANTERO, Angela López. A educação escolar indígena potiguara da aldeia Três Rios. 99 f. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciências sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/164pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANGELA LÓPEZ CANTERO - DISSERTAÇÃO PPGCS CH 2015.pdfAngela López Cantero - Dissertação PPGCS CH 2015.1.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.