Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16520
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDRAMOS, J. W. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5575983945580636pt_BR
dc.contributor.advisor1NASCIMENTO, Rogério Humberto Zeferino.-
dc.contributor.advisor1IDNASCIMENTO, R. H. Z.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5211310903653654pt_BR
dc.contributor.referee1PAULO, Maria Assunção Lima de.-
dc.contributor.referee2BÉLENS, Jussara Natália Moreira.-
dc.description.resumoA relação dos professores de Sociologia do ensino médio com a escola pública ainda é um assunto pouco abordado nas pesquisas sobre ensino de Sociologia. Nosso trabalho apurou como esses docentes compreendem a escola pública e os desdobramentos de suas concepções em suas práticas e ações pedagógicas. Para tal, após levantamento do estado da arte e apoiados nas teorias de autores das ciências sociais e da educação, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa. Nosso aporte teórico em Ciências Sociais inclui Bourdieu, Dubet, Durkheim, Elias e Rocha e Tosta; em Educação, Brandão, Canário, Charlot, Imbernon e Pacheco. Dois grupos focais foram realizados entre julho e agosto de 2019. Contando com a participação de 10 sujeitos educadores de escolas públicas (regulares e integrais) de Campina Grande e sua zona metropolitana, com base nas categorias Escola pública, professores de Sociologia e olhar socioantropológico, acolhemos informações as quais perpassam a formação inicial até as experiências dos professores de Sociologia no espaço escolar. O estudo expõe, além das concepções dos docentes sobre a escola pública, elementos e relatos determinantes para a atuação do professor de Sociologia na instituição escolar. Carga horária da disciplina, gestão escolar, questões políticas e carências na formação inicial continuada foram os principais achados apontados. Por fim, conclui-se e indica-se a necessidade de um olhar socioantropológico, através da formação inicial e continuada do professor, visando a superação de dilemas e melhor relação no fazer escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - CAMPINA GRANDEpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
dc.titleProfessores de sociologia no ensino médio e suas concepções sobre a escola pública: aproximações a partir de um olhar socioantropológico de um olhar socioantropológicopt_BR
dc.date.issued2020-10-05-
dc.description.abstractThe relationship between high school sociology teachers and the public school is still a subject poorly addressed in research on teaching sociology. Our work investigated how these teachers understand the public school and the consequences of their conceptions in their pedagogical practices and actions. To this end, after surveying publications on this subject and supported by the theories of authors from the social sciences and education, we conducted a qualitative research. Our social science theoretical support includes Bourdieu, Dubet, Durkheim, Elias e Rocha and Tosta; in educational science, Brandão, Canário, Charlot, Imbernon e Pacheco.Two focus groups were held between July and August 2019. With the participation of 10 public school teachers (regular and full-time) from Campina Grande and its metropolitan area, based on the categories Public School, Sociology Teachers and Socio-Anthropological View, we extracted information such as what goes through initial training until the experiences of sociology teachers in the school space. The study exposes, in addition to the teachers' conceptions about the public school, elements and reports that are decisive for the role of the sociology teacher in the school institution. Workload, school management, political issues and shortcomings in continuing basic education were the main findings. Finally, it concludes and indicates the need for a socio-anthropological view, through the initial and continuing education of the teacher, overcoming dilemmas for a better relationship in school activities.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16520-
dc.date.accessioned2020-11-27T15:51:25Z-
dc.date.available2020-11-27-
dc.date.available2020-11-27T15:51:25Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectSociology teacherspt_BR
dc.subjectPublic schoolpt_BR
dc.subjectFocus grouppt_BR
dc.subjectSocio-anthropological viewpt_BR
dc.subjectProfessores de sociologiapt_BR
dc.subjectProfesores de Sociologíapt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectEscuela públicapt_BR
dc.subjectGrupo focalpt_BR
dc.subjectGrupo de enfoquept_BR
dc.subjectOlhar socioantropológicopt_BR
dc.subjectVisión socio-antropológicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRAMOS, José Wilton de Freitas.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSociology teachers in high school and their conceptions about the public school: approaches from a socio-anthropological perspectivept_BR
dc.identifier.citationRAMOS, J. W. de F. Professores de sociologia no ensino médio e suas concepções sobre a escola pública: aproximações a partir de um olhar socioantropológico. 2020. 125 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia), Programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Campina Grande

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ WILTON DE FREITAS RAMOS – DISSERTAÇÃO (PROFSOCIO) 2020.pdfJosé Wilton de Freitas Ramos - Dissertação (PROFSOCIO) CH 20201.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.