Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16523
Title: O perfil dos egressos do curso de graduação em Ciências Contábeis da UFCG: a relação entre o projeto político-pedagógico e o campo de atuação.
Other Titles: The profile of graduates of the undergraduate course in Accounting Sciences at UFCG: the relationship between the political-pedagogical project and the field of action.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Nilvanda Silvino dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MELO, Lúcia Silva Albuquerque de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CIRNE, Gianinni Martins Pereira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BATISTA, Fabiano Ferreira.
Keywords: Curso de Ciências Contábeis;Profissional Contábil;Habilidades e Competências;Formação Continuada;Campo de Atuação;Projeto Pedagógico do Curso;Accounting Course;Accounting Professional;Skills and Competences;Continuing Education;Field of Action;Course Pedagogical Project
Issue Date: 7-May-2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Nilvanda Silvino dos. O perfil dos egressos do curso de graduação em Ciências Contábeis da UFCG: a relação entre o projeto político-pedagógico e o campo de atuação. 2013. 66fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: O desenvolvimento no mundo dos negócios vem exigindo cada vez mais das organizações inovações no modo de atend er a demanda no mercado de trabalho, isso ocorre também com os egressos de Ciências Contábeis que buscam dessa maneira formas que auxiliem a fazer um diferencial para que possam competir na internacionalização de mercados em meio a tanta concorrência. Os c ontadores são profissionais considerados como uma peça fundamental nas empresas. Portanto, essa pesquisa teve como objetivo geral caracterizar o perfil dos egressos do curso de graduação em Ciências Contábeis da UFCG, que obtiveram o título de bacharel ent re os anos de 2008 e 2012, em relação ao que determina PPC e ao campo de atuação. A metodologia utilizada no estudo foi pesquisa bibliográfica, descritiva e de campo, o instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado que teve como universo d e pesquisa 237 egressos do qual 60 responderam aos questionários, configurando uma amostra por acessibilidade.Ao final do estudo os resultados constataram que o Perfil dos Egressos do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da UFCG não esta alinhado com o perfil preconizado no Projeto Pedagógico do Curso, pois o referido projeto não estar garantindo as competências e habilidade mínimas prevista nas Diretrizes curriculares para o curso de Ciências Contábeis, não atendendo, portanto, as necessidades do mercad o de trabalho. Outro dado relevante da pesquisa e preocupante também é que a grande maioria dos egressos não conhece o Projeto Pedagógico do Curso (85%).
Abstract: The developmentin the business worldis demandingmore and moreorganizationsinnovationsinorderto meet the demandin the labor market , italsooccurswith the graduatesofAccountancyseekingwaysto assistin this wayto makea differenceso they cancompete ininternationalizationofmarketsamidmuch competition . Accountants areprofessionalsconsidereda cornerstonein the companies . Therefore, thisstudyaimed tocharacterize the profile ofgraduates fromundergraduate degreein AccountingUFCG , who obtai neda bachelor of sciencebetweenthe years 2008and2012 comparedto whatdeterminesPPPand thefield.The methodology usedin the study wasliterature , descriptiveand field , the datacollection instrumentwasa structured questionnairethathad theuniverseto 237graduates ofwhich 60answered thequestionnaire , setting a sampleforaccessibility.At the endof the studyresultsfound thatthe profileof thegraduatesof the Undergraduate Programin AccountingUFCGis notalignedwith the profilerecommended inEducation ProgramCourse , since t hatproject is notprovidingthe skillsand skillrequirementsenvisagedinCurriculum guidelinesfor thecourse in Accounting , notgiven , so the needsof the labor market . Another relevantresearchandalsoworryingis that the vastmajority of the studentsdo not know theP edagogical ProjectCourse(85
Keywords: Curso de Ciências Contábeis
Profissional Contábil
Habilidades e Competências
Formação Continuada
Campo de Atuação
Projeto Pedagógico do Curso
Accounting Course
Accounting Professional
Skills and Competences
Continuing Education
Field of Action
Course Pedagogical Project
???metadata.dc.subject.cnpq???: Contabilidade
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16523
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NILVANDA SILVINO DOS SANTOS - TCC C. CONTÁBEIS 2013.pdfNilvanda Silvino dos Santos - TCC Ciências Contábeis 2013718.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.