Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16523
Title: | O perfil dos egressos do curso de graduação em Ciências Contábeis da UFCG: a relação entre o projeto político-pedagógico e o campo de atuação. |
Other Titles: | The profile of graduates of the undergraduate course in Accounting Sciences at UFCG: the relationship between the political-pedagogical project and the field of action. |
???metadata.dc.creator???: | SANTOS, Nilvanda Silvino dos. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | MELO, Lúcia Silva Albuquerque de. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | CIRNE, Gianinni Martins Pereira. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | BATISTA, Fabiano Ferreira. |
Keywords: | Curso de Ciências Contábeis;Profissional Contábil;Habilidades e Competências;Formação Continuada;Campo de Atuação;Projeto Pedagógico do Curso;Accounting Course;Accounting Professional;Skills and Competences;Continuing Education;Field of Action;Course Pedagogical Project |
Issue Date: | 7-May-2013 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SANTOS, Nilvanda Silvino dos. O perfil dos egressos do curso de graduação em Ciências Contábeis da UFCG: a relação entre o projeto político-pedagógico e o campo de atuação. 2013. 66fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2013. |
???metadata.dc.description.resumo???: | O desenvolvimento no mundo dos negócios vem exigindo cada vez mais das organizações inovações no modo de atend er a demanda no mercado de trabalho, isso ocorre também com os egressos de Ciências Contábeis que buscam dessa maneira formas que auxiliem a fazer um diferencial para que possam competir na internacionalização de mercados em meio a tanta concorrência. Os c ontadores são profissionais considerados como uma peça fundamental nas empresas. Portanto, essa pesquisa teve como objetivo geral caracterizar o perfil dos egressos do curso de graduação em Ciências Contábeis da UFCG, que obtiveram o título de bacharel ent re os anos de 2008 e 2012, em relação ao que determina PPC e ao campo de atuação. A metodologia utilizada no estudo foi pesquisa bibliográfica, descritiva e de campo, o instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado que teve como universo d e pesquisa 237 egressos do qual 60 responderam aos questionários, configurando uma amostra por acessibilidade.Ao final do estudo os resultados constataram que o Perfil dos Egressos do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da UFCG não esta alinhado com o perfil preconizado no Projeto Pedagógico do Curso, pois o referido projeto não estar garantindo as competências e habilidade mínimas prevista nas Diretrizes curriculares para o curso de Ciências Contábeis, não atendendo, portanto, as necessidades do mercad o de trabalho. Outro dado relevante da pesquisa e preocupante também é que a grande maioria dos egressos não conhece o Projeto Pedagógico do Curso (85%). |
Abstract: | The developmentin the business worldis demandingmore and moreorganizationsinnovationsinorderto meet the demandin the labor market , italsooccurswith the graduatesofAccountancyseekingwaysto assistin this wayto makea differenceso they cancompete ininternationalizationofmarketsamidmuch competition . Accountants areprofessionalsconsidereda cornerstonein the companies . Therefore, thisstudyaimed tocharacterize the profile ofgraduates fromundergraduate degreein AccountingUFCG , who obtai neda bachelor of sciencebetweenthe years 2008and2012 comparedto whatdeterminesPPPand thefield.The methodology usedin the study wasliterature , descriptiveand field , the datacollection instrumentwasa structured questionnairethathad theuniverseto 237graduates ofwhich 60answered thequestionnaire , setting a sampleforaccessibility.At the endof the studyresultsfound thatthe profileof thegraduatesof the Undergraduate Programin AccountingUFCGis notalignedwith the profilerecommended inEducation ProgramCourse , since t hatproject is notprovidingthe skillsand skillrequirementsenvisagedinCurriculum guidelinesfor thecourse in Accounting , notgiven , so the needsof the labor market . Another relevantresearchandalsoworryingis that the vastmajority of the studentsdo not know theP edagogical ProjectCourse(85 |
Keywords: | Curso de Ciências Contábeis Profissional Contábil Habilidades e Competências Formação Continuada Campo de Atuação Projeto Pedagógico do Curso Accounting Course Accounting Professional Skills and Competences Continuing Education Field of Action Course Pedagogical Project |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Contabilidade |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16523 |
Appears in Collections: | Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis - CCJS |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NILVANDA SILVINO DOS SANTOS - TCC C. CONTÁBEIS 2013.pdf | Nilvanda Silvino dos Santos - TCC Ciências Contábeis 2013 | 718.24 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.