Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16523
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, N. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9687011470515358pt_BR
dc.contributor.advisor1MELO, Lúcia Silva Albuquerque de.-
dc.contributor.advisor1IDMELO, L. S. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7135220151360318pt_BR
dc.contributor.referee1CIRNE, Gianinni Martins Pereira.-
dc.contributor.referee1IDCIRNE. G. M. P.pt_BR
dc.contributor.referee2BATISTA, Fabiano Ferreira.-
dc.contributor.referee2IDBATISTA, F. F.pt_BR
dc.description.resumoO desenvolvimento no mundo dos negócios vem exigindo cada vez mais das organizações inovações no modo de atend er a demanda no mercado de trabalho, isso ocorre também com os egressos de Ciências Contábeis que buscam dessa maneira formas que auxiliem a fazer um diferencial para que possam competir na internacionalização de mercados em meio a tanta concorrência. Os c ontadores são profissionais considerados como uma peça fundamental nas empresas. Portanto, essa pesquisa teve como objetivo geral caracterizar o perfil dos egressos do curso de graduação em Ciências Contábeis da UFCG, que obtiveram o título de bacharel ent re os anos de 2008 e 2012, em relação ao que determina PPC e ao campo de atuação. A metodologia utilizada no estudo foi pesquisa bibliográfica, descritiva e de campo, o instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado que teve como universo d e pesquisa 237 egressos do qual 60 responderam aos questionários, configurando uma amostra por acessibilidade.Ao final do estudo os resultados constataram que o Perfil dos Egressos do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da UFCG não esta alinhado com o perfil preconizado no Projeto Pedagógico do Curso, pois o referido projeto não estar garantindo as competências e habilidade mínimas prevista nas Diretrizes curriculares para o curso de Ciências Contábeis, não atendendo, portanto, as necessidades do mercad o de trabalho. Outro dado relevante da pesquisa e preocupante também é que a grande maioria dos egressos não conhece o Projeto Pedagógico do Curso (85%).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqContabilidadept_BR
dc.titleO perfil dos egressos do curso de graduação em Ciências Contábeis da UFCG: a relação entre o projeto político-pedagógico e o campo de atuação.pt_BR
dc.date.issued2013-05-07-
dc.description.abstractThe developmentin the business worldis demandingmore and moreorganizationsinnovationsinorderto meet the demandin the labor market , italsooccurswith the graduatesofAccountancyseekingwaysto assistin this wayto makea differenceso they cancompete ininternationalizationofmarketsamidmuch competition . Accountants areprofessionalsconsidereda cornerstonein the companies . Therefore, thisstudyaimed tocharacterize the profile ofgraduates fromundergraduate degreein AccountingUFCG , who obtai neda bachelor of sciencebetweenthe years 2008and2012 comparedto whatdeterminesPPPand thefield.The methodology usedin the study wasliterature , descriptiveand field , the datacollection instrumentwasa structured questionnairethathad theuniverseto 237graduates ofwhich 60answered thequestionnaire , setting a sampleforaccessibility.At the endof the studyresultsfound thatthe profileof thegraduatesof the Undergraduate Programin AccountingUFCGis notalignedwith the profilerecommended inEducation ProgramCourse , since t hatproject is notprovidingthe skillsand skillrequirementsenvisagedinCurriculum guidelinesfor thecourse in Accounting , notgiven , so the needsof the labor market . Another relevantresearchandalsoworryingis that the vastmajority of the studentsdo not know theP edagogical ProjectCourse(85pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16523-
dc.date.accessioned2020-11-27T22:35:18Z-
dc.date.available2020-11-27-
dc.date.available2020-11-27T22:35:18Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCurso de Ciências Contábeispt_BR
dc.subjectProfissional Contábilpt_BR
dc.subjectHabilidades e Competênciaspt_BR
dc.subjectFormação Continuadapt_BR
dc.subjectCampo de Atuaçãopt_BR
dc.subjectProjeto Pedagógico do Cursopt_BR
dc.subjectAccounting Coursept_BR
dc.subjectAccounting Professionalpt_BR
dc.subjectSkills and Competencespt_BR
dc.subjectContinuing Educationpt_BR
dc.subjectField of Actionpt_BR
dc.subjectCourse Pedagogical Projectpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Nilvanda Silvino dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe profile of graduates of the undergraduate course in Accounting Sciences at UFCG: the relationship between the political-pedagogical project and the field of action.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Nilvanda Silvino dos. O perfil dos egressos do curso de graduação em Ciências Contábeis da UFCG: a relação entre o projeto político-pedagógico e o campo de atuação. 2013. 66fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2013.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NILVANDA SILVINO DOS SANTOS - TCC C. CONTÁBEIS 2013.pdfNilvanda Silvino dos Santos - TCC Ciências Contábeis 2013718.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.