Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16619
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNÓBREGA, J. R. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3583128818326101pt_BR
dc.contributor.advisor1ANDRADE, Luciana Dantas Farias de.-
dc.contributor.advisor1IDANDRADE, L. D. F. dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5078930160348703pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito.-
dc.contributor.referee1IDSANTOS, N. C. C. de B.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6315363248040926pt_BR
dc.contributor.referee2NUNES, Waleska de Brito.-
dc.contributor.referee2IDNUNES, W. B.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2986806262930186pt_BR
dc.description.resumoConhecer a opinião de discentes de enfermagem sobre o rendimento acadêmico no contexto universitário. Método: Estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, ancorado metodologicamente no Materialismo Histórico e Dialético. Houve realização de entrevistas mediadas por um roteiro semiestruturado cuja amostra foi constituída por estudantes do Curso de Bacharelado em Enfermagem, escolhidos por disponibilidade até a saturação das informações. Devido pandemia por COVID-19, foi adotada uma série de cuidados para realização da coleta de material empírico, além da atenção constante às prerrogativas das autoridades sanitárias internacionais e nacionais. Resultados: A análise de discurso permitiu a depreensão de duas categorias empíricas “Relação entre rendimento acadêmico, avaliação e notas” em que foi possível elucidar a importância da nota como reflexo de um bom rendimento acadêmico e “Questões familiares” apontando que o contexto familiar apresenta influência significativa no rendimento acadêmico dos entrevistados. Conclusão: Percebe-se forte defesa da nota como aspecto determinante para um bom rendimento acadêmico, apesar de ser uma forma de avaliação que converge para uma prática não-emancipatória e que é constantemente discutida em espaços acadêmicos diversos. O rendimento acadêmico sofre diversas influências externas e internas ao ambiente e as relações familiares conflituosas foram apontadas como aspectos determinantes em momentos desafiadores da trajetória universitária, por isso, faz-se importante o apoio profissional de psicólogos e pedagogos dentro do ambiente acadêmico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnfermagempt_BR
dc.titleRendimento acadêmico de discente de enfermagem de uma instituição Federal de Ensino Superior.pt_BR
dc.date.issued2020-11-17-
dc.description.abstractTo know the opinion of nursing students on academic performance in the context university. Method: Exploratory-descriptive study with a qualitative approach, anchored methodologically in Historical and Dialectical Materialism. Interviews were conducted mediated by a semi-structured script whose sample consisted of students from the Bachelor's Degree in Nursing, chosen by availability until information saturation. Due to pandemic by COVID-19, a series of precautions was taken to collect empirical material, in addition to constant attention to the prerogatives of international and national health authorities. Results: A discourse analysis allowed the comprehension of two empirical categories “Relationship between income academic, evaluation and grades ”in which it was possible to elucidate the importance of the grade as a reflection of a good academic performance and “Family issues” pointing out that the family context has an influence significant difference in the academic performance of the interviewees. Conclusion: Strong defense of the note is perceived as a determining factor for good academic performance, despite being a form of evaluation that converges to a non-emancipatory practice and that is constantly discussed in spaces diverse academics. Academic performance suffers from several external and internal influences to the environment and conflicting family relationships were identified as determining aspects at times challenging the university trajectory, therefore, the professional support of psychologists and pedagogues within the academic environment.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16619-
dc.date.accessioned2020-12-07T17:20:15Z-
dc.date.available2020-12-07-
dc.date.available2020-12-07T17:20:15Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectDesempenho Acadêmicopt_BR
dc.subjectRelações Familiarespt_BR
dc.subjectNursingpt_BR
dc.subjectAcademic achievementpt_BR
dc.subjectFamily relationshipspt_BR
dc.subjectEnfermería-
dc.subjectDesempeño Académico-
dc.subjectRelaciones Familiares-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNÓBREGA, Joyce Rafaele Santana.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAcademic performance of nursing students at a Federal Higher Education institution.pt_BR
dc.title.alternativeRendimiento académico de estudiantes de enfermería de una Institución Federal de Educación Superior.-
dc.identifier.citationNÓBREGA, Joyce Rafaele Santana. Rendimento acadêmico de discentes de enfermagem de uma Instituição Federal de Ensino Superior. 2020. 25 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem , Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16619pt_BR
dc.description.resumenConocer la opinión de los estudiantes de enfermería sobre el desempeño académico en el contexto universitario. Método: Estudio exploratorio-descriptivo con enfoque cualitativo, anclado metodológicamente en el Materialismo Histórico y Dialéctico. Se realizaron entrevistas mediadas por un guión semiestructurado cuya muestra estuvo conformada por estudiantes de la Licenciatura en Enfermería, elegidos por disponibilidad hasta la saturación de información. Debido a la pandemia provocada por COVID-19, se adoptaron una serie de precauciones para llevar a cabo la recolección de material empírico, además de una atención constante a las prerrogativas de las autoridades sanitarias internacionales y nacionales. Resultados: El análisis del discurso permitió comprender dos categorías empíricas "Relación entre rendimiento académico, evaluación y calificaciones" en las que se pudo dilucidar la importancia de la calificación como reflejo del buen desempeño académico y "Temas familiares" señalando que la familia El contexto presenta una influencia significativa en el rendimiento académico de los encuestados. Conclusión: Existe una fuerte defensa de la nota como factor determinante para un buen desempeño académico, a pesar de ser una forma de evaluación que converge hacia una práctica no emancipadora y que se discute constantemente en diferentes espacios académicos. El desempeño académico está sujeto a diversas influencias externas e internas al entorno y las relaciones familiares conflictivas se identificaron como aspectos determinantes en momentos desafiantes de la trayectoria universitaria, por lo que es importante el apoyo profesional de psicólogos y pedagogos dentro del ámbito académico.-
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOYCE RAFAELE SANTANA NÓBREGA - TCC BACHARELADO EM ENFERMAGEM CES 2020.pdfJoyce Rafaele Santana Nóbrega - TCC Bacharelado em Enfermagem CES 2020593.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.