Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16659
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALBUQUERQUE, V. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1GUILHERME, Hipónio Fortes.-
dc.contributor.advisor1IDGUILHERME, H. F.pt_BR
dc.contributor.referee1PEREIRA, Alexandre Wállace Ramos.-
dc.contributor.referee1IDPEREIRA, A. W. R.pt_BR
dc.contributor.referee2DELFINO, Islânia Andrade de Lira.-
dc.contributor.referee2IDDELFINO, I. A. L.pt_BR
dc.description.resumoDiante de um mercado tão competitivo, o ambiente empresarial está cada vez mais complexo e desafiador, e as empresas tiveram que definir novas estratégias para poder dar continuidade as suas atividades. Pois, os profissionais contábeis precisam atender as necessidades de seus clientes, auxiliando os gestores no desenvolvimento da empresa, dando suporte para a tomada de decisões o que exige uma constante atualização e qualificação profissional. Neste contexto, o objetivo proposto por esta pesquisa foi investigar a percepção dos gestores das micro e pequenas empresas do Município de Cajazeiras – PB sobre a qualidade dos serviços prestados pelos profissionais contábeis. Para tanto, realizou-se um estudo bibliográfico, de campo e descritivo, a partir de uma amostra não probabilística de 44 empresas, extraída de uma população de 1.312 micro e pequenas empresas que atuam no município de Cajazeiras, PB. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário estruturado com base em questões que atendessem aos objetivos propostos por essa pesquisa. Como resultado, conclui-se que poucos são os empresários que demonstram estar satisfeitos com a qualidade dos serviços contábeis e a maioria não têm consciência se os serviços têm qualidade ou não, pois demonstram indiferença em relação à qualidade aos serviços contábeis. Entretanto, os profissionais contábeis são vistos, como responsáveis por executar atividades voltadas apenas para as obrigações fiscais das empresas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqContabilidadept_BR
dc.titleQualidade dos serviços contábeis sob a ótica dos gestores das micro e pequenas empresas: um estudo no Município de Cajazeiras, PB.pt_BR
dc.date.issued2013-04-18-
dc.description.abstractFaced with such a competitive market, the business environment is becoming increasingly complex and challenging, and companies had to define new strategies to be able to continue their activities. For accounting professionals need to meet the needs of its customers, assisting managers in enterprise development, providing support for decision making which requires a constant updating and qualification. In this context, the objective proposed by this research was to investigate the perception of managers of micro and small enterprises in the city of Cajazeiras - PB on the quality of services provided by accounting professionals. Therefore, we performed a bibliographic study, field and descriptive, from a non-probability sample of 44 companies, from a population of 1,312 micro and small enterprises operating in the municipality of Cajazeiras PB. To collect data, we used a structured questionnaire based on questions that met the objectives proposed by this research. As a result, it is concluded that there are few entrepreneurs who report being satisfied with the quality of accounting services and most are unaware that the services are quality or not, they show indifference to quality financial services. However, accounting professionals are seen as responsible for performing activities related only to tax liabilities of companies.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16659-
dc.date.accessioned2020-12-11T18:43:58Z-
dc.date.available2020-12-11-
dc.date.available2020-12-11T18:43:58Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPercepção dos Gestorespt_BR
dc.subjectServiços Contábeispt_BR
dc.subjectMicro e Pequenas Empresaspt_BR
dc.subjectTomada de Decisõespt_BR
dc.subjectQualidade dos Serviços Prestadospt_BR
dc.subjectProfissionais Contábeispt_BR
dc.subjectSistema de Informação Contábilpt_BR
dc.subjectPerception of Managerspt_BR
dc.subjectAccounting Servicespt_BR
dc.subjectMicro and Small Businessespt_BR
dc.subjectDecision-Makingpt_BR
dc.subjectQuality of Services Providedpt_BR
dc.subjectAccounting Professionalspt_BR
dc.subjectAccounting Information Systempt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALBUQUERQUE, Valkiria de Souza.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeQuality of accounting services from the perspective of managers of micro and small companies: a study in the Municipality of Cajazeiras, PB.pt_BR
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Valkiria de Souza. Qualidade dos serviços contábeis sob a ótica dos gestores das micro e pequenas empresas: um estudo no Município de Cajazeiras, PB. 2013. 77fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2013.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VALKIRIA DE SOUZA ALBUQUERQUE - TCC C. CONTÁBEIS 2013.pdfValkiria de Souza Albuquerque - TCC Ciências Contábeis 20131.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.