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dc.creator.IDBARRETO-RAMOS, E. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8112716877314552pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Williany Miranda da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, W. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0044907035446244pt_BR
dc.contributor.referee1ESPÍNDOLA, Luciene Claudete.-
dc.contributor.referee2REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.-
dc.description.resumoEste trabalho objetivou analisar a manifestação da argumentação nas produções orais e escritas dos alunos, por intermédio de uma ação metodológica, através da interpretação do impacto do conjunto de atividades organizadas e aplicadas pela professora na sala de aula (DOLZ, NOVERRAZ & SCHNEUWLY, 2004). Assim, de modo específico, pretendeu-se investigar o uso dos operadores argumentativos na produção de argumentos em artigos de opinião escritos por alunos do 9º ano e analisar o impacto da ação metodológica da professora no exercício da competência argumentativa nas produções orais (interação) e escritas dos alunos. As questões postas foram: Como se manifesta a competência argumentativa dos alunos nas suas produções escritas? E que estratégias metodológicas desenvolvidas na seqüência didática contribuíram para o desenvolvimento da competência argumentativa manifestada? Os resultados da pesquisa mostram que os alunos têm consciência da necessidade de apresentar argumentos para a defesa de um ponto de vista nas modalidades oral e escrita. Todavia, tal consciência, por si só, não responde pelas produções ditas “bem feitas,” que a escola exige desses alunos. O ensino sistematizado, organizado em torno de uma seqüência didática, sobre o estudo da argumentação, voltado para as necessidades específicas dos alunos, foi capaz de evidenciar melhorias significativas nas produções argumentativas deles. Assim, constatamos que o desenvolvimento da competência argumentativa dos alunos demonstrado na sala de aula, durante a interação, bem como nas produções escritas, recebeu influência direta das ações metodológicas da professora visto que o tratamento dado a tal objeto de estudo promoveu contribuições teóricas acerca do objeto contemplado, uma vez que se amadureceu em torno da aprendizagem dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleEstudo da competência argumentativa de alunos do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2008-03-
dc.description.abstractThis work objectived to analyze the demonstration of argumentation in the oral and written students’ productions, through methodological action, through interpretation of the impact of the collection of the organized and applied activities by teacher in the classroom (DOLZ, NOVERRAZ & SCHNEUWLY, 2004). So, in a specific way, we intended to investigate the use of the argumentative operators in the productions of the arguments in opinion articles written by students in 9th year and to analyze the impact of the teacher’s methodological action in the exercise of the argumentative competence in students’ oral and written productions. The raised questions were: How demonstrate students´ argumentative competence in their written productions? And what methodologies strategy developed in the educational sequence contributed for the development of argumentative competence demonstrated? The results of the research show that the students have conscience of the necessity to present arguments for defense of a point of view in oral and written modalities. However, such conscience, for itself, doesn’t answer for productions said as “well done” that school demands from these students. The systematized teaching, organized around an educational sequence about the study of the argumentation, returned for the students specific necessities, was able to evidence significant improvements in students´ argumentative productions. So, we noticed that development students´ argumentative competence demonstrated in the classroom, during the interaction, as well as in written productions, received direct influence from teacher’s methodological actions since the treatment given to such object of study, promoted theoretical contributions about the contemplated object, since matured around student’s learning.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1665-
dc.date.accessioned2018-09-10T15:11:40Z-
dc.date.available2018-09-10-
dc.date.available2018-09-10T15:11:40Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectCompetência Argumentativapt_BR
dc.subjectOperadores Argumentativospt_BR
dc.subjectArtigos de Opinião - Produção de Argumentospt_BR
dc.subjectArgumentationpt_BR
dc.subjectArgumentative Competencept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARRETO, Enilda Cabral.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeStudy of the argumentative competence of elementary school students.pt_BR
dc.identifier.citationBARRETO, Enilda Cabral. Estudo da competência argumentativa de alunos do ensino fundamental. 2008. 121f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1665pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

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