Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16660
Title: A percepção dos docentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) do campus de Sousa frente ás mudanças na contabilidade provocadas pelo processo de convergência ás normas internacionais.
Other Titles: The perception of professors in the Accounting Sciences course at the Federal University of Campina Grande (UFCG) on the Sousa campus in the face of changes in accounting caused by the process of convergence to international standards.
???metadata.dc.creator???: LIRA, Vanailma Barbosa Pereira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Rozilene Lopes de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: REIS, Cristiane Queiroz.
???metadata.dc.contributor.referee2???: RODRIGUES, Marconi.
Keywords: Normas Internacionais de Contabilidade;Comitê de Pronunciamentos Contábeis;Processo de convergência;Mudanças na Contabilidade;Atualização profissional acadêmica;Procedimentos contábeis;International Accounting Standards;Accounting Pronouncements Committee;Convergence process;Changes in Accounting;Academic Professional Update;Accounting procedures
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIRA, Vanailma Barbosa Pereira. A percepção dos docentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) do campus de Sousa frente ás mudanças na contabilidade provocadas pelo processo de convergência ás normas internacionais. 2013. 48fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: Com a promulgação da Lei 11638/07 e posteriormente a 11941/09 foi aberto um espaço significativo na contabilidade brasileira para novas praticas contábeis, trazendo inovações e se iniciando o processo de Convergência das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) através dos Pronunciamentos, orientações técnicas e Interpretações do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC).O atual cenário da contabilidade no Brasil estar diretamente ligado ao processo de convergência às normas internacionais de contabilidade através da Lei 11.638/07 que tornou a contabilidade mais voltada para princípios do que para normas, levando-se em consideração a essência sob a forma dos procedimentos contábeis.Dentro deste cenário a pesquisa foi delineada em torno do objetivo de verificar como os docentes do Curso de Ciências Contábeis da UFCG do Campus de Sousa-PB percebem as mudanças na Contabilidade trazidas pelo Processo de convergência ás Normas Internacionais de Contabilidade.A metodologia utilizada quanto aos objetivos é descritiva e exploratória; quanto aos procedimentos é bibliográfica e de levantamento ou Survey, onde foi aplicado um questionário com os docentes da área contábil da UFCG do Campus de Sousa-PB e quanto à abordagem do problema é qualitativa. A análise é feita através de tabelas com percentuais representando a amostra da pesquisa e as respostas em questão.A pesquisa em foco é voltada para os docentes da área contábil, ou seja, a visão que eles têm a respeito do impacto que as normas internacionais de contabilidade causaram a contabilidade brasileira sob o aspecto do processo de convergência. O estudo é direcionado para os docentes tendo em vista que estes são os transmissores diretos de conhecimento aos seus discentes, e são esses alunos que futuramente poderão estar atuando no mercado de trabalho. A mesma conseguiu alcançar seu objetivo, verificando que os docentes estão vendo o processo de convergência como um processo relevante para os discentes, acreditam que é importante que eles tenham conhecimento dessas novas praticas contábeis, já que estes são os futuros profissionais do mercado e estão trazendo para sala de aula esses novos conhecimentos de maneira bastante satisfatória.
Abstract: With the enactment of Law 11638/07 and later to 11 941/09 was open significant space in accounting for new Brazilian accounting practices, bringing innovations and starting the process of convergence of International Financial Reporting Standards (IFRS) through pronouncements, technical guidance, and interpretations of the Accounting Pronouncements Committee (CPC).The current scenario of accounting in Brazil is directly connected to the process of convergence with international accounting standards by Law 11.638/07 which made accounting more focused on principles than on rules, taking into consideration the essence in the form of accounting procedures.Within this scenario the research aims to check how teachers of the Accounting Course, at UFCG (Sousa – Paraíba) face these changes in accounting brought by the convergence process to International Accounting Standards.The methodology regarding the goals is descriptive and exploratory, as to the procedures, it is bibliographic or Survey, where it is going to be used as a questionnaire with teachers in the field of accounting at UFCG (Sousa-PB), and as regards to the approach of the problem, it is qualitative. The analysis is done through tables with percentages representing the research sample and the response at issue.The research has target teachers of the accounting field, that is, their perspective about the impact that international accounting standards caused Brazilian accounting under the aspect of the convergence process. The study is directed to teachers considering that they are the direct transmitters of knowledge to their students, and these students in the future may be acting in the business market. The same could achieve his goal, noting that teachers are seeing the convergence process as a process relevant to the students, believe that it is important that they are aware of these new accounting practices, as they are the future professionals of the market and are bringing for the classroom that foreground fairly well.
Keywords: Normas Internacionais de Contabilidade
Comitê de Pronunciamentos Contábeis
Processo de convergência
Mudanças na Contabilidade
Atualização profissional acadêmica
Procedimentos contábeis
International Accounting Standards
Accounting Pronouncements Committee
Convergence process
Changes in Accounting
Academic Professional Update
Accounting procedures
???metadata.dc.subject.cnpq???: Contabilidade
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16660
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VANAILMA BARBOSA PEREIRA LIRA - TCC C. CONTÁBEIS 2013.pdfVanailma Barbosa Pereira Lira - TCC Ciências Contábeis 2013262.94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.