Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16663
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSARMENTO, F. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1REIS, Cristiane Queiroz.-
dc.contributor.advisor1IDREIS, C. Q.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6241598243059789pt_BR
dc.contributor.referee1CAVALCANTI, Janeide Albuquerque.-
dc.contributor.referee1IDCAVALCANTE, J. A.pt_BR
dc.contributor.referee2RODRIGUES, Marconi Araújo.-
dc.contributor.referee2IDRODRIGUES, M. A.pt_BR
dc.description.resumoEsse estudo teve como objetivo apresentar a percepção dos discentes, docentes e empresários no que concernem as habilidades e competências do profissional contábil. Através da aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas, aplicado aos docentes da UFCG, campus Sousa-PB, como também aos seus discentes prováveis concluintes em 2012.1 e, aos empresários atuantes na respectiva Cidade. A pesquisa usou como metodologia um estudo bibliográfico, descritivo, exploratório e de campo, com uma abordagem quantitativa. De forma que, um dos objetivos alcançados foi o de realizar uma auto-avaliação dos discentes com relação às habilidades e competências adquiridas no decorrer do curso. Verificando na analise dos resultados que foram adquiridas, pela maioria dos respondentes (60%), habilidades como a comunicação eficaz, e a criatividade e inovação e, competências como o desenvolvimento do raciocínio lógico e critico sobre a organização (acima de 70%). Com relação aos docentes, foi possível identificar as competências, entre elas: formular e interpretar projetos, além de ser usuário de dados, produzindo informações e conhecimentos (80%). Quanto às habilidades, as mais citadas pelos mesmos foram: Comunicação eficaz, motivação, dinamismo e capacidade de gestão (80%). Quanto as expectativas dos empresários, as competências estão relacionadas com a capacidade de identificar problemas, formular e implantar soluções (100%) Quanto as habilidades, as mais citadas foram: Relacionamento Interpessoal, a Criatividade e inovação, a Capacidade de gestão (50%). Nesse contexto, entende-se na visão dos respondentes, de um modo geral, e que o profissional contábil precisa ter iniciativas, ser criativo e ágil, já que ele é responsável pela organização dos serviços da Contabilidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqContabilidadept_BR
dc.titleHabilidades e competências do profissional contábil: um estudo comparativo entre discentes, docentes e empresários.pt_BR
dc.date.issued2012-11-08-
dc.description.abstractThis study aimed to present the perceptions of students, teachers and contractor in that regard the skills and competencies of Accounting Professional. Through a questionnaire with open and closed questions, applied to the Faculty of Federal University of Campina Grande (UFCG), campus Sousa-PB, but also to their graduating students likely 2012.1 and entrepreneurs working in their city. The research methodology used as a bibliographic and descriptive with a quantitative and qualitative approach. So that, one of the goals achieved was to carry out a self-evaluation of the learners with the skills and competences acquired in the course. Noting in the analysis of the results that were acquired by the majority of respondents (60 %), skills such as effective communication, and creativity and innovation, and expertise as the development of logical reasoning and critical about the organization (above 70 %). As for skills, the most cited were the same: effective communication, motivation, and dynamism and capacity management (80%). As the expectations of entrepreneurs, skills relate to the ability to identify problems, formulate and implement solutions (100%). As for the skills, the most cited were: Interpersonal Relationship, creativity and innovation, the capacity of management (50 %). In this context, it is understood in the vision of the respondents, in general, that the professional accounting needs have initiatives, be creative and agile, since he is responsible for organizing the services of Accounting.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16663-
dc.date.accessioned2020-12-11T23:32:52Z-
dc.date.available2020-12-11-
dc.date.available2020-12-11T23:32:52Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectHabilidades e Competênciaspt_BR
dc.subjectProfissional Contábilpt_BR
dc.subjectEnsino de Contabilidadept_BR
dc.subjectNovas Práticas de Gerenciamentopt_BR
dc.subjectTomada de Decisãopt_BR
dc.subjectInformações Contábeispt_BR
dc.subjectSkills and Competencespt_BR
dc.subjectAccounting Professionalpt_BR
dc.subjectAccounting Teachingpt_BR
dc.subjectNew Management Practicespt_BR
dc.subjectDecision-Makingpt_BR
dc.subjectAccounting Informationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSARMENTO, Fabricio Bezerra.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSkills and competencies of the accounting professional: a comparative study among students, teachers and entrepreneurs.pt_BR
dc.identifier.citationSARMENTO, Fabricio Bezerra. Habilidades e competências do profissional contábil: um estudo comparativo entre discentes, docentes e empresários. 2012. 65fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2012.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FABRICIO BEZERRA SARMENTO - TCC C. CONTÁBEIS 2012.pdfFabricio Bezerra Sarmento - TCC Ciências Contábeis 2012414 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.