Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1666
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNUNES, M. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8141362331388328pt_BR
dc.contributor.advisor1NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.-
dc.contributor.advisor1IDNÓBREGA, M. M. S. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2123326909056011pt_BR
dc.contributor.referee1NÓBREGA, Geralda Medeiros.-
dc.contributor.referee2SILVA, Márcia Tavares.-
dc.description.resumoEste estudo sobre o ensino de literatura no nível médio de escolaridade possibilitou verificar que os alunos apresentam dificuldades na aprendizagem da literatura devido a um distanciamento entre as formas de abordagem do texto literário em sala de aula e o que se espera deles, enquanto candidatos a uma vaga na universidade através da avaliação que é feita pelos exames vestibulares. Assim, julgou-se viável e pertinente a utilização de um método de ensino de literatura que privilegiasse o estudo e a análise de textos literários considerando o papel do leitor e o contexto social de produção e uso da literatura, ou seja, o método recepcional, buscando atender às expectativas dos alunos da 3ª série do ensino médio que pretendem concorrer a uma vaga na universidade. Além de analisar algumas questões das provas de literatura dos exames vestibulares das três universidades públicas da Paraíba, este trabalho inclui também uma descrição das atividades referentes ao romance São Bernardo de Graciliano Ramos que constam em cinco manuais de literatura do ensino médio e uma proposta de leitura do referido romance numa perspectiva de leitura comparada com o romance inglês O Morro dos Ventos Uivantes de Emily Brontë.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleLiteratura e vestibular: a leitura literária pelo método recepcional na 3ª série do ensino médio.pt_BR
dc.date.issued2007-01-
dc.description.abstractThis study on the literature teaching in the medium level of education made possible to verify that the students present difficulties in the learning of the literature due to an estrangement among the forms of approach of the literary text in classroom and what it is waited of them, while candidates to a vacancy in the university through the evaluation that is done by the selective examinations. Like this, it was considerated viable and pertinent the utilization of a method of literature teaching that privileged the study and the analysis of literary texts considering the reader's role and the social context of production and use of the literature, in other words, the method recepcional, looking for to assist to the students' of the 3rd series of the medium teaching expectations who intend to compete a vacancy in the university. Besides analyzing some questions of the proofs of literature of the selective examinations of the three public universities of Paraíba, this work also includes a description of the activities reffering to Graciliano Ramos’ novel São Bernardo that consist in five manuals of literature of the medium teaching and a proposal of reading of the referred novel in a perspective of compared reading with the English novel Emily Brontë's Wuthering Heights.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1666-
dc.date.accessioned2018-09-10T16:07:16Z-
dc.date.available2018-09-10-
dc.date.available2018-09-10T16:07:16Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectMétodo Recepcional - Leiturapt_BR
dc.subjectLeitura Literáriapt_BR
dc.subjectLiteratura e Vvestibularpt_BR
dc.subjectEstética da Recepção - Leiturapt_BR
dc.subjectEnsino de Literatura - Ensino Médiopt_BR
dc.subjectAprendizagem da Literaturapt_BR
dc.subjectLiterature Teaching - High Schoolpt_BR
dc.subjectLiterature and College Entrance Examspt_BR
dc.subjectReceptive Method - Readingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNUNES, Marta Lúcia.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLiterature and vestibular: the literary reading by the receptional method in the 3 rd high school series.pt_BR
dc.identifier.citationNUNES, Marta Lúcia. Literatura e vestibular: a leitura literária pelo método recepcional na 3ª série do ensino médio. 2007. 19f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1666pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARTA LÚCIA NUNES - DISSERTAÇÃO POSLE 2007.pdfMarta Lúcia Nunes - Dissertação POSLE CH 20076.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.