Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/166
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSALLES, T.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2260715517859976pt_BR
dc.contributor.advisor1VILLOTA, José Maria de Jesus Izquierdo.-
dc.contributor.advisor1IDVILLOTA, J. M. J. I.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2127724493136540pt_BR
dc.contributor.referee1QUEIROZ, Tereza Correia.-
dc.contributor.referee2PAULO, Maria de Assunção Lima de.-
dc.contributor.referee3GRÜNEWARD, Rodrigo de Azeredo.-
dc.description.resumoEsse trabalho é resultado de uma ampla pesquisa em torno de indivíduos populares na internet, cujas atuações conseguem reunir milhares de jovens que passam a segui-los em suas mídias sociais e fora delas. Fazendo uso das contribuições teóricas das Ciências Sociais contemporâneas e do instrumental da metodologia qualitativa, é feita uma análise do processo de construção das identidades e performances de pops e de famosinhos, termo criado por esses jovens para identificá-los nas mídias sociais, nas cidades de João Pessoa e de São Paulo. Em um processo reflexivo, pops e famosinhos procuram se diferenciar dos seus seguidores e de outros jovens famosos na internet através das suas ações expressas em fotos e posts publicados no facebook. Para esses jovens, as fotos são as grandes responsáveis pelas suas popularidades na rede e eles manipulamnas a fim de causar a impressão necessária. Nesse sentido, os perfis pessoais de pops e de famosinhos na internet são mídias, veículos nos quais eles fazem circular cotidianamente os seus “estilos” e as suas atitudes “diferentes”. Para os garotos e garotas informantes da pesquisa, o “jovem” de hoje em dia é mais “livre”, pois a internet permite a comunicação deles com jovens de outras cidades, Estados e até países, sem intermediários. Eles próprios regulam as suas mídias sociais e nessa perspectiva a rede se configura como um espaço propício para a concepção de suas identidades de jovem. Assim, ser jovem para esses agentes é zoar e curtir, uma vez que eles encaram essa identidade de pops e de famosinhos como uma fase das suas vidas que logo irá passar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências sociaispt_BR
dc.titlePops e famosinhos: identidade e performance de jovens na internet.pt_BR
dc.date.issued2016-02-
dc.description.abstractThis work is the result of a broad research about highly popular young internet individuals whose actions can gather thousands of fans in their social media profiles and outside the internet as well. Through the use of theoretical contributions from social sciences, we made an analysis of the identity construction process and performance of pops and famosinhos, terms created by these young people to allow their identification on the social media in the cities of João Pessoa and São Paulo. As part of a reflexive process, pops and famosinhos aim to be different from their own followers and from other popular teenagers on the internet through their actions expressed by pictures of themselves and posts on facebook. To them, the pictures are the main reason of their popularity in the web and they manipulate the photography in order to achieve a desirable effect. In this sense, their personal profiles are Medias, communication vehicles which they feed with information about their style and their unusual attitude. To these boys and girls who were informants of this research, the youth of nowadays is freer than ever, as the internet allows faceto-face communication with people from other cities, states and even countries. They regulate their own media by themselves and, in such perspective, the network becomes a suitable space for the conception of their identities as young people. Therefore, to be young for these agents is to have fun and enjoy life, once they acknowledge that the identity of being a pop or famosinho is a phase of their lives that will soon be over.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/166-
dc.date.accessioned2017-11-30T15:19:11Z-
dc.date.available2017-11-30-
dc.date.available2017-11-30T15:19:11Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectJovens e internetpt_BR
dc.subjectRedes sociais e jovenspt_BR
dc.subjectfamosinhospt_BR
dc.subjectJovens popspt_BR
dc.subjectConstrução de identidadept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSalles, Tatiana Rocha de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.identifier.citationVENÂNCIO, Tatiana Rocha de Salles. Pops e famosinhos: identidade e performance de jovens na internet. 2016. 157f. (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais). Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/166pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TATIANA ROCHA DE SALLES VENÂNCIO - DISSERTAÇÃO PPGCS CH 2016.pdfTatiana Rocha de Salles Venâncio - Dissertação PPGCS CH 2016.892.56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.