Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16708
Title: Sociedade e teatro: a linguagem dramática como recurso didático no ensino de Sociologia.
Other Titles: Society and theater: the dramatic language as a didactic resource in the teaching of Sociology.
???metadata.dc.creator???: TEIXEIRA, Leonardo Batista.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Rozenval de Almeida e.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: CORREIA, Cristiane Agnes Stolet.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA, Júnia Marúsia Trigueiro de.
Keywords: Ensino de Sociologia;Teatro e sociedade;Linguagem dramática;Recurso didático – teatro;Teatro e educação;Sociologia e teatro;Guia pedagógico – Sociologia;Sociology Teaching;Theater and society;Dramatic language;Didactic resource - theater;Theater and education;Sociology and theater;Pedagogical Guide - Sociology
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: TEIXEIRA, Leonardo Batista. Sociedade e teatro: a linguagem dramática como recurso didático no ensino de sociologia. 68f. 2020. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16708
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho apresenta sugestões didáticas e abrange mudanças para o cenário da Sociologia na educação atual. Problematiza e reflete, antes de tudo, algumas singularidades e aspectos da função social da Escola como instituição e sua transformação em objeto de pesquisa da Sociologia. Nesse viés, social e transformativo, acresce dialogar o caráter do teatro unido as engrenagens sociológicas. A raiz da proposta é fincada na oferta de um guia pedagógico com a finalidade de experimentar diálogos iniciais da Sociologia e Teatro, a partir de recortes textuais adaptados que norteiam problematizações de eventos sociais. Desse modo, a partir do delineamento metodológico da OCEM-Sociologia, nossa pesquisa problematiza o uso do recurso teatral, sendo agregador ao conceito de conhecimento poderoso, desenvolvido por Michael Young (1915-2002). Dessa forma, exploramos o Portal Teatro na Escola, um website totalmente gratuito, que se configura como um espaço criado e destinado para partilhar informações e reflexões sobre o ensino de teatro na escola e na utilização em sala de aula. Assim, nesta investigação, a lupa metodológica é de cunho exploratório e bibliográfico, de natureza qualitativa, baseado em livros e alguns periódicos, sites e revistas eletrônicas com entrevistas, entre outras fontes. Por fim, essa junção, ademais, possibilitaria outras formas de as/os estudantes terem contato com diferentes propostas de apreensão, vivência e discussão do conteúdo, para então responderem, de forma eficiente, às demandas e avaliações exigidas pelo currículo. Esta evidência caracteriza, dessa forma, o teatro como uma opção pedagógica atenta para formação de experiências com uso de diferentes linguagens.
Abstract: This paper presents suggestions for changes to the current education scenario. It questions and reflects, above all, some singularities and aspects of the School's social function as an institu-tion and its transformation into a research object in Sociology. In this bias, social and trans-formative, the character of the theater is added together with the sociological gears. The root of the proposal is based on the offer of a pedagogical guide with a pattern of experimenting with initial dialogues of Sociology and Theater, based on adapted textual cuts that guide the problematization of social events. Thus, from the methodological design of OCEM-Sociology, our research problematizes the use of the theatrical resource, being an aggregator to the concept of powerful knowledge, developed by Michael Young (1915-2002). In this way, we explored the Teatro na Escola Portal, a totally free website, which is configured as a space created and destined to share information and reflections on the teaching of theater in school and in the classroom. Thus, in this investigation, the methodological magnifying glass is of an exploratory and bibliographic nature, of a qualitative nature, based on books and some periodicals, websites and electronic journals with choice, among other sources. Finally, this junction, in addition, would allow other ways for students to have contact with different pro-posals for apprehension, experience and discussion of the content, so that they could respond efficiently to the demands and tests required by the curriculum. This evidence shows, in this way, the theater as a pedagogical option attentive to the formation of experiences with the use of different languages.
Keywords: Ensino de Sociologia
Teatro e sociedade
Linguagem dramática
Recurso didático – teatro
Teatro e educação
Sociologia e teatro
Guia pedagógico – Sociologia
Sociology Teaching
Theater and society
Dramatic language
Didactic resource - theater
Theater and education
Sociology and theater
Pedagogical Guide - Sociology
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16708
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LEONARDO BATISTA TEIXEIRA - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2020.pdfLeonardo Batista Teixeira - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS 2020.934.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.