Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16710
Title: Formação de professores de sociologia na UFCG- Campus Sumé: o lugar da teoria e da prática.
Other Titles: Sociology teacher training at UFCG- Campus Sumé: the place of theory and practice.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Andressa da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUZA, Rozenval de Almeida e.
Keywords: Formação de professores - Sociologia;Prática docente - Sociologia;Ensino de Sociologia;Professores de Sociologia;Conhecimento poderoso – Michel Young;Iniciação à docência – PIBID Sociologia;Memórias da docência – PIBID;Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID Sociologia;Teacher training - Sociology;Teaching practice - Sociology;Sociology Teaching;Sociology Professors;Powerful knowledge - Michel Young;Initiation to teaching - PIBID Sociology;Teaching memories - PIBID;Institutional Teaching Initiation Scholarship Program - PIBID Sociology
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Andressa da Silva. Formação de professores de sociologia na UFCG- Campus Sumé: o lugar da teoria e da prática. 73f. 2020. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16710
???metadata.dc.description.resumo???: A formação de professores é uma questão que deve ser sempre alvo de novas pesquisas, levando os cursos a repensarem seus modelos formativos, bem como as demandas que devem ser atendidas. O presente trabalho aborda o tema formação de professores, tendo como título: Formação de Professores de Sociologia na UFCG – Campus Sumé: O Lugar da Teoria e da Prática. Este estudo tem por objetivo analisar nos relatos dos alunos do CDSA/UFCG Campus Sumé-PB que fizeram parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, o PIBID, o lugar da teoria e da prática na formação docente. A metodologia utilizada trata-se de uma pesquisa qualitativa, técnica documental e bibliográfica, através de teóricos que estudam e abordam o tema. A leitura da obra PIBID: Memórias de iniciação à docência faz ponte para a pesquisa com a teoria de Michael Young, na qual o autor refere-se a dois tipos de conhecimento: “o conhecimento dos poderosos” e o “conhecimento poderoso”. Neste sentido, podemos refletir que, os docentes em formação podem ter acesso a práticas que melhorem o seu desempenho e atuação profissional, e com a viabilidade de exercer a prática em sala de aula desde o início da formação, serão capazes de atingir resultados positivos, podendo-se reconhecer isto como conhecimento poderoso. A partir da análise dos dados e dos resultados alcançados nesse trabalho, ficou evidente nas memórias relatadas que é possível comprovar o lugar da teoria com ênfase da prática trazidas no Programa de Bolsa de Iniciação à Docência.
Abstract: Teacher training is an issue that should always be the subject of new research, leading courses to rethink their training models, as well as the demands that must be met. This work addresses the theme of teacher training with the title: Teacher Training of Sociology at UFCG Campus Sumé - The Theory and Practice Place. This study aims to analyze in students’ reports from the CDSA / UFCG Campus Sumé-PB who were part of the Scholarships Institutional Program for Teaching Initiation, PIBID (in Portuguese), the place of theory and practice in teacher education. The methodology used is a qualitative, documentary and bibliographic technique research, through theorists who study and approach the theme. The reading of the work PIBID: Memories of initiation to teaching is a bridge to the research of Michael Young's theory, in which the author refers to two types of knowledge: "the knowledge of the powerful" and "powerful knowledge". In this sense, it is possible reflect that the teachers in training may have access to practices that improve their professional label and performance, and with the feasibility of exercising the teaching practice in the classroom since the beginning of the training, they will be able to achieve positive results, being able to if you recognize this as powerful knowledge. From the analysis of the data and results achieved in this work, it was evident in the reported memories that it is possible to prove the place of theory with an emphasis on practice brought up in the Teaching Initiation Scholarship Program.
Keywords: Formação de professores - Sociologia
Prática docente - Sociologia
Ensino de Sociologia
Professores de Sociologia
Conhecimento poderoso – Michel Young
Iniciação à docência – PIBID Sociologia
Memórias da docência – PIBID
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID Sociologia
Teacher training - Sociology
Teaching practice - Sociology
Sociology Teaching
Sociology Professors
Powerful knowledge - Michel Young
Initiation to teaching - PIBID Sociology
Teaching memories - PIBID
Institutional Teaching Initiation Scholarship Program - PIBID Sociology
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16710
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDRESSA DA SILVA LIMA - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2020.pdfAndressa da Silva Lima - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS 2020.874.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.