Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16725
Title: Satisfação profissional dos contadores docentes: um estudo nas Instituições de Ensino Superior no Sertão da Paraíba.
Other Titles: Professional satisfaction of teaching accountants: a study in Higher Education Institutions in the Sertão da Paraíba.
???metadata.dc.creator???: PEREIRA, Janaina de Kássia Alves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Marcos Macri.
Keywords: Docentes Contadores;Habilidades e Competências;Instituição de Ensino Superior;Conhecimento;Accountant Teachers;Skills and Competences;Higher Education Institution;Knowledge
Issue Date: Nov-2012
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PEREIRA, Janaina de Kássia Alves. Satisfação profissional dos contadores docentes: um estudo nas Instituições de Ensino Superior no Sertão da Paraíba. 2012. 66fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2012.
???metadata.dc.description.resumo???: As mudanças advindas no cenário econômico mundial exigem dos profissionais habilidades e preparo no desempenho de suas atividades, não sendo diferente com os profissionais docentes contadores. As questões relativas à profissão constituem uma preocupação constante de todos os trabalhadores de tal modo que fatores relacionados á satisfação e insatisfação são objetos de importância reconhecida pelos investigadores, pelos profissionais e pelas instituições. Toda atividade, para que seja efetivada mobiliza em um trabalhador um leque de competências e habilidades particulares a elas, fato este que também ocorre nas Universidades, pois elas são responsáveis por um dos mais valiosos produtos da humanidade que é o conhecimento. Este estudo objetivou investigar por meio de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, a satisfação dos contadores docentes do curso de Ciências Contábeis das instituições do Ensino Superiores Públicas e Privadas do Sertão da Paraíba. O estudo apresenta um total de 18 docentes nas IES, esse número diz respeito aos docentes ativos.
Abstract: The resulting changes of the global economic position require skills and preparation from professionals to performing their activities; this is not different for professional accountant teachers. Issues related to the profession represent a constant concern from all of the workers so that factors related to the satisfaction and dissatisfaction are important objects recognized by researchers, professionals and institutions. Every activity, to be carried on a worker mobilizes a specific range of skills and abilities from themselves, this fact also happensat universities, because they are responsible for one of the most valuable products of humanity, the knowledge. This study aimed investigating the satisfaction level of college educations counter teachers of public and private institutions of Sertão of Paraiba. The study presents a total of 18 teachers of the “IES” this number concerns to the active teachers.
Keywords: Docentes Contadores
Habilidades e Competências
Instituição de Ensino Superior
Conhecimento
Accountant Teachers
Skills and Competences
Higher Education Institution
Knowledge
???metadata.dc.subject.cnpq???: Contabilidade
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16725
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JANAÍNA DE KÁSSIA ALVES PEREIRA - TCC C. CONTÁBEIS 2012.pdfJanaina de Kássia Alves Pereira - TCC Ciências Contábeis 2012395.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.