Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16728
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNASCIMENTO, T. C. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9816430687565695pt_BR
dc.contributor.advisor1CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.-
dc.contributor.advisor1IDCAVALCANTE NETO, F. T.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4641855432861816pt_BR
dc.contributor.referee1FRANÇA, José Nascimento.-
dc.contributor.referee2SILVA, Isaac Alexandre da.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2021.dissertacao.nascimento-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.nascimento-
dc.description.resumoA pesquisa foi desenvolvida a partir da percepção de um número considerável de estudantes negros camponeses, moradores, arrendatários, meeiros de minifúndios no município de Sumé, Cariri paraibano. A presença da questão agrária no Brasil dentro do ensino das escolas, é de fundamental importância para a formação reflexiva dos estudantes. Assim, o presente estudo realizou a pesquisa sobre a formação camponesa negra no município de Sumé a partir do século XIX, utilizando-se de fontes eclesiásticas, assim como cartorárias, inventários, censos, legislações, além de um aparato bibliográfico. Foi utilizado o materialismo histórico-dialético marxista para analisar as contradições existentes no campo agrário e através da luta de classes entre os latifundiários e o povo negro escravizado, formadores de uma classe campesina negra na região sumeense. Essa estratificação do povo negro camponês vem se perpetuando nos dias atuais através do sistema capitalista que se reorganiza buscando novas formas de exclusão desse povo trabalhador. Dessa forma, buscamos observar se o ensino de Sociologia no município de Sumé, problematizava as contradições que permeiam as relações sociais dos estudantes do ensino médio, enquanto camponeses negros descendentes do povo marginalizado e excluído do direito à propriedade da terra. Concluímos, ao término da pesquisa, que nos conteúdos e temas existentes no conjunto de documentos escolares e nos livros didáticos de Sociologia utilizados na rede pública e privada sumeenses, não existe relação com o povo camponês negro. Conteúdo este, imprescindível para ser incluído no componente curricular, tendo em vista, a possibilidade de uma abordagem para o conhecimento revolucionário sobre a realidade dos estudantes da região sumeense.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.programMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleA questão agrária e a formação do campesinato negro no município de Sumé – PB: uma discussão com o ensino de Sociologia.pt_BR
dc.date.issued2020-11-13-
dc.description.abstractThe research was developed based on the perception of a good number of black peasant students, that live as residents, tenants or sharecroppers in Sumé, Cariri paraibano. The agrarian theme in the study guide at the schools in Brazil is very important in order to have reflective formation of students. Thus, this capstone carried out a research on the black rural students’ graduation in Sumé starting on XIX century, using ecclesiastics sources, and also using notary publics, inventories, censuses, legislation besides a structured bibliographic reference. Marxist historic-dialectical materialism was used to analyze the contradictions in the agrarian field and, throughout the class struggle between the landowners and the slave black community, who formed a black peasant community in Sumé area. This part of black peasant community has been keeping themselves nowadays through the capitalist system that reorganizes themselves seeking for new ways to keep this hard work community apart. Based on that, it was observed if the Sociology’s teaching in Sumé was bringing up the problem of the contradiction that affects the social relationship among the High School students as black descendants of an excluded and marginalized people from their rights to land. At the end of this research, it was concluded that in the content and themes in the number of school documents and the Sociology books used either on a public or private school in Sumé, there is no relation with the black peasen. It is very important to add this kind of content to the curriculum, seeking a possibility to bring up the revolutionary knowledge about Sumé students' reality.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16728-
dc.date.accessioned2020-12-17T02:32:36Z-
dc.date.available2020-12-17-
dc.date.available2020-12-17T02:32:36Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectCampesinato negropt_BR
dc.subjectNegros camponesespt_BR
dc.subjectSumé - PB - campesinatopt_BR
dc.subjectHistória de Sumé - PBpt_BR
dc.subjectCariri Paraibano - campesinatopt_BR
dc.subjectEnsino de Sociologia - campesinatopt_BR
dc.subjectCamponesespt_BR
dc.subjectQuestão agrária - Sumé - PBpt_BR
dc.subjectPovos originários - Cariri Paraibanopt_BR
dc.subjectEtnocídiopt_BR
dc.subjectHistória da Paraíba - Sesmariaspt_BR
dc.subjectSesmarias - Paraíbapt_BR
dc.subjectFormação camponesa - Sumé - PBpt_BR
dc.subjectMaterialismo histórico-dialético - Karl Marxpt_BR
dc.subjectLuta de classespt_BR
dc.subjectLatifundiários - PBpt_BR
dc.subjectClasse campesina negrapt_BR
dc.subjectLivros didáticos - Sociologiapt_BR
dc.subjectEscravidão africana - Sumé - PBpt_BR
dc.subjectProtocampesinatopt_BR
dc.subjectSão Thomé - Sumé - PBpt_BR
dc.subjectCensos demográficos - Paraíbapt_BR
dc.subjectCapitanias hereditáriaspt_BR
dc.subjectBlack peasantrypt_BR
dc.subjectBlack peasantspt_BR
dc.subjectSociology teaching - peasantrypt_BR
dc.subjectEnseñanza de la sociología - campesinadopt_BR
dc.subjectCampesinos negrospt_BR
dc.subjectClase campesina negrapt_BR
dc.subjectBlack peasant classpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNASCIMENTO, Tomires da Costa e Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe agrarian issue and the formation of the black peasantry in the municipality of Sumé - PB: a discussion with the teaching of sociology.pt_BR
dc.title.alternativeEl tema agrario y la formación del campesinado negro en el municipio de Sumé - PB: una discusión con la docencia de la sociología.pt_BR
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Tomires Costa e Silva. A questão agrária e a formação do campesinato negro no município de Sumé – PB: uma discussão com o ensino de Sociologia. 2020. 308f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16728pt_BR
dc.description.resumenLa investigación fue desarrollada a partir de la percepción de un número considerable de estudiantes campesinos negros, residentes, arrendatarios y granjeros de minifundio en el municipio de Sumé, Cariri paraibano. La presencia de la cuestión agraria en Brasil dentro del plan de enseñanza en las escuelas, es de fundamental importancia para la formación reflexiva de los estudiantes. Así, el presente estudio realizo la investigación sobre la formación campesina negra en el municipio de Sumé a partir del siglo XIX, utilizando fuentes eclesiásticas, así como registros, inventarios, censos, legislaciones, además de un aparato bibliográfico. Fue utilizado el materialismo histórico dialectico marxista para analizar las contradicciones existentes en el campo agrario y a través de la lucha de clases entre latifundistas y el pueblo negro esclavizado, formadores de una clase campesina negra en la región sumeense. Esa estratificación del pueblo negro campesino se viene perpetuando en los días actuales a través del sistema capitalista que se reorganiza buscando nuevas formas de exclusión de este pueblo trabajador. De esta forma, buscamos observar si la enseñanza de Sociología en el municipio de Sumé, problematizaba las contradicciones impregnadas en las relaciones sociales de los estudiantes de enseñanza media, en cuanto a campesinos negros descendientes del pueblo marginalizado y excluido del derecho de propiedad de las tierras. Concluimos, al término de la investigación, que los contenidos y temas existentes en el conjunto de documentos escolares y en los libros didácticos de Sociología utilizados en la red pública y privada sumeenses, no tienen relación con el pueblo campesino negro. Este contenido, es imprescindible para ser incluido en el componente curricular, teniendo en vista, la posibilidad de ahondar para el conocimiento revolucionario sobre la realidad de los estudiantes de la región sumeense.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA - DISSERTAÇÕES

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TOMIRES COSTA E SILVA NASCIMENTO - DISSERTAÇÃO PROFSOCIO CDSA 2020.pdfTomires da Costa e Silva Nascimento - Dissertação PROFSOCIO CDSA 20207.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.