Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16744
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, J. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2263216001299126pt_BR
dc.contributor.advisor1BATISTA, Fabiano Ferreira.-
dc.contributor.advisor1IDBATISTA, F. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6704870624223908pt_BR
dc.contributor.referee1MELO, Janaína Ferreira Marques de.-
dc.contributor.referee1IDMELO, J. F. M.pt_BR
dc.description.resumoCom o progressivo desenvolvimento do mercado, a facilidade no acesso, e o gradativo aumento no consumo, os gestores buscam um diferencial para maximizar os seus lucros, logo, a formação de preço de venda entra como fator determinante na busca pela lucratividade, principalmente no que se refere à correta escolha da estratégia e métodos. Para que isso aconteça é necessário observar diversos fatores: informações sobre o mercado, fatores internos e externos. Atendendo assim as necessidades da empresa. Este trabalho tem como objetivo descrever os métodos de apropriação dos custos e estratégias de formação de preço utilizadas pelas concessionárias das cidades de Sousa/PB e Cajazeiras/PB, frente à relação de dependência com as montadoras, utilizando-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva. Este objetivo foi obtido por meio da aplicação de questionário elaborado a partir da pesquisa bibliográfica que compõe este trabalho. A presente pesquisa contou com a colaboração de quatro concessionárias. Como resultado, constatou-se, que o método mais utilizado na formação de preços nas concessionárias é o Mark-up, e a apropriação dos custos é realizada pelo custeio por absorção na maioria. O critério ABC também foi citado, as estratégias mais utilizadas de preços competitivos são a de igualar os preços ao dos concorrentes e a de cotar por baixo do preço da competição. Diante de autos custos e forte tributação incidente o preço dos veículos são influenciados ainda por fatores internos: custos e externos: características do mercado e nas decisões das empresas concorrentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqContabilidadept_BR
dc.titleFormação de preço de venda: um estudo acerca dos métodos e estratégias utilizadas pelas concessionárias de veículos automotores nas cidades de Sousa/PB e Cajazeiras/PB.pt_BR
dc.date.issued2012-11-07-
dc.description.abstractWith the progressive development of the market, ease of access, and the gradual increase in consumption, managers seek a differential to maximize their profits, so the formation of the selling price enters as a determining factor in the quest for profitability, especially in refers to the correct choice of strategy and methods. For this to happen it is necessary to observe several factors: market information, internal and external factors. Thus meeting the needs of the company. This paper aims to describe the methods of appropriation of costs and pricing strategies used by utilities in the cities of Sousa / PB and Cajazeiras / PB, opposite the dependency relationship with automakers, using a qualitative and descriptive . This goal was achieved by using a questionnaire developed from the literature that makes this work. This study had the collaboration of four dealerships. As a result, it was found that the most common method in pricing in dealerships is the Mark-up and costs ownership is held by the absorption costing the most. The criterion was also named ABC, the most used strategies are competitively priced to match the prices of competitors and the quote below the price of the competition. Before cars and heavy taxation incident costs the price of the vehicles are still influenced by internal factors: costs and externalities: market characteristics and decisions of competitors.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16744-
dc.date.accessioned2020-12-17T19:40:57Z-
dc.date.available2020-12-17-
dc.date.available2020-12-17T19:40:57Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação de Preçopt_BR
dc.subjectConcessionáriaspt_BR
dc.subjectInformações do Mercadopt_BR
dc.subjectFatores Internos e Externospt_BR
dc.subjectMétodos de Custeiopt_BR
dc.subjectInfluência dos Tributospt_BR
dc.subjectPricingpt_BR
dc.subjectConcessionairespt_BR
dc.subjectMarket Informationpt_BR
dc.subjectInternal and External fFctorspt_BR
dc.subjectCosting Methodspt_BR
dc.subjectInfluence of Taxespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Joelha Pereira da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSales price formation: a study about the methods and strategies used by car dealers in the cities of Sousa/PB and Cajazeiras/PB.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Joelha Pereira da. Formação de preço de venda: um estudo acerca dos métodos e estratégias utilizadas pelas concessionárias de veículos automotores nas cidades de Sousa/PB e Cajazeiras/PB. 2012. 59fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2012.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOELHA PEREIRA DA SILVA - TCC C. CONTÁBEIS 2012.pdfJoelha Pereira da Silva - TCC Ciências Contábeis 2012509.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.