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Title: Alienação em relação à disciplina de sociologia no ensino médio: um estudo a partir da escola de referência em ensino médio Gil Rodrigues na cidade de Vertentes-PE.
Other Titles: Alienation in relation to the discipline of sociology in high school: a study from the reference school in high school Gil Rodrigues in the city of Vertentes-PE.
???metadata.dc.creator???: MENEZES, Manoel Brito.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Luciano da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PAULO , Maria de Assunção Lima de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BELTRAME, Matheus Maria.
Keywords: Ensino Médio;Sociologia;Marx;Alienação;High School;Sociology;Alienation;Ensino de Sociologia
Issue Date: Sep-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MENEZES, M. B. Alienação em relação à disciplina de sociologia no ensino médio: um estudo a partir da escola de referência em ensino médio Gil Rodrigues na cidade de Vertentes-PE. 2020. 137 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa desenvolve um estudo de caso sobre a situação da disciplina de Sociologia na Escola de Referência em Ensino Médio Gil Rodrigues, localizada na cidade de Vertentes-PE. Objetiva refletir sobre os elementos que contribuem para que os/as alunos/as se mostrem alienados dos conteúdos desta disciplina. Nesse sentido, o referencial teórico articula a concepção de alienação de Marx (1982, 2004, 2011, 2013), Marx e Engels (2010, 2011a, 2011b) e sua recepção no contexto brasileiro (RANIERI; FREIRE, 2000, 2017). Busca-se, dessa forma, uma apropriação reflexiva do conceito de alienação para realizar uma interpretação da dinâmica do funcionamento do ensino de sociologia nas escolas públicas a partir das perspectivas do/a professor/a e dos/as alunos/as (HANDFAS, MAIÇARA e FRAGA; LEAL e YOUNG; CARNIEL e BUENO, 2015, 2015, 2018). A pesquisa tem um caráter qualitativo, utilizando a entrevista como instrumento de coleta de dados e a observação simples como técnica complementar do processo, no qual os sujeitos pesquisados são alunos/as e professores/as da escola campo. Todos os dados levantados na coleta passaram por um processo de análise onde a realidade encontrada foi ancorada pelas teorias discutidas neste trabalho. Como resultado, a pesquisa demonstra que a alienação em relação à sociologia pode ser compreendida a partir de vários fatores, dentre eles: a falta de interesse por parte dos/as discentes, a quantidade de aulas durante a semana, a carência de profissionais formados na área de sociologia e o próprio sistema educacional, que através de questões burocráticas inviabilizam um avanço dessa área de conhecimento. Assim, percebe-se que a alienação está presente de maneira sutil na medida em que os/as alunos/as se mostram alheios às próprias produções, refletindo diretamente na maneira como tomam decisões na vida social.
Abstract: This research develops a case study on the situation of the discipline of Sociology at Gil Rodrigues Reference School, located in the city of Vertentes - PE. It aims to reflect on the elements that contribute for the students to show themselves alienated from the contents of this discipline. Along this line, the theoretical framework articulates the concept of alienation by Marx (1982, 2004, 2011, 2013), Marx and Engels (2010, 2011a, 2011b) and their reception in the Brazilian context (RANIERI; FREIRE, 2000, 2017). In this way, a reflexive appropriation of the concept of alienation is sought to carry out an interpretation of the dynamics of the functioning of sociology teaching in public schools from the teachers’ and students’ perspectives (HANDFAS, MAIÇARA and FRAGA; LEAL and YOUNG; CARNIEL and BUENO, 2015, 2015, 2018). The research has a qualitative character, using the interview as an instrument of data collection and simple observation as a complementary technique of the process, in which the researched subjects are students and teachers from the field school. All data gathered in the collection went through an analysis process where the reality found was anchored in the theories discussed in this work. As a result, the research shows that alienation concerning sociology can be understood from several factors, including: the students' lack of interest, the number of weekly classes, the scarcity of professionals trained in the field of sociology and the teaching system itself, which, due to bureaucratic issues, make it impossible to advance in this area of knowledge. Thus, it is clear that alienation is present in a subtle way, as students are alien to their own productions, directly reflecting on the way they make decisions in social life.
Keywords: Ensino Médio
Sociologia
Marx
Alienação
High School
Sociology
Alienation
Ensino de Sociologia
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Sociais
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16787
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Campina Grande

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MANOEL BRITO MENEZES – DISSERTAÇÃO (PROFSOCIO) 2020.pdf1.27 MBAdobe PDFView/Open


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