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dc.creator.IDFERNANDES, K. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5259889733355477pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Severino José de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, S. J.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6473536082145901pt_BR
dc.contributor.referee1PAULO , Maria Assunção Lima de.-
dc.contributor.referee2MONTEIRO , José Marciano.-
dc.contributor.referee3SANTANA, Maurino Medeiros de.-
dc.description.resumoA interação dos jovens com o universo virtual tornou-se frequente no ambiente escolar e tem gerado inúmeras transformações culturais, políticas e educacionais, além do que ganhou maior ênfase diante da expansão do Covid-19 que ocasionou nas suspensões das aulas presenciais. Esse cenário nos leva ao objetivo de estudar os impactos das redes sociais na educação e, particularmente, numa escola pública, identificando e analisando como os jovens estudantes usam e como pensam essas redes sociais, considerando os alunos do Ensino Médio do município de Montadas - PB. De modo a compreender como essa forma de pensar e o hábito do uso podem impactar em seu processo formativo educacional sob a perspectiva sociológica. Para isso, fizemos uma análise da literatura que trata das transformações experimentadas pela sociedade contemporânea através do quadro conceitual dialogando comas importantes influencias teóricas acerca da discussão desse fenômeno, como: Zygmunt Bauman, Manuel Castells, Raquel Recuero e Pierre Lévy e verificamos em perspectiva histórica como os estudos vieram avançando em termos conceituais e metodológicos desde a popularização da tecnologia WEB 2.0. Além disso, apresentamos as contribuições de Bauman no que se diz respeito aos aspectos teórico-metodológico, de modo a promover o diálogo vivo, como prática sociológica, com as experiências e as vivências dos estudantes, compreendendo os saberes da vida cotidiana pelos mesmos durante todo o processo da pesquisa, observando atentamente o comportamento no ambiente escolar e fazendo uso de reuniões de grupos focais, entrevistas semiestruturadas via WhatsApp e aplicações de questionários na sala de aula e nas plataformas digitais como procedimentos metodológicos para o desenvolvimento da pesquisa. Apresentando, ainda, as limitações e problemas enfrentados devido à crise sanitária e a implantação do ensino remoto que desafiou seu desenvolvimento. O frequente uso do aparelho smartphone intensificou as visitas nas plataformas digitais, inclusive nas redes sociais, sobretudo para atender as necessidades estudantis em tempo de pandemia, dividindo o acesso à internet, antes exclusivo para a manutenção de suas relações sociais, agora com as atividades escolares. Cabendo a Sociologia, portanto, a vocação de identificar no mundo vivido as possibilidades de produção de conhecimento a partir da reflexão da vida cotidiana e estimular a liberdade de escolha diante dos problemas e dos dilemas vivenciados, especialmente no contexto escolar com a eclosão do mundo virtual através das redes sociais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - CAMPINA GRANDEpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociaispt_BR
dc.titleEscola e redes sociais: uma reflexão possível.pt_BR
dc.date.issued2020-08-21-
dc.description.abstractThe interplay of young people with virtual space became frequent in school environment and has created countless cultural, political and educacional changes, besides it obtained more emphasis due the expansion of Covid-19 which caused the suspension of face-to-face classes. This scenario lead us to the aim of studying the impacts of social network in the education and, particularly, at a public school, identifying and analyzing how young students use and how they think about these social networks, considering high school students in the municipality of Montadas – PB. For the purpose of understand how this mindset and the habit of using it can impact in their educational formative process from a sociologycal perspective. For this, we made a literature analysis that attend to the changes lived by the comtemporary society through the conceptual framework, debating with important theoretical influences about this phenomenon discussion, such as: Zygmunt Bauman, Manuel Castells, Raquel Recuero e Pierre Lévy and we verified in historical perpective how studies evoluated about conceptual and methodological terms since popularization of WEB 2.0 technology. Furthermore, we introduced contributions of Balman with the regard to theoricalmethodological aspects, to promote living dialogue, as a sociological practice, with the students experiences and exposures, to understand the knowledges of daily life by them during the whole research process, mindfully observing the behavior in the school environment and making use of focus group meetings, semi-structured interviews by WhatsApp and applying questionnaires in the classroom and on digital platforms as methodological procedures to the research development. Also introducing the limitations and problems faced because of health crisis and the implementation of remote learning which challenged its development. The frequent use of smartphone device enhance the visits in digital plataforms, including social networks, mainly to attend the students demand in pandemic times, dividing internet access, previously only to maintaining their social relationships, now with school activities. Therefore, Sociology has the vocation to identify in the lived world the possibilities of knowledge production based on the reflection of everyday life and to stimulate freedom of choice in the face of the problems and dilemas experienced, especially in the school contexto with the emergence of the virtual world through social networks.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16788-
dc.date.accessioned2020-12-21T20:05:48Z-
dc.date.available2020-12-21-
dc.date.available2020-12-21T20:05:48Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectRedes Sociaispt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectSocial Networkspt_BR
dc.subjectSociologypt_BR
dc.subjectYouthpt_BR
dc.subjectPandemia e educação-
dc.subjectEscola e redes sociais-
dc.subjectSmartphone e educação-
dc.subjectMídias sociais-
dc.subjectModernidade líquida-
dc.subjectPòs-modernidade-
dc.subjectEnsino médio e redes sociais-
dc.subjectSociologia - Zigmunt Bauman-
dc.subjectZigmunt Bauman - Sociologia-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERNANDES, Kaline Gomes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSchool and social networks: a possible reflection.pt_BR
dc.identifier.citationFERNANDES, K. G. Escola e redes sociais: uma reflexão possível. 2020. 162 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Campina Grande

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