Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16828
Title: Projeto político pedagógico e educação ambiental: da concepção tecnicista á prática crítico-reflexiva sustentável.
Other Titles: Pedagogical political project and environmental education: from technicist conception to critical and reflexive sustainable practice.
???metadata.dc.creator???: ABREU, Ireneide Gomes de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUTO, Jacob Silva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: KONIG, Annemarie.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PEREIRA, Jogerson Gomes Pinto.
???metadata.dc.contributor.referee3???: SILVA, Marluce Pereira da.
???metadata.dc.contributor.referee4???: RIBEIRO, Silvana Eloisa da Silva.
Keywords: Educação ambiental;Projeto político pedagógico;Semiárido Paraibano;Ensino Fundamental – educação ambiental;Práticas ambientais – escola;Concepções de meio ambiente – Educação;Educação crítico-reflexiva;environmental education;Pedagogical political project;Paraiba Semiarid;Elementary Education - Environmental Education;Environmental practices - school;Conceptions of the environment - Education;Critical-reflective education
Issue Date: Aug-2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ABREU, Ireneide Gomes de. Projeto político pedagógico e educação ambiental: da concepção tecnicista á prática crítico-reflexiva sustentável. 110f. 2013. (Tese de Doutorado em Recursos Naturais), Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais, Centro de Tecnologias e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16828
???metadata.dc.description.resumo???: Diversas instituições sociais brasileiras têm discutido a capacidade da Educação Ambiental (EA) no processo de mudanças nos comportamentos dos educandos em relação ao meio ambiente, contribuindo no enfrentamento dos problemas socioambientais. No entanto, as concepções e práticas ambientais desenvolvidas nas escolas podem impor limites à construção deste tipo de EA. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é analisar as concepções de meio ambiente, de EA e práticas ambientais, verificando em que sentido a inexistência do Projeto Político Pedagógico (PPP) tem influenciado nestas concepções desenvolvidas pelos educadores nas seguintes escolas: E. M. E. I. E. F. M. Santo Onofre, E. M. E. I. E. F. João Pereira da Silva, Grupo Escolar Castelo Branco e E. M. E. I. E. F. José Mariano da Nóbrega, localizadas no município de Junco do Seridó-PB. Para atingir os objetivos propostos, utilizou-se a metodologia qualitativa e quantitativa, por meio de análise bibliográfica e documental sobre a temática ambiental e se realizou observação in locus, entrevistas com 17 educadores. Os resultados apontam para a presença das visões tecnicistas e românticas de EA; prevalecendo a concepção de meio ambiente biorregionalista, que não é concretizada no cotidiano escolar. A inexistência do PPP nas escolas de Junco do Seridó tem influenciado nas concepções e práticas educativas ambientais, pois os problemas ambientais que afetam a comunidade não são trabalhados no processo de ensino e aprendizagem. Portanto, tais concepções distanciam a EA das dimensões sociais, culturais e políticas, dificultando a construção de uma Educação Ambiental crítico-reflexiva sustentável.
Abstract: Several Brazilian social institutions have discussed the capability of the Environmental Education (EE) of changing learners´ attitudes towards the environment and fighting socio-environmental problems. But, the environmental conceptions and practices carried out in schools can restrict such education. Thus, the primary objective of this work is to analyze the environment conceptions of the environment, Environmental Education, and environmental practices by verifying how the inexistence of the political and pedagogical project (PPP) has affected these conceptions developed by education professionals at the E. M. E. I. E. F. M Santo Onofre, E. M. E. I. E. F. João Pereira da Silva, Grupo Escolar Castelo Branco, and E. M. E. I. E. F. José Mariano da Nóbrega in the municipality of Junco do Seridó-PB. The study used a qualitative-quantitative research methodology through a bibliographic and documental analysis on environmental issues besides observations in locus and interviews with 17 education professionals. The results showed the existence of romantic and technicist views on EE with a bio-regionalist environmental conception not concretely developed in the schools. The inexistence of PPP in Junco do Seridó schools has affected environmental conceptions and practices in education because the environmental problems affecting the community have not been approached in learning-teaching process. Hence, this fact has kept EE away from social, cultural and political dimensions, impairing the building of critical reflexive sustainable Environmental Education.
Keywords: Educação ambiental
Projeto político pedagógico
Semiárido Paraibano
Ensino Fundamental – educação ambiental
Práticas ambientais – escola
Concepções de meio ambiente – Educação
Educação crítico-reflexiva
environmental education
Pedagogical political project
Paraiba Semiarid
Elementary Education - Environmental Education
Environmental practices - school
Conceptions of the environment - Education
Critical-reflective education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Recursos Naturais.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16828
Appears in Collections:Doutorado em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IRENEIDE GOMES DE ABREU - TESE PPGRN 2013.pdfIreneide Gomes de Abreu - TESE PPGRN 2013.978.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.