Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16828
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDABREU, I. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7967580792029663pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUTO, Jacob Silva.-
dc.contributor.advisor1IDSOUTO, J. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9362236927970793pt_BR
dc.contributor.referee1KONIG, Annemarie.-
dc.contributor.referee2PEREIRA, Jogerson Gomes Pinto.-
dc.contributor.referee3SILVA, Marluce Pereira da.-
dc.contributor.referee4RIBEIRO, Silvana Eloisa da Silva.-
dc.description.resumoDiversas instituições sociais brasileiras têm discutido a capacidade da Educação Ambiental (EA) no processo de mudanças nos comportamentos dos educandos em relação ao meio ambiente, contribuindo no enfrentamento dos problemas socioambientais. No entanto, as concepções e práticas ambientais desenvolvidas nas escolas podem impor limites à construção deste tipo de EA. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é analisar as concepções de meio ambiente, de EA e práticas ambientais, verificando em que sentido a inexistência do Projeto Político Pedagógico (PPP) tem influenciado nestas concepções desenvolvidas pelos educadores nas seguintes escolas: E. M. E. I. E. F. M. Santo Onofre, E. M. E. I. E. F. João Pereira da Silva, Grupo Escolar Castelo Branco e E. M. E. I. E. F. José Mariano da Nóbrega, localizadas no município de Junco do Seridó-PB. Para atingir os objetivos propostos, utilizou-se a metodologia qualitativa e quantitativa, por meio de análise bibliográfica e documental sobre a temática ambiental e se realizou observação in locus, entrevistas com 17 educadores. Os resultados apontam para a presença das visões tecnicistas e românticas de EA; prevalecendo a concepção de meio ambiente biorregionalista, que não é concretizada no cotidiano escolar. A inexistência do PPP nas escolas de Junco do Seridó tem influenciado nas concepções e práticas educativas ambientais, pois os problemas ambientais que afetam a comunidade não são trabalhados no processo de ensino e aprendizagem. Portanto, tais concepções distanciam a EA das dimensões sociais, culturais e políticas, dificultando a construção de uma Educação Ambiental crítico-reflexiva sustentável.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqRecursos Naturais.pt_BR
dc.titleProjeto político pedagógico e educação ambiental: da concepção tecnicista á prática crítico-reflexiva sustentável.pt_BR
dc.date.issued2013-08-
dc.description.abstractSeveral Brazilian social institutions have discussed the capability of the Environmental Education (EE) of changing learners´ attitudes towards the environment and fighting socio-environmental problems. But, the environmental conceptions and practices carried out in schools can restrict such education. Thus, the primary objective of this work is to analyze the environment conceptions of the environment, Environmental Education, and environmental practices by verifying how the inexistence of the political and pedagogical project (PPP) has affected these conceptions developed by education professionals at the E. M. E. I. E. F. M Santo Onofre, E. M. E. I. E. F. João Pereira da Silva, Grupo Escolar Castelo Branco, and E. M. E. I. E. F. José Mariano da Nóbrega in the municipality of Junco do Seridó-PB. The study used a qualitative-quantitative research methodology through a bibliographic and documental analysis on environmental issues besides observations in locus and interviews with 17 education professionals. The results showed the existence of romantic and technicist views on EE with a bio-regionalist environmental conception not concretely developed in the schools. The inexistence of PPP in Junco do Seridó schools has affected environmental conceptions and practices in education because the environmental problems affecting the community have not been approached in learning-teaching process. Hence, this fact has kept EE away from social, cultural and political dimensions, impairing the building of critical reflexive sustainable Environmental Education.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16828-
dc.date.accessioned2020-12-29T15:54:40Z-
dc.date.available2020-12-29-
dc.date.available2020-12-29T15:54:40Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectProjeto político pedagógicopt_BR
dc.subjectSemiárido Paraibanopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental – educação ambientalpt_BR
dc.subjectPráticas ambientais – escolapt_BR
dc.subjectConcepções de meio ambiente – Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação crítico-reflexivapt_BR
dc.subjectenvironmental educationpt_BR
dc.subjectPedagogical political projectpt_BR
dc.subjectParaiba Semiaridpt_BR
dc.subjectElementary Education - Environmental Educationpt_BR
dc.subjectEnvironmental practices - schoolpt_BR
dc.subjectConceptions of the environment - Educationpt_BR
dc.subjectCritical-reflective educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorABREU, Ireneide Gomes de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePedagogical political project and environmental education: from technicist conception to critical and reflexive sustainable practice.pt_BR
dc.identifier.citationABREU, Ireneide Gomes de. Projeto político pedagógico e educação ambiental: da concepção tecnicista á prática crítico-reflexiva sustentável. 110f. 2013. (Tese de Doutorado em Recursos Naturais), Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais, Centro de Tecnologias e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16828pt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IRENEIDE GOMES DE ABREU - TESE PPGRN 2013.pdfIreneide Gomes de Abreu - TESE PPGRN 2013.978.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.