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Title: Análise da performance social corporativa (PSC) na percepção dos stakeholders envolvidos na produção de soja: um estudo multicasos no estado de Mato Grosso- MT.
Other Titles: Analysis of corporate social performance (PSC) in the perception of stakeholders involved in soy production: a multi-case study in the state of Mato Grosso-MT.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Cássio Giovanni de Aguiar.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FREITAS, Lúcia Santana de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MARTINS, Maria de Fátima.
???metadata.dc.contributor.referee3???: LIRA, Waleska Silveira.
Keywords: Corporate Social Responsibility;Stakeholder;Soybean (Production);Mato Grosso;Responsabilidade social empresarial;Responsabilidad social empresarial;Soja (Produção)
Issue Date: 11-Nov-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, Cássio Giovanni de Aguiar. Análise da performance social corporativa (PSC) na percepção dos stakeholders envolvidos na produção de soja: um estudo multicasos no estado de Mato Grosso- MT. 2016. 330f. (Tese de Doutorado em Recursos Naturais), Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais, Centro de Tecnologias e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16864
???metadata.dc.description.resumo???: A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) representa um novo modelo de gestão, com o entendimento de que suas ações e impactos produtivos devem ser amenizados a ponto de contribuir para melhorar os aspectos relativos à qualidade de vida de todo o conjunto da sociedade, sua forma de gestão organizacional deve estar vinculada aos conceitos da ética e da transparência, orientada por princípios e valores que instituem formas de conexão com as partes interessadas, também conhecidas por stakeholders, com isso seu desempenho é avaliado por meio da Performance Social Corporativa (PSC). Este estudo apresenta como objetivo identificar e analisar a adoção de práticas de RSE por parte das empresas produtoras de soja do estado de Mato Grosso que adotaram o programa Soja Plus e das empresas produtoras de soja da região que não adotaram o mesmo programa, por meio da aplicação de um modelo de PSC, no caso, o modelo tridimensional de performance social de Carroll (1979). Os procedimentos metodológicos deste estudo se consolidaram por meio da pesquisa qualitativa, representada por roteiros de entrevistas semiestruturadas; e da abordagem quantitativa com aplicação de questionários construídos seguindo as diretrizes estabelecidas pelo modelo de Carroll (1979), analisados com apoio da ferramenta Excel. Outros dados e informações relevantes foram obtidos através da observação não participantes. Tanto a coleta como a análise dos dados, se desenvolveram com a utilização da técnica da triangulação. Os resultados comprovaram, através da análise de percepção dos stakeholders, que os dois grupos de produtores de soja são totalmente semelhantes diante de suas dimensões de RSE, de acordo com as variáveis do modelo de Carroll (1979). A Dimensão I - Categorias, demonstrou que para as quatro unidades produtivas de soja o foco ficou dividido entre as variáveis econômica e legal, com relevante homogeneidade de respostas; a Dimensão II - Comportamento e Respostas, não foi muito bem compreendida pelos stakeholders e apresentou resultados dispersos com muita dispersão de respostas; a Dimensão III - Ações e Programas, obteve também uma avaliação homogênea pelos respectivos stakeholders, com exceção dos respectivos gestores, os demais grupos de stakeholders, tiveram a mesma percepção, com ênfase nas ações e programas segurança do produto e consumo. Diante destas evidências, constatou-se que tanto as unidades produtivas adeptas ao programa Soja Plus, quanto àquelas que não adotaram o mesmo programa, são orientadas com foco na da categoria econômica, pelo comportamento e respostas acomodativo, e por ações e programas de segurança do produto. O modelo de PSC utilizado nesta pesquisa, Carroll (1979), evidenciou que o programa Soja Plus não potencializou as empresas produtoras de soja, a ponto de torná-las adeptas às práticas de RSE. Os resultados apontaram também que há falta de transparência e precária comunicação, característica comum entre as empresas pesquisadas neste estudo. Por fim, o estudo concluiu que as quatro organizações sojicultoras, não apresentam ações, políticas ou práticas de RSE, portanto, não existem diferenças nítidas que justifique a adoção de um programa que se propõe como um diferencial com a proposição de práticas de RSE por parte das propriedades que adotaram o programa Soja Plus. O modelo de PSC permitiu concluir que o agronegócio da soja se destaca por avançar pouco e lentamente na adoção de práticas RSE, em contraste às repercussões negativas do setor que aumentam a cada ano.
Abstract: Corporate Social Responsibility (CSR) represents a new management model, with the understanding that its actions and productive impacts should be smoothed to the point of contributing to improve aspects related to the quality of life of the whole society, its Form of organizational management must be linked to the concepts of ethics and transparency, guided by principles and values that establish ways of connecting with stakeholders, also known by stakeholders, with this performance is evaluated through Corporate Social Performance (CSR) . This study aims to identify and analyze the adoption of CSR practices by soybean producers in the state of Mato Grosso who adopted the Soja Plus program and the soybean producers in the region that did not adopt the same program through Application of a PSC model, in this case, the three-dimensional model of social performance of Carroll (1979). The methodological procedures of this study were consolidated through qualitative research, represented by semistructured interview scripts; And the quantitative approach with the application of questionnaires constructed following the guidelines established by the Carroll model (1979), analyzed with the support of the Excel tool. Other relevant data and information were obtained through non-participant observation. Both data collection and analysis were developed using the triangulation technique. The results show that the two groups of soy producers are totally similar to their CSR dimensions, according to the variables of the Carroll model (1979). Dimension I - Categories, showed that for the four soybean production units the focus was divided between economic and legal variables, with relevant homogeneity of responses; Dimension II - Behavior and Responses, was not very well understood by the stakeholders and presented scattered results with a great dispersion of responses; Dimension III - Actions and Programs, also obtained a homogeneous evaluation by the respective stakeholders, with the exception of the respective managers, the other groups of stakeholders, had the same perception, with emphasis on the actions and programs product safety and consumption. In the light of these evidences, it was verified that both the productive units that adhere to the Soja Plus program and those that did not adopt the same program are oriented with a focus on the economic category, the accommodative behavior and responses, and security actions and programs. product. The PSC model used in this research, Carroll (1979), showed that the Soja Plus program did not potentiate soybean producers, to the point of making them adept at CSR practices. The results also pointed out that there is a lack of transparency and precarious communication, a common feature among the companies surveyed in this study. Finally, the study concluded that the four soybean organizations do not present CSR actions, policies or practices, therefore, there are no clear differences that justify the adoption of a program that is proposed as a differential with the CSR practice proposition Of the properties that have adopted the Soja Plus program. The PSC model allowed us to conclude that soybean agribusiness stands out because it has little or no progress in adopting CSR practices, in contrast to the negative repercussions of the sector that increase each year.
Keywords: Corporate Social Responsibility
Stakeholder
Soybean (Production)
Mato Grosso
Responsabilidade social empresarial
Responsabilidad social empresarial
Soja (Produção)
???metadata.dc.subject.cnpq???: Recursos Naturais.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16864
Appears in Collections:Doutorado em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais.

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