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Title: Análise de produtos concebidos como "verdes" á luz do ecodesign: um estudo multicaso.
Other Titles: Analysis of products conceived as "green" in the light of ecodesign: a multi-case study.
???metadata.dc.creator???: ALVES, Isabel Joselita Barbosa da Rocha.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FREITAS, Lúcia Santana de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIRA, Waleska Silveira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAÚJO, Maria de Fátima Ferreira de.
Keywords: Environmental management;Design for the environment;Green product;Gestão ambiental;Gestión ambiental;Design para o ambiente;Diseño para el medio ambiente;Produto verde;Producto verde
Issue Date: 15-Jun-2012
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALVES, Izabel Joselita Barbosa da Rocha. Análise de produtos concebidos como "verdes" á luz do ecodesign: um estudo multicaso. 167f. 2012. (Dissertação de Mestrado em Recursos Naturais), Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais, Centro de Tecnologias e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16961
???metadata.dc.description.resumo???: O ecodesign é uma ferramenta de gestão ambiental, em que a empresa envida esforços para incorporar aspectos ambientais no desenvolvimento de seus produtos. Atualmente para desenvolvimento de produtos que apresentem boa performance ambiental há mais de 150 de ferramentas de ecodesign. O objetivo deste trabalho foi analisar a partir das ferramentas Ecodesign PILOT e TEE, como as estratégias de ecodesign aplicadas a três produtos concebidos como verdes, fabricados por empresas que fazem parte do Prime e/ou ITCG, podem contribuir para melhorar a performance ambiental dos produtos e empresas. Para desenvolver este trabalho, dentro das exigências do Programa, foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva. Em relação ao método optou-se pelo estudo multicaso. Os dados primários foram coletados junto aos proprietários das empresas através de entrevistas e de dois questionários, sendo que, para conhecer a intensividade dos aspectos ambientais dos produtos (matéria-prima, fabricação, transporte, uso ou disposição) adotou-se, na íntegra, o questionário do Assistente do Ecodesign PILOT. Já o segundo questionário, elaborado a partir da TEE, abordou as oito estratégias do Ecodesign. Os resultados mostram que o módulo prismático autoestruturado e o banco carambola são intensivos em matéria-prima e o bloco cerâmico econômico intensivo em fabricação. Destacam-se como aspectos ambientais comuns aos três produtos: os materiais utilizados não causam impactos ambientais; durante o processo produtivo e uso não há geração de resíduos; o consumo de energia na produção é mínimo; têm uma vida útil longa e podem ser reciclados. Concluiu-se que todos os três produtos à luz das duas ferramentas utilizadas, são de fato produtos verdes e que o uso combinado das duas ferramentas, que consideram todo o ciclo de vida, é de grande importância para uma análise mais criteriosa do desempenho ambiental de um produto.
Abstract: The ecodesign is an environmental management tool, in which the company strives to incorporate environmental aspects in developing their products. Currently for the development of products with good environmental performance for more than 150 eco-design tools. The objective of this study was to analyze from the tools Ecodesign PILOT and TEE, as the ecodesign strategies applied to three products designed as green, manufactured by companies that are part of Prime and /or ITCG, can contribute to improving the environmental performance of the products and companies. To develop this work, inside of the demands of the Program, we conducted as exploratory and descriptive research . In relation to the method she opted for the multicase study. The primary data were collected the proprietors of the companies close to through interviews and two questionnaires, and to know the intensiveness of the environmental aspects of the products (raw materials, manufacturing, transportation, use or disposition) it was adopted, in full, the questionnaire of Ecodesign PILOT Assistant. Already the second questionnaire, elaborated starting from TEE, it approached the eight strategies of Ecodesign. The results show that the modulo prismático autoestruturado and the banco carambola are intensive in raw materials and the bloco cerâmico econômico intensive in manufacturig. They stand out as environmental aspects common to the three products: the materials used don't cause environmental impacts; during the productive process and use doesn't have generation of residues; the consumption of energy in the production is minimum; they have a long useful life and they can be recycled. It was concluded that all the three products in the light of two used tools, are in fact green products and that the combined use of two tools, that consider the whole life cycle, is of great importance for a more discerning analysis of the environmental performance of a product.
Keywords: Environmental management
Design for the environment
Green product
Gestão ambiental
Gestión ambiental
Design para o ambiente
Diseño para el medio ambiente
Produto verde
Producto verde
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16961
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais.

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