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Title: Avaliação da performance social corpotativa na ótica dos STAKEHOLDER: proposição de uma metodologia.
Other Titles: Evaluation of corporate social performance from the perspective of STAKEHOLDER: proposing a methodology.
???metadata.dc.creator???: NÓBREGA, Mariana Moura.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CÂNDIDO, Gesinaldo Ataide.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MARTINS, Maria de Fátima.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FREITAS, Lucia Santana de.
???metadata.dc.contributor.referee3???: LIRA, Waleska Silveira.
???metadata.dc.contributor.referee4???: CALLADO, Aldo Leonardo Cunha.
Keywords: Performance Social Corporativa;Responsabilidade Social Corporativa;Stakeholders;Avaliação;Corporate Social Performance;Corporate Social Responsibility;Assessment
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NÓBREGA, Mariana Moura. Avaliação da performance social corporativa na ótica dos STAKEHOLDER: proposição de uma metodologia. 263f. 2016. (Tese de Doutorado em Recursos Naturais), Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais, Centro de Tecnologias e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16988
???metadata.dc.description.resumo???: Essa tese trata das relações entre os negócios, a sociedade e o meio ambiente, com ênfase nos efeitos da atividade corporativa sobre os stakeholders organizacionais, incluindo o meio ambiente. O problema de pesquisa foi estabelecido a partir do reconhecimento da insuficiência dos discursos e práticas associados à responsabilidade social corporativa para conter o aumento dos efeitos negativos dos negócios. A autocrítica da área de estudos que trata desse fenômeno, Business and Society (B&S), aponta para necessidade de superar as abordagens usuais da área. A instrumental, dominante no estudo e na prática, parece oferecer ‘negócios sem ética’, enquanto a oposta, normativa, ofereceria ‘ética sem negócios’. Um caminho possível para contornar esse paradoxo, seguido nessa tese, envolve a incorporação da abordagem de stakeholders aos modelos conceituais, às avaliações e à prática das relações entre negócios e sociedade. A Performance Social Corporativa (PSC), foco principal da tese, é um constructo integrativo, originalmente proposto com o intuito de conciliar as perspectivas normativa e instrumental dessa área de estudos. Ele é voltado ao exame dos efeitos da atividade corporativa sobre a sociedade e é compatível com a abordagem de stakeholders. Contudo, seus desenvolvimentos conceituais ainda não foram suficiente e adequadamente validados devido a diversas limitações nos estudos empíricos que buscam avaliar a PSC. Nesse contexto, o objetivo da tese é propor uma metodologia de avaliação da Performance Social Corporativa baseada nos modelos conceituais e em uma noção de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) ‘remoralizada’ pela incorporação da ótica dos stakeholders. Para tanto, elementos da PSC, da RSC e da Teoria de Stakeholders foram combinados em um desenho de pesquisa estruturado na seguinte lógica: i) análise crítica do estado da arte; ii) identificação de possíveis soluções aos problemas identificados; e iii) escolhas para definição dos aspectos conceituais e operacionais da proposição. A metodologia proposta foi testada em um estudo de caso junto aos funcionários de uma empresa distribuidora de energia com o intuito de refinar a metodologia, verificar sua aplicabilidade e ilustrar algumas possibilidades de análises, auxiliando a compreensão da proposição teórico-metodológica. Esse processo resultou em uma metodologia de avaliação consistente com os modelos de Performance Social Corporativa que contorna limitações típicas dos estudos empíricos da área. Sua abordagem de avaliação é mais ética que a instrumental, mas mais pragmática que a normativa, pois adota a ótica dos stakeholders como padrão de desempenho. Aplicações da metodologia irão gerar uma estrutura matricial de dados que permite investigar expectativas, percepções e avaliações do comportamento corporativo e seus respectivos efeitos sobre os stakeholders em vários níveis de análise. Desse modo, a proposta original da tese contribui com a validação do constructo da PSC e une esforços à busca por formas alternativas para o estudo e a prática das relações entre os negócios, a sociedade e o meio ambiente.
Abstract: This thesis deals with the relations between business, society and the environment, with enphasis on the effects of corporate activity on organizational stakeholders, including the environment. The research problem was established based on the recognition of the insufficiency of corporate social responsibility speeches and practices to restrain the increase of business negative impacts. The self-criticism on the area of study that deals with this phenomenon, Business and Society (B&S), urges for the superation of the area’s usual approaches. The instrumental approach, dominant on studies and practices, seems to offer ‘business without ethics’, while the opposite, normative, would deliver ‘ethics without business’. One possible way out of this paradox, taken on this work, is the incorporation of stakeholders approach on business and society conceptual models, evaluations and practice. Corporate Social Performance (CSP), main focus of this thesis, is an integrative construct, originally proposed to conciliate B&S normative and instrumental perspectives. It’s focused on the examination of business’ effects on society and is compatible with stakeholders’ approach. However, it’s conceptual developments were not enough or properly validated due to several limitations on CSP assessment empirical studies. In this context, this thesis objective is to propose a CSP assessment methodology based on conceptual models and on a Corporate Social Responsibility (CSR) notion ‘remoralized’ by stakeholders perspective. To do so, elements from CSP, CSR and Stakeholders Theory were combined in a research design structured in the following logic: i) state of the art critical analysis; ii) identification of possible solutions to the problems found; iii) chioces to determine conceptual and operational aspectos of the proposed methodology. The proposition was tested in a case study with employees of a power distributor company in order to refine the methodology, confirm its applicability and ilustrate some analysis possibilities, helping the understanding of the theoric-methodological proposal. This process resulted on an assessment methodology that is consistent with Corporate Social Performance models and that overcomes tipical limitations of empirical studies. Its assessment approach is more ethical than instrumental, but more pragmatic than normative approaches, because it adopts stakeholders perspective as performance standard. Applications of the methodology will generate matricial structured data that allows investigating expectations, perceptions and evaluations os corporate behavior and its effects on stakeholders in various levels of analisys. Thereby, the original proposition presented on this thesis contributes with the validation of Corporate Social Performance construct and joins the efforts on seeking for alternative ways of studying and practicing business, society and environment relationships.
Keywords: Performance Social Corporativa
Responsabilidade Social Corporativa
Stakeholders
Avaliação
Corporate Social Performance
Corporate Social Responsibility
Assessment
???metadata.dc.subject.cnpq???: Recursos Naturais
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16988
Appears in Collections:Doutorado em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais.

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