Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17038
Title: Delineamento estratégico de uma loja de gelatos: estudo de caso aplicado no Açaí do Biel LTDA.
Other Titles: Strategic design of a gelato store: a case study applied at Açaí do Biel LTDA.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Guilherme Bomfim.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: VIESI, Wladimir Tadeu.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO, Maria Creuza Borges de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: COUTINHO, Walton Pereira.
Keywords: Planejamento estratégico;Empreendedorismo;Matriz importância-desempenho;Açaí – empresa de;Business Model Canvas – BMC;Matriz SWOT;Análise Slack;Análise de ambiente interno e externo - planejamento;Strategic planning;Entrepreneurship;Performance-importance matrix;Açaí - company of;Slack Analysis;Internal and external environment analysis - planning
Issue Date: 11-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, Guilherme Bomfim. Delineamento estratégico de uma loja de gelatos: estudo de caso aplicado no Açaí do Biel LTDA. 2019. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Engenharia de Produção, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17038
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo elaborar um planejamento estratégico através de um estudo de caso em uma loja de gelatos situada no Estado do Ceará, Brasil. Para auxiliar as análises foram utilizadas informações disponíveis em base de dados (Scopus, Elsevier e Emerald) e realizadas visitas in loco com a aplicação de entrevistas semiestruturadas aos colaboradores da empresa para a obtenção dos dados necessários para discussões dos resultados esperados. Em seguida, foram utilizadas metodologias e ferramentas como: Matriz Importância-Desemprenho, SWOT e 5W2H para a consolidação da identidade organizacional, análise do ambiente externo e interno e delineamento das estratégias. Por fim, se apresentou o empreendimento em um Business Model Canvas - BMC. Como resultados, concluiu-se que o melhor caminho a ser tomado pela empresa é a elaboração de produtos diferenciados com sabores agregados. Além disso, mostrou-se que o Planejamento Estratégico continua sendo uma importante ferramenta para apoiar as empresas nas tomadas de decisão.
Abstract: This paper aims to elaborate a strategic planning through a case study in a gelato shop located in Ceará State, Brazil. To assist the analyzes, information available in the database (Scopus, Elsevier and Emerald) was used and on-site visits were carried out with the application of semistructured interviews to the company's employees to obtain the necessary data to discuss the expected results. Then, we used methodologies and tools such as: Importance-Performance Matrix, SWOT and 5W2H for the consolidation of organizational identity, analysis of external and internal environment and strategy design. Finally, the project was presented in a Business Model Canvas - BMC. As a result, it was concluded that the best way to be taken by the company is the elaboration of differentiated products with added flavors. In addition, it has been shown that Strategic Planning remains an important tool to support companies in decision making.
Keywords: Planejamento estratégico
Empreendedorismo
Matriz importância-desempenho
Açaí – empresa de
Business Model Canvas – BMC
Matriz SWOT
Análise Slack
Análise de ambiente interno e externo - planejamento
Strategic planning
Entrepreneurship
Performance-importance matrix
Açaí - company of
Slack Analysis
Internal and external environment analysis - planning
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17038
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GUILHERME BOMFIM COSTA - TCC ENG. DE PRODUÇÃO CDSA 2019.pdfGuilherme Bomfim Costa - TCC Eng. de Produção CDSA 20191.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.