Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17040
Title: Política de Educação: desafios para sua efetivação no âmbito das instituições federais de ensino superior nos marcos do capitalismo contemporâneo.
Other Titles: Education Policy: challenges for its implementation within the scope of federal higher education institutions within the framework of contemporary capitalism.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Amanda Pordeus da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MAMEDE, Eliane Leite.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FELIX, Maria da Conceição Silva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MELO, Consuelo Barreto Martins de.
Keywords: Política da Educação;Neoliberalismo;Serviço Social;Politics of Education;neoliberalism;Social Service
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Amanda Pordeus da. Política de Educação: desafios para sua efetivação no âmbito das instituições federais de ensino superior nos marcos do capitalismo contemporâneo. 2014. 61 p. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Serviço Social, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho versa sobre a Política de Educação e os desafios para sua efetivação no âmbito das Instituições Federais de Ensino Superior. Também foram analisadas as implicações sofridas pela formação profissional do Serviço Social e suas exigências nos marcos do capitalismo contemporâneo. Tal política é perpassada, historicamente, por profundas mudanças que está intrinsecamente ligado ao sistema de produção capitalista que, por sua vez, visa à formação de mãode-obra qualificada em curto prazo. O projeto neoliberal e o processo de contrarreforma do Estado incidem inúmeros rebatimentos na Política de Educação, expressos pelo processo de adequação do seu sistema educacional às necessidades de respostas do capital à sua crise contemporânea. Diante do exposto, esse estudo buscou realizar uma investigação crítica da relação de efetivação dos objetivos conduzidos pela Política de Educação no âmbito acadêmico federal. Em termos metodológicos, utilizou-se da pesquisa bibliográfica, apoiada na perspectiva crítica-dialética, centrada na teoria marxista, enquanto procedimento de análise do objeto. O estudo constatou que, mediante a imperativa refuncionalização do sistema educacional, o Estado impulsiona inúmeros projetos reformistas e medidas legislativas que têm ampliado o processo regressivo da Política de Educação. Redefiniram-se as funções do Estado, retirando as políticas sociais públicas da sua esfera para serem entregues aos negócios privados. No âmbito do Serviço Social, em meio à expansão do privatismo na Política da Educação, da liquidação da relação ensino/pesquisa e extensão na academia, da supressão do caráter universalista da universidade e da subordinação dos objetivos universitários às demandas do mercado, tem-se a resistente defesa do Projeto Ético-Político ante essa crise contemporânea. Entretanto, as atuais configurações da Educação Superior trazem implicações na órbita da formação e consequentes refrações no exercício profissional do Serviço Social, principalmente em torno da defesa do ideário da educação enquanto política pública e do rigoroso acompanhamento da qualidade acadêmica da formação universitária ante a vertiginosa expansão do ensino superior privado e da graduação a distância no Brasil.
Abstract: The present work deals with the Education Policy and the challenges to its implementation within the Federal Institutions of Higher Education. We also analyzed the implications incurred by the training of social work and its demands within the framework of contemporary capitalism. This policy is permeated historically profound changes that are intrinsically linked to the capitalist production system which, in turn, aims to train skilled labor in the short term. The neoliberal project and the process of state concern contrarreforma numerous repercussions on Education Policy, expressed by the adequacy of their educational system to the needs of capital to its contemporary crisis response process. Given the above, this study sought to conduct a critical investigation of the relationship of evolving objectives conducted by the Federal Education Policy in the academic realm. In methodological terms, we used the literature, based on the critical - dialectical perspective, centered on Marxist theory, while the object of analysis procedure. The study found that by overriding refunctionalisation the educational system, the state boosts numerous reform projects and legislation which extended the regressive process Education Policy. Redefined the roles of the State, removing public social policies of the ball to be handed over to private business. Under the Social Services, through the expansion of privatism in Education Policy, the liquidation of teaching / research relationship and extent in academia, deleting the universalistic character of the university and the subordination of university goals to market demands, we have the tough defense of the Ethical - Political Project before this recent crisis. However, the current settings of higher education have implications in the orbit of the formation and subsequent refractions professional practice of social work, especially in defense of the ideals of education as public policy and closely monitor the academic quality of university education in the face of rapid expansion of private higher education and distance graduation in Brazil.
Keywords: Política da Educação
Neoliberalismo
Serviço Social
Politics of Education
neoliberalism
Social Service
???metadata.dc.subject.cnpq???: Serviço Social da Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17040
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMANDA PORDEUS DA SILVA - TCC SERVIÇO SOCIAL 2014.pdf608.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.