Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17042
Title: A política estudantil nas Universidades Federais: um enfoque na atuação dos Assistentes Sociais.
Other Titles: Student policy at Federal Universities: a focus on the work of Social Assistants.
???metadata.dc.creator???: DUARTE., Andressa Sucupira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: COSTA, Cibelly Michalane Oliveira dos Santos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MELO, Consuelo Barreto Martins de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NUNES, Maria Aparecida.
Keywords: Serviço Social;Educação Superior;Assistência estudantil;Social Service;Higher Education;Student assistance
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DUARTE, Andressa Sucupira. A política estudantil nas Universidades Federais: um enfoque na atuação dos Assistentes Sociais. 2014. 42 p. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Serviço Social, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico, cuja temática versa sobre a política de assistência estudantil nas Universidades Federais enfatizando o papel do Serviço Social na Educação Superior. Como fonte de consultas, recorremos a literaturas, artigos e as leis que discutem sobre a política de educação. Para elucidar o referido assunto, realizamos uma retrospectiva histórica sobre a política de educação brasileira, abordando as peculiaridades que a mesma assume na contemporaneidade. Posteriormente, analisamos a inserção do Serviço Social na educação, enfatizando o papel desta profissão na educação superior à luz da assistência estudantil que é preconizada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Diante das análises que nos trouxeram conclusões aproximativas da realidade educacional brasileira, podemos inferir que as estratégias recentes utilizadas para o desenvolvimento da política de educação vigente, na verdade se configuram como mecanismos do aparelho de Estado para mascarar a sua inoperância no tocante a forma precarizada com que a educação vem sendo ofertada à população. Destarte, acreditamos que o estudo em tela possa contribuir para iluminar o debate sobre a temática discutida.
Abstract: The present paper is an exploratory study of bibliographical character, whose theme is about the student politics in the Federal Universities emphasizing the role of Social Work in Higher Education. As a source of queries, we turn to literature, and articles that discuss the laws on education policy. To elucidate the said issue, we performed a historical retrospective on the Brazilian education policy, addressing the peculiarities that it takes nowadays. Subsequently, we analyzed the insertion of social work education, emphasizing the role of the profession in the light of higher student assistance that is advocated by the Law of Guidelines and Bases of Education (LDB) education. Given the analysis that brought us approximate conclusions of the Brazilian educational reality, we can infer that recent strategies used for the development of the current education policy actually are configured as mechanisms of the state apparatus to mask their inaction regarding the precarious way that education is being offered to the population. Thus, we be
Keywords: Serviço Social
Educação Superior
Assistência estudantil
Social Service
Higher Education
Student assistance
???metadata.dc.subject.cnpq???: Serviço Social da Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17042
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Serviço Social - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDRESSA SUCUPIRA DUARTE - - TCC SERVIÇO SOCIAL 2014.pdfAndressa Sucupira Duarte - TCC Serviço Social 2014215.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.