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Title: Design de serviço e experiência do usuário: estudo de caso da Incubadora Tecnológica Natal Central.
Other Titles: Service design and user experience: case study of the Natal Central Technological Incubator.
???metadata.dc.creator???: NEVES, Eduardo Jorge Teodósio Gonçalves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: TORRES, Pablo Marcel de Arruda.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Itamar Ferreira da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MENINO, Giselle Schmidt Alvez Diaz.
Keywords: Service Design;User Experience;Business Incubator;Startups;Design de Serviço;Diseño de servicio;Experiência do Usuário;Incubadora de Empresas
Issue Date: 8-Dec-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NEVES, E. J. T. G. DESIGN DE SERVIÇO E EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO: estudo de caso da Incubadora Tecnológica Natal Central. 2020. 135 f. Dissertação (Mestrado em Design), Programa de Pós-graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho é um estudo de caso da aplicação do Design de Serviço na Incubadora Tecnológica Natal Central, que teve como objetivo compreender a experiência dos usuários no programa de incubação de empresas da Incubadora Tecnológica Natal Central, visando identificar oportunidades de melhoria por meio de ferramentas do Design de Serviço. A pesquisa tem como recorte o período entre 2013 e 2019, levando em consideração todas as 38 empresas que já fizeram parte do programa de incubação. A pesquisa justifica-se pela área de Design de Serviço ser recente em relação a pesquisas científicas. Dessa forma, fez-se importante os temas serem expandidos, além de abordarem diferentes objetos de análise, mais específicos e contextualizados. Assim, a pesquisa é caracterizada por ser aplicada, com uma abordagem qualitativa e linha teórica construtivista e no que tange os objetivos ela foi exploratória. O procedimento metodológico foi realizado em duas fases, a primeira delas foi o desenvolvimento de um referencial teórico. A segunda fase contou com quatro etapas e visou mapear a experiência do usuário no programa de incubação. Nas duas primeiras etapas foram levantadas informações sobre a incubadora e as startups que já haviam participado do programa de incubação, sendo possível identificar 38 empresas durante o período do escopo da pesquisa. Após isso foi aplicado um questionário online para as empresas que já haviam saído da incubadora e uma entrevista semiestruturada para as empresas que ainda faziam parte do programa de incubação. Ao total foi possível coletar informações de 19 startups. Com o cruzamento e interpretação dos dados a partir das ferramentas persona, mapa de stakeholders e mapa de jornada do usuário foi possível criar um quadro de oportunidades e melhorias que poderiam ser aplicadas no âmbito do programa de incubação.
Abstract: The following research is based on the application of Service Design at Incubadora Tecnológica Natal Central. The main goal is to understand the users’ experience as part of the Startup Incubators Program developed at Incubadora Tecnológica Natal Central seeking to identify opportunities of improvement, using Service Design’s guidelines and resources.The research analysed data from 2013 to 2019, considering all 38 companies who have been part of the Startup Incubators Program. This subject was chosen due to it being a new area into the scientific research field. Known that, it was necessary to expand the topics, reaching different, more specifically and contextualized studying objects.Therefore, the research made use of the qualitative approach and constructivist theoretical process, and considering the goals, it was also exploratory.The methodological procedure was divided into two phases: the first one was based on developmenting a theoretical profile. The second phase sought to map the users’ experience in the Incubators Program and was built up by four stages: In the first two stages, data was collected regarding the Incubator Program and the Startups who had been part of it - 38 companies were identified during these stages. After that, a series of questions were submitted to the companies who had been part of the program, and a semi-structured interview was made with the startups that are still participating in it. At total, data from 19 startups were collected.After analysing and crossing all the information acquired, and building a stakeholders’ and users’ journey map, a board of opportunities of improvement to the Startup Incubators Program was built.
Keywords: Service Design
User Experience
Business Incubator
Startups
Design de Serviço
Diseño de servicio
Experiência do Usuário
Incubadora de Empresas
???metadata.dc.subject.cnpq???: Tecnologia Educacional
Engenharia Econômica
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17057
Appears in Collections:Mestrado em Design

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EDUARDO JORGE TEODÓSIO GONÇALVES NEVES – DISSERTAÇÃO (PPGDesign) 2020.pdf10.3 MBAdobe PDFView/Open


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