Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1706
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCIRINO FILHO, J. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3942506793268910pt_BR
dc.contributor.advisor1NÓBREGA JÚNIOR, José Maria.
dc.contributor.advisor1IDNÓBREGA JÚNIOR, J. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9764413344024580pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo principal verificar se as políticas públicas atuais de repressão no combate à violência no trânsito têm sido eficazes para a redução dos acidentes com vítimas fatais. Para tanto, utilizou-se das premissas da pesquisa qualitativa descritiva, com destaque para a pesquisa documental. No desenvolvimento do texto, além dos autores de referência na área, foram utilizados relatórios institucionais: Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Mundial da Saúde (OMS), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Polícia Rodoviária Federal (PRF), e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). No decorrer deste trabalho são apresentados dados referentes ao número e tipologia dos acidentes, bem como os custos decorrentes destes. Na sequência de estudos temos a análise das duas principais ações em vigor no país, quais sejam: o Código de Trânsito Brasileiro, nas suas várias atualizações, e a Lei nº 11.705, de 19 de junho de 2008, conhecida popularmente como “Lei Seca”, bem como a alteração apresentada na Lei nº 12.769, de 20 de dezembro de 2012. Ao final é realizada uma análise na qual os dados como aumento da frota de veículos, número de multas aplicadas pela PRF e quantidade de acidentes com vítimas fatais são comparados. Destas análises foi concluído que a “Lei Seca” vem contribuindo substancialmente para a redução dos acidentes com vítimas fatais numa queda de 79,12% no número de óbitos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.programPROFIAPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministração públicapt_BR
dc.titleO que importa para reduzir a violência nas estradas? Uma análise das relações causais entre acidentes fatais e políticas públicas.pt_BR
dc.date.issued2016
dc.description.abstractThe main objective of this research is to verify if the current repressive policies in combating violence in traffic have been effective in reducing fatal crashes. Therefore, we used the premises of descriptive qualitative research, with emphasis on documental research. In developing the text, in addition to reference authors in the area, institutional reports were used: the United Nations (UN), World Health Organization (WHO), Institute of Applied Economic Research (IPEA), Federal Highway Police (PRF) and the National Department of Transport Infrastructure (DNIT). During the course of this paper presents data on the number, type and the coasts of accidents. Following studies we have the analysis of the two main actions in the country, namely: the Brazilian Traffic Code, in its various updates, and Law No. 11.705 of June 19, 2008, popularly known as “Lei Seca” and their adjustment: Law No. 12769 of 20 December 2012. At the we presents an analysis in which the data to increase the fleet of vehicles, number of fines imposed by the PRF and amount of fatal crashes are compared. These analyzes it was concluded that the “Lei Seca” has contributed substantially to the reduction of fatal crashes in a fall of 79.12% in the number of deaths.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1706
dc.date.accessioned2018-09-13T00:22:40Z
dc.date.available2018-09-12
dc.date.available2018-09-13T00:22:40Z
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectAcidentes fataispt_BR
dc.subjectLei secapt_BR
dc.subjectEstradaspt_BR
dc.subjectViolencept_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectFatal accidentspt_BR
dc.subjectDry lawpt_BR
dc.subjectRoadspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCIRINO FILHO, Jose Araken.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeWhat does it matter to reduce road violence? An analysis of the causal relationships between fatal accidents and public policies.
dc.identifier.citationCIRINO FILHO, J. A. O que importa para reduzir a violência nas estradas? Uma análise das relações causais entre acidentes fatais e políticas públicas. 2016. 79 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) – Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração Pública - Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSE ARAKEN CIRINO FILHO – DISSERTAÇÃO (PROFIAP_CCJS) 2018.pdf1.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.