Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17072
Title: Análise do acesso dos discentes ao programa de auxílio ao ensino de graduação (“bolsa reuni”) em tempos de precarização do ensino superior.
Other Titles: Analysis of students' access to the undergraduate teaching aid program (“Bolsa Reuni”) in times of precarious higher education.
???metadata.dc.creator???: DIAS, Juliana Moreira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Maria Aparecida Nunes dos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FÉLIX, Maria da Conceição Silva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: TAVARES, Eliane Mamede.
Keywords: Reuni;Política de Assistência Estudantil;seletividade e estudantes;student assistance policy;selectivity and students
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DIAS, Juliana Moreira. Análise do acesso dos discentes ao programa de auxílio ao ensino de graduação (“bolsa reuni”) em tempos de precarização do ensino superior. 2014. 74 p. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Serviço Social, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata da problemática da seletividade na esfera da educação, de modo específico, na política de assistência estudantil em tempos de crise do capital e de contrarreforma do Estado. Nesse sentido, apresenta como objetivo geral analisar o Programa de Auxílio ao Ensino de Graduação, também conhecido como “Bolsa Reuni”, da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras. Trata-se de um estudo de campo, exploratório e de caso, uma vez que buscou-se explorar a particularidade da assistência estudantil, de modo específico, o “Bolsa Reuni” de um determinado lócus empírico, qual seja, o campus de Cajazeiras da Universidade Federal de Campina Grande, localizado no alto sertão paraibano. Para coleta dos dados utilizou-se um questionário - com questões abertas - aplicado aos sujeitos participantes da pesquisa. Alguns dos principais “achados” da pesquisa reiteram o princípio da focalização das políticas sociais, de modo específico, da Política de Assistência Estudantil, como um dos seus principais norteadores e a necessidade de recursos e ampliação do Programa investigado.
Abstract: This Course Conclusion Work (CCW) approaches the problematic of selectivity in the sphere of education, specifically, about the student assistance policy in times of capital crisis and State’s Counter-reformation. In this sense, it has presented as main objective to analyze the Program of Assistance to the Undergraduate Studies, also known as "Reuni Scholarship" of the Federal University of Campina Grande, campus Cajazeiras. It´s about a field, exploratory and case study, since it has tried to explore particularity of student assistance, in a specific way, “Reuni Scholarship” of a determined empirical locus, Cajazeira´s campus of the Federal University of Campina Grande, on high Paraíba´s backwoods. For data collection, we used a questionnaire - with open questions - applied to subjects in the research. Some of the major "findings" of the survey confirm the principle of targeting of social policies, specifically, the Student Assistance Policy, as one of its main guiding and the need for resources and expansion of the program investigated.
Keywords: Reuni
Política de Assistência Estudantil
seletividade e estudantes
student assistance policy
selectivity and students
???metadata.dc.subject.cnpq???: Serviço Social da Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17072
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Serviço Social - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JULIANA MOREIRA DIAS - TCC SERVIÇO SOCIAL 2014.pdfJuliana Moreira Dias - TCC Serviço Social 20142.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.