Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17079
Title: Impactos do Projeto Brasibes na educação musical do Município de Nova Floresta – PB (2009 – 2016).
Other Titles: Impacts of the Brasibes Project on musical education in the Municipality of Nova Floresta - PB (2009 - 2016).
???metadata.dc.creator???: LIMA, Marcos Silva de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RODRIGUES, Marisa Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FERREIRA FILHO, João Valter.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAÚJO, Romero Ricardo Damião de.
Keywords: Música – estudo e ensino;Educação musical não-formal;Ensino coletivo de música;Ensino de música;Projeto Brasibes;Nova Floresta – PB – educação musical;Projetos sociais – música;Música e educação;Music - study and teaching;Música - estudio y enseñanza;Educación musical no formal;Non-formal music education;Collective music teaching;Enseñanza colectiva de música;Enseñanza musical;Music teaching;Social projects with music;Proyectos sociales con música;Musica y educacion;Music and education;Educação e música
Issue Date: 10-Apr-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Marcos Silva de. Impactos do Projeto Brasibes na educação musical do Município de Nova Floresta – PB (2009 – 2016). 2017. 134f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Música, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17079
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho trata-se de um relato de experiência de educação musical desenvolvida no município de Nova Floresta-PB, entre os anos de 2009 e 2016, em um projeto social intitulado Projeto Brasibes, no qual participei de sua fundação e atuo como professor voluntário e regente. O referido projeto se caracteriza como um espaço de educação não-formal, que oferece aulas coletivas gratuitas de música, em oficinas de diversos instrumentos musicais, atendendo a pessoas de várias idades. O projeto também realiza recitais públicos em eventos da comunidade e é mantido desde 2011 pela Associação Cultural de Educação Musical (ACEM), uma ONG criada para este fim. O objetivo geral deste relato é identificar os impactos do Projeto Brasibes na educação musical desenvolvida no município de Nova Floresta-PB, entre os anos de 2009 e 2016. Para tanto, foi necessário descrever o processo histórico de formação e organização do referido projeto, bem como analisar os desafios enfrentados em sua atuação. Ainda, buscamos entender as motivações que levaram pessoas a participar como alunos, sócios contribuintes ou professores voluntários, e conhecer suas expectativas em relação ao futuro desta iniciativa. No processo de construção deste relato, realizamos uma revisão bibliográfica para situar o Projeto Brasibes no contexto histórico da educação musical no Brasil e caracterizá-lo de acordo com conceitos teóricos de pesquisadores como Penna (2006), Fonterrada (2005), Libâneo (1999), Gohn (1997), entre outros. Posteriormente, buscamos nos arquivos do projeto e da ACEM fontes documentais para resgatar o processo histórico de organização e atuação do Projeto Brasibes. Por fim, aplicamos questionários às pessoas diretamente envolvidas nas ações do projeto. Com este trabalho, esperamos ter contribuído na ampliação das discussões em torno da educação musical realizada em espaços de educação não-formal, e motivar a realização de outros estudos.
Abstract: This work is an account of the experience of musical education developed in the municipality of Nova Floresta-PB, between 2009 and 2016, in a social project titled Projeto Brasibes, in which I participated in its foundation and act as a volunteer teacher and regent. This project is characterized as a space of non-formal education, which offers free collective lessons in music, in workshops of various musical instruments, serving people of various ages. The project also holds public recitals at community events and has been held since 2011 by the Cultural Association of Music Education (ACEM), an NGO created for this purpose. The general objective of this report is to identify the impacts of the Brasibes Project on music education developed in the municipality of Nova Floresta-PB, between 2009 and 2016. For that, it was necessary to describe the historical process of formation and organization of the project, as well as How to analyze the challenges faced in their work. Still, we tried to understand the motivations that led people to participate as students, contributing members or volunteer teachers, and know their expectations regarding the future of this initiative. In the process of construction of this report, we carried out a bibliographical review to situate the Brasibes Project in the historical context of music education in Brazil and to characterize it according to theoretical concepts of researchers such as Penna (2006), Fonterrada (2005), Libâneo (1999), Gohn (1997), among others. Subsequently, we searched the archives of the project and the ACEM documentary sources to rescue the historical process of organization and performance of the Brasibes Project. Finally, we applied questionnaires to the people directly involved in the project actions. With this work, we hope to have contributed to the expansion of the discussions about musical education carried out in spaces of non-formal education, and to motivate other studies.
Keywords: Música – estudo e ensino
Educação musical não-formal
Ensino coletivo de música
Ensino de música
Projeto Brasibes
Nova Floresta – PB – educação musical
Projetos sociais – música
Música e educação
Music - study and teaching
Música - estudio y enseñanza
Educación musical no formal
Non-formal music education
Collective music teaching
Enseñanza colectiva de música
Enseñanza musical
Music teaching
Social projects with music
Proyectos sociales con música
Musica y educacion
Music and education
Educação e música
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
Música.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17079
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Música - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARCOS SILVA DE LIMA - TCC LIC. MÚSICA 2017.pdfMarcos Silva de Lima - TCC Lic. Música 20171.94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.