Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17079
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIMA, M. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5690950166744725pt_BR
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, Marisa Nóbrega.-
dc.contributor.advisor1IDRODRIGUES, M. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9955034470296186pt_BR
dc.contributor.referee1FERREIRA FILHO, João Valter.-
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Romero Ricardo Damião de.-
dc.description.resumoO presente trabalho trata-se de um relato de experiência de educação musical desenvolvida no município de Nova Floresta-PB, entre os anos de 2009 e 2016, em um projeto social intitulado Projeto Brasibes, no qual participei de sua fundação e atuo como professor voluntário e regente. O referido projeto se caracteriza como um espaço de educação não-formal, que oferece aulas coletivas gratuitas de música, em oficinas de diversos instrumentos musicais, atendendo a pessoas de várias idades. O projeto também realiza recitais públicos em eventos da comunidade e é mantido desde 2011 pela Associação Cultural de Educação Musical (ACEM), uma ONG criada para este fim. O objetivo geral deste relato é identificar os impactos do Projeto Brasibes na educação musical desenvolvida no município de Nova Floresta-PB, entre os anos de 2009 e 2016. Para tanto, foi necessário descrever o processo histórico de formação e organização do referido projeto, bem como analisar os desafios enfrentados em sua atuação. Ainda, buscamos entender as motivações que levaram pessoas a participar como alunos, sócios contribuintes ou professores voluntários, e conhecer suas expectativas em relação ao futuro desta iniciativa. No processo de construção deste relato, realizamos uma revisão bibliográfica para situar o Projeto Brasibes no contexto histórico da educação musical no Brasil e caracterizá-lo de acordo com conceitos teóricos de pesquisadores como Penna (2006), Fonterrada (2005), Libâneo (1999), Gohn (1997), entre outros. Posteriormente, buscamos nos arquivos do projeto e da ACEM fontes documentais para resgatar o processo histórico de organização e atuação do Projeto Brasibes. Por fim, aplicamos questionários às pessoas diretamente envolvidas nas ações do projeto. Com este trabalho, esperamos ter contribuído na ampliação das discussões em torno da educação musical realizada em espaços de educação não-formal, e motivar a realização de outros estudos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.subject.cnpqMúsica.pt_BR
dc.titleImpactos do Projeto Brasibes na educação musical do Município de Nova Floresta – PB (2009 – 2016).pt_BR
dc.date.issued2017-04-10-
dc.description.abstractThis work is an account of the experience of musical education developed in the municipality of Nova Floresta-PB, between 2009 and 2016, in a social project titled Projeto Brasibes, in which I participated in its foundation and act as a volunteer teacher and regent. This project is characterized as a space of non-formal education, which offers free collective lessons in music, in workshops of various musical instruments, serving people of various ages. The project also holds public recitals at community events and has been held since 2011 by the Cultural Association of Music Education (ACEM), an NGO created for this purpose. The general objective of this report is to identify the impacts of the Brasibes Project on music education developed in the municipality of Nova Floresta-PB, between 2009 and 2016. For that, it was necessary to describe the historical process of formation and organization of the project, as well as How to analyze the challenges faced in their work. Still, we tried to understand the motivations that led people to participate as students, contributing members or volunteer teachers, and know their expectations regarding the future of this initiative. In the process of construction of this report, we carried out a bibliographical review to situate the Brasibes Project in the historical context of music education in Brazil and to characterize it according to theoretical concepts of researchers such as Penna (2006), Fonterrada (2005), Libâneo (1999), Gohn (1997), among others. Subsequently, we searched the archives of the project and the ACEM documentary sources to rescue the historical process of organization and performance of the Brasibes Project. Finally, we applied questionnaires to the people directly involved in the project actions. With this work, we hope to have contributed to the expansion of the discussions about musical education carried out in spaces of non-formal education, and to motivate other studies.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17079-
dc.date.accessioned2021-01-20T00:27:13Z-
dc.date.available2021-01-19-
dc.date.available2021-01-20T00:27:13Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMúsica – estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação musical não-formalpt_BR
dc.subjectEnsino coletivo de músicapt_BR
dc.subjectEnsino de músicapt_BR
dc.subjectProjeto Brasibespt_BR
dc.subjectNova Floresta – PB – educação musicalpt_BR
dc.subjectProjetos sociais – músicapt_BR
dc.subjectMúsica e educaçãopt_BR
dc.subjectMusic - study and teachingpt_BR
dc.subjectMúsica - estudio y enseñanzapt_BR
dc.subjectEducación musical no formalpt_BR
dc.subjectNon-formal music educationpt_BR
dc.subjectCollective music teachingpt_BR
dc.subjectEnseñanza colectiva de músicapt_BR
dc.subjectEnseñanza musicalpt_BR
dc.subjectMusic teachingpt_BR
dc.subjectSocial projects with musicpt_BR
dc.subjectProyectos sociales con músicapt_BR
dc.subjectMusica y educacionpt_BR
dc.subjectMusic and educationpt_BR
dc.subjectEducação e músicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Marcos Silva de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeImpacts of the Brasibes Project on musical education in the Municipality of Nova Floresta - PB (2009 - 2016).pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Marcos Silva de. Impactos do Projeto Brasibes na educação musical do Município de Nova Floresta – PB (2009 – 2016). 2017. 134f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Música, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17079pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Música - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARCOS SILVA DE LIMA - TCC LIC. MÚSICA 2017.pdfMarcos Silva de Lima - TCC Lic. Música 20171.94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.