Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17082
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDTARGINO, L. O. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Wanderley, Helmara Giccelli Formiga.-
dc.contributor.advisor1IDWANDERLEY H. G. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3104720172253702pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho estudamos e analisamos a Educação Superior no Brasil, o desenvolvimento da Política de Assistência Estudantil como mecanismo de democratização deste nível de ensino e o desenvolvimento desta política nos Institutos Federais. Tal pesquisa tem por objetivo analisar o perfil dos alunos do ensino superior contemplados pela Política de Assistência Estudantil do IFPB, Campus Sousa, verificando as condições socioeconômicas destes estudantes, a principais dificuldades enfrentadas por eles, como também, os motivos que os levaram a buscar pelos programas da assistência estudantil. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica e documental, onde foram analisada obra de diversos autores que discutem o tema, como também, documentos e leis relacionadas à assistência estudantil. As reflexões expostas neste trabalho são de caráter exploratório, com análise critica e abordagem quanti-qualitativa. A pesquisa identificou a partir de uma analise do perfil socioeconômico dos discentes dos cursos superiores do IFPB - Sousa, que a maioria dos alunos contemplados não possui condições econômicas favoráveis para cursar aquela modalidade de ensino, mostrando assim a importância do referido programa para as suas vidas acadêmicas. Estes dados se mostraram importante no que diz respeito a identificar melhor as dificuldades presentes no cotidiano desses estudantes, sempre numa perspectiva de buscar melhorar os mecanismos de permanência de acordo com a realidade presente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqServiço Social da Educaçãopt_BR
dc.titlePolítica de assistência estudantil do IFPB: o perfil dos discentes contemplados pelo PNAES em 2013.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractIn this work we study and analyze Higher Education in Brazil, the development of Student Assistance Policy as the democratization of higher education and the development of this policy in the Federal Institutes mechanism. This research aims to analyze the profile of higher education students covered by the Policy Student Assistance IFPB Campus Sousa, checking the socioeconomic conditions of these students, the main difficulties faced by them, as well as the reasons that led them to seek the student assistance programs. The methodology used was the literature and documents, where the work of many authors who discuss the subject were analyzed, as well, and documents relating to student assistance laws. The reflections presented in this paper are exploratory, critical analysis and a quantitative and qualitative approach. The research identified from an analysis of the socioeconomic profile of students of senior courses IFPB - Sousa, that most students do not have contemplated favorable economic conditions to attend that type of education, thus showing the importance of this program for their lives academic. These data proved important with regard to better identify the difficulties present in the daily lives of these students, always with a view to seeking to improve the mechanisms of residence in accordance with the present reality.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17082-
dc.date.accessioned2021-01-20T11:25:30Z-
dc.date.available2021-01-20-
dc.date.available2021-01-20T11:25:30Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectPolítica de Assistência Estudantilpt_BR
dc.subjectPerfil socioeconômicopt_BR
dc.subjectInstitutos Federaispt_BR
dc.subjectHigher Educationpt_BR
dc.subjectOf Student Assistance Policypt_BR
dc.subjectFederal Institutespt_BR
dc.subjectSocioeconomic profilept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorTARGINO, Leyly Osvania de Melo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeIFPB student assistance policy: the profile of students contemplated by the PNAES in 2013.pt_BR
dc.identifier.citationTARGINO, Leyly Osvania de Melo. Política de assistência estudantil do IFPB: o perfil dos discentes contemplados pelo PNAES em 2013. 2014. 83 p. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Serviço Social, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2014.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Serviço Social - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LEYLY OSVANIA DE MELO TARGINO - TCC SERVIÇO SOCIAL 2014.pdfLeyly Osvania de Melo Targino - TCC Serviço Social 2014465.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.