Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17101
Title: O PROEJA no Instituto Federal de Educação de Sousa-PB: possibilidades para a vida dos jovens e adultos do curso de agroindústria no ano de 2013.
Other Titles: PROEJA at the Federal Institute of Education of Sousa-PB: possibilities for the lives of young people and adults in the agribusiness course in 2013.
???metadata.dc.creator???: MELO, Thaís Emanuely Rodrigues de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Wanderley, Helmara Giccelli Formiga.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NOVAES, Antônio Marcelo Cavalcante.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NÕBREGA, Gianne Katerrine de Figueiredo.
Keywords: Educação de jovens e adultos;Qualificação profissional;Perspectivas de melhoria de vida;Education youth and adults;Profissonal qualification;Prospects of improving their lives
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MELO, Thaís Emanuely Rodrigues de. O PROEJA no Instituto Federal de Educação de Sousa-PB: possibilidades para a vida dos jovens e adultos do curso de agroindústria no ano de 2013. 2014. 55 p. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Serviço Social, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem por finalidade identificar quais as principais contribuições e implicações que a modalidade de ensino EJA, traz para a vida dos jovens e adultos inseridos neste ensino, o que foi fruto das experiências vivenciadas durante o nosso estágio no IFPB – Campus Sousa. Visando identificar estas contribuições, foi realizado um estudo bibliográfico sobre a Educação no Brasil e também sobre a EJA, a realização do trabalho nos conduziu a realização de pesquisa de campo, por meio daaplicação de questionários que foram analisados qualitativamente. O trabalho está estruturado da seguinte maneira: o primeiro capítulo traz uma digressão histórica sobre o surgimento da educação no Brasil, dando ênfase as principais leis que contribuíram para sua concretização. O segundo capítulo vem trazer o histórico sobre o surgimento da educação profissionalizante no Brasil enfatizando as leis que impulsionaram sua consolidação. O terceiro capítulo trata do surgimento da EJA no Brasil, identificando as leis que embasaram sua consolidação, os procedimentos metodológicos que utilizamos na pesquisa, e por último trazemos a análise dos dados a fim de se chegar a respostas mais precisas sobre o tema. As pesquisas nos permitiram chegar ao seguinte resultado para nossa questão: os sujeitos que retornam as salas de aula nos cursos oferecidos na modalidade EJA se sentem estimulados a seguir se aperfeiçoando nos estudo, o que transmite maior confiança para tentarem uma disputada vaga no mercado de trabalho. Estes jovens e adultos buscam exatamente aperfeiçoamento profissional para consegui emprego.
Abstract: This study aims to identify the key contributions and implications of the type of education EYA , brings to the lives of young people and adults entered this school , which was the result of experiences during our internship at IFPB - Campus Sousa . To identify these contributions, a bibliographic study on Education was held in Brazil and also about the EJA, performing work led us to conduct field research, through the use of questionnaires that were analyzed qualitatively. The paper is structured as follows: the first chapter provides a historical digression on the emergence of education in Brazil, emphasizing the main laws that contributed to its realization. The second chapter brings the history of the emergence of vocational education in Brazil emphasizing the laws that boosted its consolidation. The third chapter deals with the emergence of EJA in Brazil, identifying the laws that supported consolidation, the methodological procedures used in the research, and finally bring the data analysis in order to arrive at more accurate answers on the subject. The research allowed us to reach the following result for our question: the subjects returning classrooms in courses offered in EJA modality feel encouraged to follow perfecting the study, which conveys more confidence to try a disputed place in the labor market. These young adults seeking exactly professional development to achieve employment.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Qualificação profissional
Perspectivas de melhoria de vida
Education youth and adults
Profissonal qualification
Prospects of improving their lives
???metadata.dc.subject.cnpq???: Serviço Social da Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17101
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Serviço Social - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THAÍS EMANUELY RODRIGUES DE MELO - TCC SERVIÇO SOCIAL 2014.pdfThais Emanuely Rodrigues Melo- TCC Serviço Social 2014193.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.