Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17101
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3844624690311207pt_BR
dc.contributor.advisor1Wanderley, Helmara Giccelli Formiga.-
dc.contributor.advisor1IDWANDERLEY H. G. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3104720172253702pt_BR
dc.contributor.referee1NOVAES, Antônio Marcelo Cavalcante.-
dc.contributor.referee1IDNOVAES, A. M. C.pt_BR
dc.contributor.referee2NÕBREGA, Gianne Katerrine de Figueiredo.-
dc.contributor.referee2IDNÔBREGA, G. K. F.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por finalidade identificar quais as principais contribuições e implicações que a modalidade de ensino EJA, traz para a vida dos jovens e adultos inseridos neste ensino, o que foi fruto das experiências vivenciadas durante o nosso estágio no IFPB – Campus Sousa. Visando identificar estas contribuições, foi realizado um estudo bibliográfico sobre a Educação no Brasil e também sobre a EJA, a realização do trabalho nos conduziu a realização de pesquisa de campo, por meio daaplicação de questionários que foram analisados qualitativamente. O trabalho está estruturado da seguinte maneira: o primeiro capítulo traz uma digressão histórica sobre o surgimento da educação no Brasil, dando ênfase as principais leis que contribuíram para sua concretização. O segundo capítulo vem trazer o histórico sobre o surgimento da educação profissionalizante no Brasil enfatizando as leis que impulsionaram sua consolidação. O terceiro capítulo trata do surgimento da EJA no Brasil, identificando as leis que embasaram sua consolidação, os procedimentos metodológicos que utilizamos na pesquisa, e por último trazemos a análise dos dados a fim de se chegar a respostas mais precisas sobre o tema. As pesquisas nos permitiram chegar ao seguinte resultado para nossa questão: os sujeitos que retornam as salas de aula nos cursos oferecidos na modalidade EJA se sentem estimulados a seguir se aperfeiçoando nos estudo, o que transmite maior confiança para tentarem uma disputada vaga no mercado de trabalho. Estes jovens e adultos buscam exatamente aperfeiçoamento profissional para consegui emprego.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqServiço Social da Educaçãopt_BR
dc.titleO PROEJA no Instituto Federal de Educação de Sousa-PB: possibilidades para a vida dos jovens e adultos do curso de agroindústria no ano de 2013.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractThis study aims to identify the key contributions and implications of the type of education EYA , brings to the lives of young people and adults entered this school , which was the result of experiences during our internship at IFPB - Campus Sousa . To identify these contributions, a bibliographic study on Education was held in Brazil and also about the EJA, performing work led us to conduct field research, through the use of questionnaires that were analyzed qualitatively. The paper is structured as follows: the first chapter provides a historical digression on the emergence of education in Brazil, emphasizing the main laws that contributed to its realization. The second chapter brings the history of the emergence of vocational education in Brazil emphasizing the laws that boosted its consolidation. The third chapter deals with the emergence of EJA in Brazil, identifying the laws that supported consolidation, the methodological procedures used in the research, and finally bring the data analysis in order to arrive at more accurate answers on the subject. The research allowed us to reach the following result for our question: the subjects returning classrooms in courses offered in EJA modality feel encouraged to follow perfecting the study, which conveys more confidence to try a disputed place in the labor market. These young adults seeking exactly professional development to achieve employment.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17101-
dc.date.accessioned2021-01-22T11:37:06Z-
dc.date.available2021-01-22-
dc.date.available2021-01-22T11:37:06Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectQualificação profissionalpt_BR
dc.subjectPerspectivas de melhoria de vidapt_BR
dc.subjectEducation youth and adultspt_BR
dc.subjectProfissonal qualificationpt_BR
dc.subjectProspects of improving their livespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMELO, Thaís Emanuely Rodrigues de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePROEJA at the Federal Institute of Education of Sousa-PB: possibilities for the lives of young people and adults in the agribusiness course in 2013.pt_BR
dc.identifier.citationMELO, Thaís Emanuely Rodrigues de. O PROEJA no Instituto Federal de Educação de Sousa-PB: possibilidades para a vida dos jovens e adultos do curso de agroindústria no ano de 2013. 2014. 55 p. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Serviço Social, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2014.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Serviço Social - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THAÍS EMANUELY RODRIGUES DE MELO - TCC SERVIÇO SOCIAL 2014.pdfThais Emanuely Rodrigues Melo- TCC Serviço Social 2014193.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.