Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17109
Title: Educação ambiental: construção do catador de materiais recicláveis enquanto sujeito ecológico.
Other Titles: Environmental education: construction of the recyclable material collector as an ecological subject.
???metadata.dc.creator???: ANJOS, Edjania Pereira dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Luan Gomes dos santos de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Consuelo Barreto M. de Melo.
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ANJOS, Edjania Pereira dos. Educação ambiental: construção do catador de materiais recicláveis enquanto sujeito ecológico, 2016. 66fl. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Serviço Social ). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: A questão ambiental na atualidade é apontada como consequência da relação dicotômica entre o homem e natureza bem como da relação dos homens ente si. Diante disso para alcançar transformações em nossos hábitos a educação ambiental surge como a alternativa mais viável. Com o estudo buscou-se a caracterização do perfil dos catadores de materiais recicláveis, destacando a importância desses sujeitos enquanto educadores ambientais, visando buscar subsídios para identificar as interações entre a atuação dos catadores, demandas estruturais e crise ambiental. Como método de pesquisa a escolha se deu pelo método dialético- critico, já que este contribui para a compreensão da realidade buscando superar o imediatismo, e ir além do aparente, chegando a essência dos fenômenos. Essa temática foi escolhida com o propósito de ampliar a compreensão sobre a realidade dos catadores de materiais recicláveis e suas percepções como educadores ambientais e encontrar subsídios que auxiliasse a prática profissional. Os resultados obtidos durante a investigação mostram que os catadores de materiais recicláveis tem a necessidade de constante aquisição de novos saberes e, consequentemente, de incorporação desses saberes à sua laboral, para que possam desenvolver as habilidades e competências necessárias à atuação como profissionais, com o cuidado com o meio ambiente e a disseminação desse saber.
Abstract: The environmental issue today reach many issues of socioeconomic, political, cultural, and not only the ecological order. Thus to achieve changes in our habits environmental education emerges as the most viable alternative. In this study sought up to characterize the profile of the Waste pickers, highlight the importance of these subjects as environmental educators environmental. highlighting the importance of these subjects as environmental educators, seek grants to identify the interactions between the activities of collectors, structural demands and environmental crisis. As a research method the choice was the critical dialectical method, as this contributes to the understanding of reality seeking to overcome the immediacy, and go beyond the apparent, reaching the essence of phenomena. This theme was chosen in order to broaden the understanding of the reality of waste pickers and their perceptions as environmental educators and find grants that would help professional practice. The conclusions obtained during the investigation show that the waste pickers have the need to constantly acquire new knowledge and, consequently, the incorporation of this knowledge to their work, so they can develop the skills and competencies necessary to work as professionals, with care for the environment and the spread of this knowledge.
???metadata.dc.subject.cnpq???: Serviço Social
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17109
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Serviço Social - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDJANIA PEREIRA DOS ANJOS - TCC SERVIÇO SOCIAL 2016.pdfEdjania Pereira dos Anjos - TCC Serviço Social 2016403.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.