Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17112
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGOMES, F. L. V.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5757946246227350pt_BR
dc.contributor.advisor1GUIMARÃES, Maria Clariça Ribeiro.-
dc.contributor.advisor1IDGUIMARÃES, M. C. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0884893649704545pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Maria Aparecida Nunes dos.-
dc.contributor.referee1IDSANTOS, M. A. N.pt_BR
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Juliana e Silva de.-
dc.contributor.referee2IDOLIVEIRA, J. S.pt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar os desafios para efetivação da perspectiva de educação inclusiva na Universidade Federal de Campina Grande – Campus Cajazeiras e Sousa – ancorada pelo debate da educação no contexto do desenvolvimento do sistema capitalista e da ascensão do ideário neoliberal, analisando a perspectiva da inclusão no sentido abrangente identificando os processos de exclusão educacional por meio de um recorte de raça/etnia, gênero, orientação sexual, da pessoa com deficiência e daqueles em situação de pobreza, apoiamo-nos no referencial crítico dialético que nos permite desvendar o universo das possibilidades e alternativas da prática educativa na sociedade de classe. A pesquisa foi articulada pela abordagem de natureza qualitativa e quantitativa, de cunho bibliográfico e de campo, ao passo que apresentará os resultados da pesquisa a partir da análise dos instrumentos: questionários e entrevistas, realizados com os acadêmicos usuários da Política de Assistência Estudantil, prioritariamente o Programa de Residência Universitária, que, por conseguinte conjuga o Programa de Restaurante Universitária da UFCG, que se configura como uma importante política de acesso a Universidade. Foi verificado na pesquisa que ainda tem sido incipiente para atender as demandas mais imediatas dos discentes usuários dessa política, não garantindo plenamente a permanência desses estudantes, especialmente fazendo o recorte já mencionado compreendendo que esses sujeitos estão historicamente colocados à margem do sistema educacional brasileiro. Assim como, identificamos que a UFCG não se configura como uma instituição inclusiva, pois reproduz no seu cotidiano a exclusão social e materializam práticas ainda muito incipientes de para garantir a permanência desses estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqServiço Socialpt_BR
dc.title" Que a universidade se pinte de povo": os desafios da educação inclusiva no ensino superior.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractThis Work Completion of course is to analyze the challenges paa effectiveness of inclusive education approach at the Federal University of Campina Grande - Campus Cajazeiras and Sousa - anchored by the education debate in the context of the capitalist system development and the rise of neoliberal ideas , analyzing the prospect of inclusion in the comprehensive sense identifying the processes of educational exclusion through a race cut / ethnicity, gender, sexual orientation, people with disabilities and those living in poverty, we support the dialectical critical reference to the It allows unravel the universe of possibilities and alternatives of educational practice in class society. The research was coordinated by the qualitative and quantitative approach, bibliographic nature and field, while present search results from the analysis of instruments: questionnaires and interviews conducted with academic users Student Assistance Policy, priority the University Residence Program, which therefore combines the University Restaurant Program UFCG, which constitutes an important policy of access to university. It was found in research that has yet incipient to meet the most immediate demands of students users of this policy, not fully guaranteeing the permanence of these students, especially making the cut mentioned understanding that these subjects are historically placed on the sidelines of the Brazilian educational system. As we identify the UFCG not configured as an inclusive institution, it plays in their daily social exclusion and materialize practices still too incipient to ensure the permanence of these students.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17112-
dc.date.accessioned2021-01-28T11:49:26Z-
dc.date.available2021-01-28-
dc.date.available2021-01-28T11:49:26Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGOMES, Flávia Lamonielle Vicente.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative"May the university paint itself with people": the challenges of inclusive education in higher education.pt_BR
dc.identifier.citationGOMES, Flávia Lamonielle Vicente. " Que a universidade se pinte de povo": os desafios da educação inclusiva no ensino superior, 2016. 90fl. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Serviço Social ). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Serviço Social - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FLÁVIA LAMONIELLE VICENTE GOMES - TCC SERVIÇO SOCIAL 2016.pdfFlávia Lamonielle Vicente Gomes - TCC Serviço Social 20162.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.