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Title: A precarização da assistência estudantil na UFCG, campus Sousa/PB, na percepção dos/as discentes inseridos/as na residência universitária.
Other Titles: The precariousness of student assistance at UFCG, Sousa / PB campus, in the perception of students inserted in the university residence.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Francisca Daniele da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: COSTA, Cibelly Michalane Oliveira dos Santos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: JÁCOME, Palloma Maria Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: TOMAZ, Marianna Andrade.
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Francisca Daniele da. A precarização da assistência estudantil na UFCG, campus Sousa/PB, na percepção dos/as discentes inseridos/as na residência universitária, 2016. 105fl. - Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Serviço Social ). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa a precarização da Assistência Estudantil na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Sousa/PB, na percepção dos/as discentes inseridos/as na residência universitária. Desse modo, buscamos identificar quais são os principais fatores que culminam com a precarização, dando ênfase aos serviços ofertados, identificando a percepção dos/as residentes universitários com relação a essa problemática. O tema emergiu a partir das inquietações advindas da nossa experiência, na condição de estagiária na referida instituição na Assistência Estudantil. A pesquisa realizada foi de caráter exploratório de cunho fundamentalmente qualitativo. Os sujeitos da pesquisa corresponderam aos/as discentes inseridos/as na Residência Universitária. A nossa amostragem foi não probabilística do tipo intencional, aplicada com um total de catorze discentes. A coleta de dados processou-se através de um roteiro de entrevista semiestruturado. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo das falas. O método de análise utilizado é o materialismo histórico dialético, por se compreender que este proporciona uma apreensão concreta da realidade em suas múltiplas determinações, buscando compreende-la além da sua imediaticidade. Os resultados da pesquisa, foram reveladores de que a Assistência Estudantil oferecida aos/as discentes residentes pela UFCG, campus Sousa, não se concretiza na atual conjuntura, contrapondo assim, o que é estabelecido pela PNAES. Dessa forma, não garante que os/as mesmos/as concluam o Ensino Superior, haja vista que são atendidos de maneira mínima, corroborando para a precarização, sucateamento, focalização e restrição dos direitos que foram conquistados a duras penas. Porém, indubitavelmente, o Estado se exime de suas responsabilidades, no caso abordado, aos/as discentes que estão inseridos/as na Assistência Estudantil.
Abstract: This Work Completion of course examines the precariousness of Student Assistance at the Federal University of Campina Grande (UFCG), Campus Sousa / PB, the perception of / the students entered / in the university residence. Thus, we seek to identify what are the main factors that culminate with the precariousness by focusing on the services offered, identifying the perception of / the university residents regarding this problem. The theme emerged from the concerns arising from our experience, the trainee status in that institution Student Assistance. The research was exploratory fundamentally qualitative nature. The subjects corresponded to / inserted the students / in the University Residence. Our sample was not probabilistic intentional, applied with a total of fourteen students. Data collection was processed through a semi-structured interview guide. Data analysis was performed by the speech content analysis technique. The analysis method used is the dialectical historical materialism, because they understand that this provides a concrete understanding of reality in its multiple determinations, seeking to understand it beyond its immediacy. The survey results were revealing that the Student Assistance offered to / resident students UFCG campus Sousa, is not realized in the current situation, so contrasting, which is established by PNAES. Thus, does not guarantee that / the same / the complete higher education, given that they are met minimal way, corroborating the precariousness, scrapping, focusing and restricting the rights that were won the hard way. But undoubtedly, the state is failing its responsibilities in the case discussed, the / the students who are part / in the Student Assistance.
???metadata.dc.subject.cnpq???: Serviço Social
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17114
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Serviço Social - CCJS

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