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Title: Serviço social e assistência estudantil: uma análise a partir da percepção dos/as na residência universitária do CCJS/UFCG.
Other Titles: Social work and student assistance: an analysis from the perception of students at the CCJS / UFCG university residence.
???metadata.dc.creator???: ABRANTES, Gildenia de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: COSTA, Cibelly Michalane Oliveira dos Santos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: JÁCOME, Palloma Maria Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MELO, Consuelo Barreto Martins de.
Issue Date: 14-Dec-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ABRANTES, Gildenia de Oliveira. Serviço social e assistência estudantil: uma análise a partir da percepção dos/as na residência universitária do CCJS/UFCG, 2016. 64fl. - Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Serviço Social ). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como escopo analisar a atuação do Serviço Social na Assistência Estudantil da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, campus Sousa/PB, sobre a partir da percepção dos/as discentes inseridos/as na residência universitária. O interesse pelo assunto aflorou a partir das inquietações advindas da nossa experiência enquanto estagiária na referida instituição. A pesquisa foi de caráter essencialmente qualitativo, contando como sujeitos os/as discentes inseridos na Residência Universitária. A nossa amostragem foi não probabilística do tipo intencional, aplicada com um total de dezesseis discentes. A coleta de dados se processou através de questionário semi-estruturado. A análise dos dados se deu por meio de referenciais teóricos respaldados na perspectiva crítica. Os resultados da pesquisa foram reveladores de que o Serviço Social é concebido pela maioria dos/as estudantes pesquisados, como burocrático e, em muitos casos, restritivo de direitos. Porém, cabe notar que o Serviço Social na assistência estudantil, assim como no âmbito do desenvolvimento de todas as demais políticas públicas, se insere em um contexto completamente restritivo, em decorrência da política neoliberal, sendo necessárias, indubitavelmente, mediações teórico-metodológicas, ético-políticas e técnico-operativas para que os direitos da população usuárias possam ser viabilizados.
Abstract: This Course Conclusion Work had as objective to study the work of the Social Service in the Student Assistance of the Federal University of Campina Grande - UFCG, Sousa / PB campus, based on the perception of / as students inserted / as in the university residence. The interest in the service came from the inquiries that came from our experience with the trainee in the brand. The research was of essentially qualitative character, counting as subjects the / as students inserted in the University Residence. Our sampling was not probabilistic of the intention al type, applied with a total of six teen students. The data collection is processed by semi structured questionnaire. Data analysis was based on the or etical frame works supported by a critical perspective. The results of the research are revealing that Social Work is conceived in the majority of students as researched, as bureaucraticand, in many cases, restrictive of rights. However, it should be noted that Social Service in an education al assistance, as well as the development of all public policies, is inserted in a completely restrictive context, due to the neoliberal policy, being undoubtedly theoretical-methodological, ethical-politicalAndtechnical operativesothattherightsoftheuserpopulationcanbemadeviable.
???metadata.dc.subject.cnpq???: Serviço Social
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17118
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