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dc.creator.IDSILVA, G. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Luan Gomes dos santos de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, L. G. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2784352958535431pt_BR
dc.description.resumoO número de adolescentes em conflito com a lei vem ocupando maiores espaços, em todo o país. O Estatuto da Criança e do Adolescente prevê o atendimento de tais adolescentes, através de medidas socioeducativas. Nesse sentido, teve-se como objetivo analisar a relação do adolescente com o ambiente físico destinado à internação e a influência deste no processo de ressocialização de adolescentes em conflito com a lei no município de Sousa-PB. O trabalho foi desenvolvimento nos anos de 2014, 2015 e 2016 no Centro Educacional do Adolescente – CEA Raimundo Doca Benevides Gadelha. O centro é responsável pelo atendimento de adolescentes do sexo masculino, com prática de ato infracional, que cumprem medidas socioeducativas de internação, aplicadas pela justiça especializada de acordo com o estatuto da criança e do adolescente (Lei 8.069/90). Também são atendidos no CEA de Sousa os adolescentes que cometem atos infracionais, mas se encontra em medida cautelar provisória a decisão judicial. Foram realizadas visitas exploratórias, acompanhamento das atividades dos assistentes sociais. Foi aplicado questionário semiestruturado com os adolescentes selecionados pelos assistentes sociais e feita também observação sistemática direta. O CEA de Sousa precisa redefinir o tipo de educação, educação profissionalizante que pretende dar para os seus internos, e precisa pensar nas parcerias que deseja ter objetivando a educação voltada para a cidadania, porque a que possui adota um modelo muito distante do exigido pelo atual modelo avançado de trabalho, não existe cursos profissionalizantes para os adolescentes. Percebe-se o descaso do estado para com o centro educacional do adolescente em Sousa, pela falta de profissionais da área de psicologia, onde os assistentes sociais muitas vezes desempenham funções e atribuições que não são da sua responsabilidade, pela falta de estrutura adequada para abrigo dos jovens comprovada por meio do questionário respondido pelos adolescentes, que mostra claramente as péssimas condições do centro. Vê-se, portanto, que as condições dos adolescentes praticamente continuam as mesmas e que a estrutura do CEA não contribui com o processo de ressocialização, uma vez que, em relação aos egressos que passaram pela instituição, podemos concluir que não houve mudanças para melhor nas suas vidas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqServiço Socialpt_BR
dc.titleA relação da estrutura do CEA com o processo de ressocialização dos adolescentes em conflito com a lei no município de Sousa-PB.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractThe number of adolescents in conflict with the law is occupying larger space across the country. The Statute of Children and Adolescents provides for the care of these adolescents through educational measures. In this sense, it had as objective to analyze the teen's relationship with the physical environment for the hospital and its influence on the rehabilitation process of adolescents in conflict with the law in the city of Sousa PB. The work was development in the years 2014, 2015 and 2016 in the Educational Adolescent Center - CEA Dock Raimundo Benevides Gadelha. The center is responsible for the care of adolescent males with practice offense, which meet social and educational hospitalization measures applied by the justice specialized according to the child's status and adolescents (Law 8.069 / 90). They are also seen at Sousa CEA teenagers who commit illegal acts, but is in interim injunction the court decision. exploratory visits, monitoring of the activities of social workers were held. Semistructured questionnaire was applied with adolescents selected by social workers and also made direct systematic observation. The CEA Sousa needs to redefine the type of education, vocational education that aims to give to their internal and needs to think about partnerships that wish to have the objective of focused education for citizenship, because it has adopted a very distant model required by current advanced working model, there is no vocational courses for teenagers. It is noticed the indifference of the state towards the educational adolescent center in Sousa, the lack of psychology professionals, where social workers often perform duties and functions that are not their responsibility, the lack of adequate structure for shelter youth evidenced by the questionnaire answered by adolescents, which clearly shows the poor condition of the center. We see, therefore, that the conditions of adolescents practically remain the same and that the CEA structure does not contribute to the rehabilitation process, since, in relation to graduates who have passed through the institution, we can conclude that there was no change for the better in their lives.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17119-
dc.date.accessioned2021-01-28T15:34:27Z-
dc.date.available2021-01-28-
dc.date.available2021-01-28T15:34:27Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Grazielly Batista da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe relationship between the CEA structure and the process of re-socialization of adolescents in conflict with the law in the municipality of Sousa-PB.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Grazielly Batista da. A relação da estrutura do CEA com o processo de ressocialização dos adolescentes em conflito com a lei no município de Sousa-PB, 2016. 54fl. - Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Serviço Social ). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Serviço Social - CCJS

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