Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17127
Title: Limites e possibilidades no acesso à educação dos adolescentes em conflito com a lei do centro educacional do adolescente "Raimundo doca Benevides Gadelha" (CEA) - Sousa/PB.
Other Titles: Limits and possibilities in access to the education of adolescents in conflict with the law of the adolescent's educational center "Raimundo doca Benevides Gadelha" (CEA) - Sousa / PB.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Mônica Sarmento.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DUTRA, Wescley Rodrigues.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Juliana Oliveira e.
???metadata.dc.contributor.referee2???: JÁCOME, Palloma Maria Gomes.
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Mônica Sarmento. Limites e possibilidades no acesso à educação dos adolescentes em conflito com a lei do centro educacional do adolescente "Raimundo doca Benevides Gadelha" (CEA) - Sousa/PB, 2016. 67fl. - Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Serviço Social ). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho é resultado da investigação realizada no Centro Educacional do Adolescente (CEA). Após visitas a Unidade de Atendimento Socioeducativo, observamos como se dá o processo socioeducativo de internação que busca a ressocialização dos adolescentes em conflito com a lei. Destarte, sublinhamos como a educação realizada através da escolarização, pode contribuir para a ressocialização dos adolescentes. Assim, o objetivo geral da pesquisa foi analisar as fragilidades e as possibilidades da educação aplicada aos adolescentes em conflito com a lei do Centro Educacional do Adolescente “Raimundo Doca Benevides Gadelha” (CEA - Sousa/PB). Para isso, debatemos sobre a questão da educação como forma de ressocialização do adolescente autor de ato infracional, analisando como o direito a educação está sendo promovido na instituição, avaliando assim, se a política pública direcionada aos adolescentes em conflito com a lei está realmente sendo efetivada. O método utilizado para desenvolver a pesquisa foi o materialismo histórico dialético, o qual nos permitiu refletir sobre a realidade da instituição, bem como analisar os dados com um olhar crítico. Realizamos a pesquisa numa perspectiva qualitativa, que nos possibilitou observar e mergulhar na realidade pesquisada, analisando e decifrando os fenômenos. Para a produção dos dados, o percurso metodológico se deu por meio da pesquisa bibliográfica e documental, bem como a utilização de material audiovisual e pesquisa de campo. Na pesquisa de campo, aplicamos questionários com perguntas objetivas e subjetivas, para saber a opinião dos sujeitos que conhecem a realidade da educação no CEA. Logo, o questionário foi aplicado com 8 adolescentes e 3 professores. O estudo nos possibilitou constatar como a medida socioeducativa de internação é fragilizada no CEA. Percebemos, então, que a falta de investimentos impossibilita a efetivação da política de proteção a criança e o adolescente. A educação é uma forte aliada no processo de ressocialização, no entanto, os limites encontrados na instituição impedem que a mesma seja desenvolvida de forma eficaz.
Abstract: This work is the result of research in Educational Adolescent Centre (CEA). After visits to Socio-Educational Services Unit, we observe how is the process of socio-educational internment seeking the rehabilitation of adolescents in conflict with the law. Thus, we emphasize how education conducted through schooling, can contribute to the rehabilitation of adolescents. Thus, the overall objective of the research was to analyze the weaknesses and the possibilities of education applied to adolescents in conflict with the law of Educational Center Adolescent "Raimundo Benevides Gadelha Dock" (CEA - Sousa / PB). For this debate on the issue of education as a way of re-socialization of the adolescent who commits an infraction, analyzing how the right to education is being promoted in the institution, thus evaluating if the public policy directed to adolescents in conflict with the law is actually being effective. The method used to develop the research was the dialectical historical materialism, which allowed us to reflect on the reality of the institution, and analyze data with a critical eye. We conduct research in a qualitative perspective, which enabled us to observe and soak in the reality studied, analyzing and deciphering the phenomena. For the production of data, methodological route was through the bibliographical and documentary research, and the use of audio-visual material and field research. In the field research, we applied questionnaires with objective and subjective questions, to know the opinion of the subjects who know the reality of education in the EAA. Therefore, the questionnaire was applied with 8 teens and 3 teachers. The study allowed us to see how the socio hospitalization measure is weakened in the CEA. We realized then that the lack of investment hinders the effectiveness of the child protection policy and the teenager. Education is a strong ally in the rehabilitation process, however, the limits found in the institution prevent it to be developed effectively.
???metadata.dc.subject.cnpq???: Serviço Social
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17127
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Serviço Social - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MÔNICA SARMENTO SILVA - TCC SERVIÇO SOCIAL 2016.pdfMônica Sarmento Silva - TCC Serviço Social 2016365.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.