Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17161
Title: Atividade de água e reologia do amido de inhame variedade São Tomé.
Other Titles: Water activity and rheology of the yam starch variety São Tomé.
???metadata.dc.creator???: ALMEIDA, Renata Duarte.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DUARTE, Maria Elita Martins.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MATA, Mario Eduardo Rangel Moreira Cavalcanti.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NUNES, Leila de Sousa.
Keywords: Inhame São Tomé;Amido de inhame - reologia;Atividade de água - inhame;Reologia do amido de inhame;Dioscorea alata L. - amido;Liofilização – amido de inhame;Modelo de Peleg - isotermas;Satélites artificiais;Erros de Recepção – GPS;Erro de multitrajetória – GPS;Erro de multi caminho – GPS;GPS – Sistema de Posicionamento Global;Yam São Tomé;Yam starch - rheology;Water activity - yam;Rheology of yam starch;Dioscorea alata L. - starch;Lyophilization - yam starch;Peleg model - isotherms;Artificial satellites;Reception Errors - GPS;Multipath error - GPS;Multi-path error - GPS;GPS - Global Positioning System
Issue Date: Oct-2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALMEIDA, Renata Duarte. Atividade de água e reologia do amido de inhame variedade São Tomé. 2011. 33f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Agrícola, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. Disponível em:
???metadata.dc.description.resumo???: Existe um crescente interesse na busca de novas fontes de amido para uso, sobretudo nas industrias de processamento de alimentos. Devido ao seu alto conteúdo de amido, o inhame e uma fonte potencial para o uso na fabricação de alimentos. O amido de inhame e um produto de alto valor nutricional, pode ser utilizado para preparação de alimentos que proporcione uma manutenção corporal saudável. Objetivou-se com este trabalho obter maiores informações acerca de algumas propriedades do amido de inhame (Dioscorea alata L.) variedade São Tomé. Realizou-se a extração de amido de inhame e procedeu-se a secagem pelo método de liofilização para obtenção do amido em pó. Para o amido em pó obtido determinou-se as isotermas de adsorção a 25, 30, 35, 40 e 45 °C e aplicou-se ajustes segundo equações de Sigma-Copace, Halsey, Peleg. Estudou-se o comportamento reológico da pastas de amido nas concentrações de 4, 5 e 6% (relação massa/massa) as temperaturas de 20, 30, 40 e 50°C. Concluiu-se que no processo de extração de amido de inhame, o rendimento pratico médio foi de 18,28%, enquanto que o rendimento médio, em termos de matéria seca, foi de 68,48%. Quanto aos modelos utilizados para ajuste das isotermas, o modelo de Peleg se ajusta melhor os dados experimentais de atividade de água de amido de inhame. No estudo reológico, que para pasta de amido o modelo Lei da Potencia foi o que melhor se ajustou aos dados experimentais reológicos. As suspensões de amido gelatinizadas (pastas) foram classificadas reologicamente como fluidos não-newtonianos dependentes do tempo e com caráter tixotrópico.
Keywords: Inhame São Tomé
Amido de inhame - reologia
Atividade de água - inhame
Reologia do amido de inhame
Dioscorea alata L. - amido
Liofilização – amido de inhame
Modelo de Peleg - isotermas
Satélites artificiais
Erros de Recepção – GPS
Erro de multitrajetória – GPS
Erro de multi caminho – GPS
GPS – Sistema de Posicionamento Global
Yam São Tomé
Yam starch - rheology
Water activity - yam
Rheology of yam starch
Dioscorea alata L. - starch
Lyophilization - yam starch
Peleg model - isotherms
Artificial satellites
Reception Errors - GPS
Multipath error - GPS
Multi-path error - GPS
GPS - Global Positioning System
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Agrícola.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17161
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Agrícola - CTRN - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RENATA DUARTE ALMEIDA - TCC ENG AGRÍCOLA 2011.pdfRenata Duarte Almeida - TCC AGRÍCOLA 2011.6.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.