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Title: Estratégias de captação de recursos externos nas Instituições Federais de Ensino Superior: proposição de aplicabilidade na UFCG.
Other Titles: Strategies for attracting external resources in Federal Higher Education Institutions: proposition of applicability at UFCG.
???metadata.dc.creator???: ALVES NETO, Cícero Barbosa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Luiz Antônio Coelho da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NÓBREGA, José Maria Pereira da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MOURA, Assis Souza de.
Keywords: Ensino Superior;Instituições Federais;Escassez de recursos financeiros;Captação de recursos;Autonomia financeira;Sustentabilidade financeira;Higher education;Federal Institutions;Shortage of financial resources;Financial autonomy;Financial Sustainability
Issue Date: 5-Dec-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALVES NETO, C. B. Estratégias de captação de recursos externos nas Instituições Federais de Ensino Superior: proposição de aplicabilidade na UFCG. 2018. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) – Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: A Constituição Federal de 1988 consagrou a educação como um direito de todos, inclusive expressando que o Estado deve garantir o seu acesso aos níveis mais elevados, dando possibilidade para que as universidades gozem de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, através da reserva anual de recursos suficientes para a sua manutenção e desenvolvimento. No entanto, os valores destinados ao ensino superior são escassos e não condizem com as necessidades e desafios das instituições, o que pode acarretar na sua estagnação, precarização da sua estrutura, obsolescência de equipamentos e diminuição da qualidade dos serviços. Para que isso seja evitado é necessário incrementar o seu orçamento, o que pode ser realizado através da captação de recursos externos. Diante desse contexto, quais estratégias de captação de recursos poderiam ser aplicadas na UFCG, considerando o contexto de seus diferentes Centros de Ensino? O presente estudo tem por objetivo geral analisar e apresentar estratégias de captação de recursos externos aplicáveis a UFCG, considerando o contexto de seus diferentes Centros de Ensino, a fim de colaborar para que seja atingida a sua sustentabilidade e autonomia financeira, viabilizando a superação das limitações orçamentárias. Para isso foi realizada uma pesquisa exploratória, descritiva e multi- caso por intermédio da análise qualitativa, cujos dados foram levantados através de questionários junto aos diretores dos Centros que compõem a universidade. Através dos resultados pôde-se realizar o diagnóstico organizacional da universidade, levantar as suas carências de investimento, demonstrar quais estratégias de captação de recursos já vem sendo praticadas, descobrir as dificuldades em sua adoção e verificar a aptidão dos diretores na implantação de outras estratégias ainda não utilizadas. Por fim, foi traçado um plano de ação que possibilita a implantação de estratégias de captação de recursos externos de forma institucionalizada.
Abstract: The Federal Constitution of 1988 enshrined education as a right of all, including expressing that the State must guarantee its access to the highest levels, giving universities the possibility of autonomy in didactic-scientific, administrative and financial and patrimonial management, through the annual reserve of sufficient resources for its maintenance and development. However, the values allocated to higher education are scarce and do not meet the needs and challenges of institutions, which can lead to their stagnation, precariousness of their structure, equipment obsolescence and a decrease in the quality of services. For this to be avoided, it is necessary to increase your budget, which can be achieved through the raising of external resources. Given this context, what strategies of fundraising could be applied in the UFCG, considering the context of its different Teaching Centers? The general objective of this study is to analyze and present strategies for raising external resources applicable to the UFCG, considering the context of its different Teaching Centers, in order to collaborate so that its sustainability and financial autonomy can be achieved, making possible the overcoming of budgetary constraints. For this, an exploratory, descriptive and multi-case study was performed through the qualitative analysis, whose data were collected through questionnaires with the directors of the Centers that compose the university. Through the results, it was possible to carry out the organizational diagnosis of the university, to raise its investment needs, to demonstrate the strategies of fundraising, to discover the difficulties in its adoption and to verify the aptitude of the directors in the implementation of other strategies still not used. Finally, a plan of action was drawn up that allows the implementation of strategies to attract external resources in an institutionalized way.
Keywords: Ensino Superior
Instituições Federais
Escassez de recursos financeiros
Captação de recursos
Autonomia financeira
Sustentabilidade financeira
Higher education
Federal Institutions
Shortage of financial resources
Financial autonomy
Financial Sustainability
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração pública
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1717
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração Pública - Dissertações

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CÍCERO BARBOSA ALVES NETO – DISSERTAÇÃO (PROFIAP_CCJS) 2018.pdf1.42 MBAdobe PDFView/Open


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