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Title: Política Pública de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte: relação dos gastos empreendidos e os índices de evasão escolar dos alunos.
Other Titles: Public Policy of Student Assistance from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte: list of expenditures undertaken and school dropout rates.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Diego Rafael.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NÓBREGA JÚNIOR, José Maria Pereira da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Luiz Antônio Coêlho da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIMA FILHO, Gilvan Dias de.
Keywords: Políticas Públicas de educação;Public Policies;Evasão escolar;Assistência Estudantil;School evasion;Student sssistance
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Diego Rafael. Política Pública de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte: relação dos gastos empreendidos e os índices de evasão escolar dos alunos, 2018. 88fl. Dissertação ( Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. - Sousa/PB- Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: O campo pertinente ao estudo de políticas públicas vem recebendo grande visibilidade em torno de todo o mundo, não possuindo um conceito único entre os mais diversos estudiosos da correspondente área do conhecimento. Entretanto, pode-se destacar, de maneira sucinta e objetiva, que política pública se constitui em um conjunto de ações executadas pelo estado, no intuito de atender demandas propostas pelos diversos grupos de interesse contidos na sociedade. Considerando a atual conjuntura fiscal e econômica brasileira, com sucessivas frustações de receitas e aumentos de despesas, resultando em crescentes déficits fiscais, a preocupação com uma aplicação eficiente de recursos públicos pelo estado se faz mister nesse cenário, e avaliar a execução de suas políticas públicas constitui-se em uma ferramenta indispensável para alcançar tal objetivo. Nessa perspectiva o presente estudo se propôs analisar o quantitativo de recursos financeiros que foram aplicados nas ações implementadas pela política de assistencial estudantil desenvolvida pelo Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) ao longo do período 2013-2017, relacionando tal variação nos gastos com os respectivos índices de evasão escolar apresentados por essa instituição no mesmo período. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória, descritiva e quantitativa, tendo como método utilizado o estatístico. Os dados foram coletados nos sistemas de informação do IFRN: Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), Tesouro Gerencial, Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG), Sistema Integrado de Administração de Pessoal(SIAPE), Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), utilizando informações de 2013 a 2017. A análise quantitativa dos dados foi realizada através do software estatístico SPSS, cujos os dados foram apresentados em forma de figuras. As ações que apresentaram uma maior representatividade anual no período, no que se refere a aplicação de recursos, foram os programas de auxílio alimentação, iniciação ao trabalho e auxílio transporte em que, em 2017, representaram respectivamente 34,85%, 21,38% e 17,52% do total gasto pelo IFRN com o seu plano de assistência estudantil. Na análise estatística dessa relação (Gastos x Evasão), referente a aferição dos coeficientes de correlação de Pearson, evidencia-se que apenas duas das dez ações consideradas no modelo possuem uma correlação de grau médio. Após relacionar os resultados obtidos através da análise comparativa (gastos x evasão) com os coeficientes de correlação demonstrou-se que as ações que apresentam um maior coeficiente de correlação apresentam uma representativa no ano de 2017 de apenas 0,10% e 6,80% respectivamente. Por fim, por meio do sistema SPSS Software, constatou-se que a variação dos recursos financeiros aplicados na política de assistência estudantil do IFRN não possui causalidade direta com a variação da taxa de evasão dos alunos desta instituição.
Abstract: The field regarding to the study of public policies has been receiving great visibility around the world, not having a single concept among the most diverse researchers of the corresponding area of knowledge. However, we can define, in a succinct and objective way, that a public policy constitutes a set of actions carried out by the state in order to meet demands proposed by the various interest groups contained in the society. Considering the current Brazilian fiscal and economic situation, with successive revenue frustrations and increases in expenses, resulting in growing fiscal deficits, the concern for an efficient application of public resources by the state is necessary in this scenario, and to evaluate the execution of its public policy is an indispensable tool to achieve this goal. In this perspective, the present study aimed to analyze the amount of financial resources that were applied in the actions implemented by the student assistance policy developed by the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN) over the period 2013- 2017, correlating this variation in expenditures with the respective school evasion rates presented by this institution in the same period. For that, an exploratory, descriptive and quantitative research was carried out using as statistical method. We collected the data in the IFRN data systems: Integrated Federal Financial Administration System (SIAFI), Treasury Management, Integrated System of Administration of General Services (SIASG), Integrated Personnel Administration System (SIAPE), Unified Public Administration System (SUAP), using information from 2013 to 2017. The quantitative analysis of the data was performed through of the statistical software SPSS, whose data were presented in figures. The actions that presented a greater annual representativeness in the period, regarding the application of resources, were the programs of food aid, initiation to work and transport aid in which, in 2017, represented 34.85%, 21.38% and 17.52% of the total spent by the IFRN with its student assistance plan. In the statistical analysis of this relation (Expenses x Evasion), referring to the Pearson correlation coefficients, it is evident that only two of the ten actions considered in the model have a mean correlation. After relating the results obtained through the comparative analysis (expenditures vs. evasion) with the correlation coefficients, it was demonstrated that the actions that present a higher coefficient of correlation present a representative in 2017 of only 0.10% and 6.80% respectively. Finally, through the SPSS Software system, we could figure out that the variation of the financial resources applied in the student assistance policy of the IFRN has no direct relation with the variation of the rate of evasion of the students of this institution.
Keywords: Políticas Públicas de educação
Public Policies
Evasão escolar
Assistência Estudantil
School evasion
Student sssistance
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração Pública
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17188
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração Pública - Dissertações

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